Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Itelvina Suriadakis de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Gadelha,Alcidarta dos Reis, Ferreira,Luiz Carlos de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais brasileiros de dermatologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000200004
Resumo: FUNDAMENTOS: O estudo das alterações histopatológicas em relação ao eritema crônico migratório (doença de Lyme) e a demonstração do agente etiológico em tecidos são pouco divulgados no Brasil e na Região Norte. OBJETIVOS: Descrever as principais alterações histopatológicas existentes nas biópsias cutâneas de pacientes com diagnóstico clínico de eritema crônico migratório (ECM). Demonstrar a Borrelia sp em cortes histológicos. MATERIAL E MÉTODOS: Biópsias da pele de 31 pacientes foram incluídas em parafina para obtenção de cortes histológicos que foram corados em hematoxilina eosina (HE) pelo Warthin Starry e Warthin Starry modificado pH 4.0 (pirocatecol), visando investigar as principais alterações histopatológicas e demonstrar Borrelia sp respectivamente. RESULTADOS: As principais alterações verificadas foram: na epiderme, espongiose em 15 casos (44,12%); na derme, infiltrado constituído por linfócitos, histiócitos e eosinófilos em oito casos (15,69%)s. O infiltrado na derme foi encontrado em torno de vasos com disposição em manguito em nove casos (29,04%). A Borrelia sp foi detectada em um caso (3,22%) pela técnica de coloração de Warthin Starry. CONCLUSÕES: Os infiltrados na derme, constituídos por linfócitos, histiócitos e eosinófilos apresentavam as seguintes disposições: em torno de vasos em forma de manguito e no interstício; em torno de vasos e no interstício. Essa composição e distribuição foram consideradas de maior relevância para o diagnóstico de ECM. Pela primeira vez, na região amazônica brasileira foi demonstrada a presença de Borrelia sp em biópsia de paciente com suspeita diagnóstica de ECM em corte histológico corado pela técnica de Warthin Starry.
id SBD-1_104cf015b137030a11ae27f32bdaf41a
oai_identifier_str oai:scielo:S0365-05962003000200004
network_acronym_str SBD-1
network_name_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em ManausBorreliadoença de LymeEritema migrans crônicohistologiaFUNDAMENTOS: O estudo das alterações histopatológicas em relação ao eritema crônico migratório (doença de Lyme) e a demonstração do agente etiológico em tecidos são pouco divulgados no Brasil e na Região Norte. OBJETIVOS: Descrever as principais alterações histopatológicas existentes nas biópsias cutâneas de pacientes com diagnóstico clínico de eritema crônico migratório (ECM). Demonstrar a Borrelia sp em cortes histológicos. MATERIAL E MÉTODOS: Biópsias da pele de 31 pacientes foram incluídas em parafina para obtenção de cortes histológicos que foram corados em hematoxilina eosina (HE) pelo Warthin Starry e Warthin Starry modificado pH 4.0 (pirocatecol), visando investigar as principais alterações histopatológicas e demonstrar Borrelia sp respectivamente. RESULTADOS: As principais alterações verificadas foram: na epiderme, espongiose em 15 casos (44,12%); na derme, infiltrado constituído por linfócitos, histiócitos e eosinófilos em oito casos (15,69%)s. O infiltrado na derme foi encontrado em torno de vasos com disposição em manguito em nove casos (29,04%). A Borrelia sp foi detectada em um caso (3,22%) pela técnica de coloração de Warthin Starry. CONCLUSÕES: Os infiltrados na derme, constituídos por linfócitos, histiócitos e eosinófilos apresentavam as seguintes disposições: em torno de vasos em forma de manguito e no interstício; em torno de vasos e no interstício. Essa composição e distribuição foram consideradas de maior relevância para o diagnóstico de ECM. Pela primeira vez, na região amazônica brasileira foi demonstrada a presença de Borrelia sp em biópsia de paciente com suspeita diagnóstica de ECM em corte histológico corado pela técnica de Warthin Starry.Sociedade Brasileira de Dermatologia2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000200004Anais Brasileiros de Dermatologia v.78 n.2 2003reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)instacron:SBD10.1590/S0365-05962003000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Itelvina Suriadakis deGadelha,Alcidarta dos ReisFerreira,Luiz Carlos de Limapor2003-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0365-05962003000200004Revistahttp://www.anaisdedermatologia.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br1806-48410365-0596opendoar:2003-11-25T00:00Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
title Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
spellingShingle Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
Melo,Itelvina Suriadakis de
Borrelia
doença de Lyme
Eritema migrans crônico
histologia
title_short Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
title_full Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
title_fullStr Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
title_full_unstemmed Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
title_sort Estudo histopatológico de casos de eritema crônico migratório diagnosticados em Manaus
author Melo,Itelvina Suriadakis de
author_facet Melo,Itelvina Suriadakis de
Gadelha,Alcidarta dos Reis
Ferreira,Luiz Carlos de Lima
author_role author
author2 Gadelha,Alcidarta dos Reis
Ferreira,Luiz Carlos de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Itelvina Suriadakis de
Gadelha,Alcidarta dos Reis
Ferreira,Luiz Carlos de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Borrelia
doença de Lyme
Eritema migrans crônico
histologia
topic Borrelia
doença de Lyme
Eritema migrans crônico
histologia
description FUNDAMENTOS: O estudo das alterações histopatológicas em relação ao eritema crônico migratório (doença de Lyme) e a demonstração do agente etiológico em tecidos são pouco divulgados no Brasil e na Região Norte. OBJETIVOS: Descrever as principais alterações histopatológicas existentes nas biópsias cutâneas de pacientes com diagnóstico clínico de eritema crônico migratório (ECM). Demonstrar a Borrelia sp em cortes histológicos. MATERIAL E MÉTODOS: Biópsias da pele de 31 pacientes foram incluídas em parafina para obtenção de cortes histológicos que foram corados em hematoxilina eosina (HE) pelo Warthin Starry e Warthin Starry modificado pH 4.0 (pirocatecol), visando investigar as principais alterações histopatológicas e demonstrar Borrelia sp respectivamente. RESULTADOS: As principais alterações verificadas foram: na epiderme, espongiose em 15 casos (44,12%); na derme, infiltrado constituído por linfócitos, histiócitos e eosinófilos em oito casos (15,69%)s. O infiltrado na derme foi encontrado em torno de vasos com disposição em manguito em nove casos (29,04%). A Borrelia sp foi detectada em um caso (3,22%) pela técnica de coloração de Warthin Starry. CONCLUSÕES: Os infiltrados na derme, constituídos por linfócitos, histiócitos e eosinófilos apresentavam as seguintes disposições: em torno de vasos em forma de manguito e no interstício; em torno de vasos e no interstício. Essa composição e distribuição foram consideradas de maior relevância para o diagnóstico de ECM. Pela primeira vez, na região amazônica brasileira foi demonstrada a presença de Borrelia sp em biópsia de paciente com suspeita diagnóstica de ECM em corte histológico corado pela técnica de Warthin Starry.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0365-05962003000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Dermatologia v.78 n.2 2003
reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron:SBD
instname_str Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron_str SBD
institution SBD
reponame_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
collection Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
repository.mail.fl_str_mv abd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br
_version_ 1752126414037975040