Ação do estrôgeno na uretra de meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscollo,Adriana CP
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Suaid,Haylton Jorge, Martins,Antonio Carlos Pereira, Cologna,Adauto José, Tucci Jr.,Silvio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000600027
Resumo: As infecções recorrentes do trato urinário inferior (ITU) em meninas apresentam um grande número de causas etiológicas. Entretanto tem situações em que não se consegue detectar uma causa. Uma dessas seria o nível de estrógeno baixo. Assim foi objetivo do presente trabalho verificar a ação do estrógeno conjugado tópico em 12 crianças com ITUs de repetição. Dessas 12 meninas 10 tinham a urografia excretora e a uretrocistografia miccional normais e 2 apresentavam refluxo vésico-ureteral e uma delas pielonefrite crônica com disfunção vésico-uretral. O estrógeno tópico foi usado na vulva durante 30 dias, tendo sido medidos os níveis plasmáticos pré e pós-tratamento. Os exames de urina cultura e sedimento urinário também foram solicitados pré e pós-tratamento. Todas as crianças com ITU foram tratadas com antimicrobianos antes do uso do estrógeno conjugado. As crianças foram seguidas por um período de até 4 anos com culturas de urina semanais por 3 meses e depois mensais. Resultados: Onze das 12 meninas ficaram livres de infecções e tiveram suas culturas de urina negativas. Uma persistiu com bacteriúria assintomática por todo o período de seguimento. Nenhuma delas necessitou de antimicrobiano profilático. Ocorreu aumento do calibre anatômico da uretra após o tratamento e a avaliação estatística pelo teste t mostrou nível de significância com p< 0,001 Conclusões: Esses achados sugerem que o estrógeno conjugado de uso tópico pode agir de forma a aumentar a resistência uretral às bactérias, como também promover o aumento do calibre uretral e melhorar a dinâmica miccional Esses resultados necessitam de confirmação através de estudos com número maior de crianças.
id SBDPC-1_16e1e8b73d37f7323ffaf4621fe39806
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502000000600027
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Ação do estrôgeno na uretra de meninasMeninascalibre uretralinfecções urináriasestrógenoAs infecções recorrentes do trato urinário inferior (ITU) em meninas apresentam um grande número de causas etiológicas. Entretanto tem situações em que não se consegue detectar uma causa. Uma dessas seria o nível de estrógeno baixo. Assim foi objetivo do presente trabalho verificar a ação do estrógeno conjugado tópico em 12 crianças com ITUs de repetição. Dessas 12 meninas 10 tinham a urografia excretora e a uretrocistografia miccional normais e 2 apresentavam refluxo vésico-ureteral e uma delas pielonefrite crônica com disfunção vésico-uretral. O estrógeno tópico foi usado na vulva durante 30 dias, tendo sido medidos os níveis plasmáticos pré e pós-tratamento. Os exames de urina cultura e sedimento urinário também foram solicitados pré e pós-tratamento. Todas as crianças com ITU foram tratadas com antimicrobianos antes do uso do estrógeno conjugado. As crianças foram seguidas por um período de até 4 anos com culturas de urina semanais por 3 meses e depois mensais. Resultados: Onze das 12 meninas ficaram livres de infecções e tiveram suas culturas de urina negativas. Uma persistiu com bacteriúria assintomática por todo o período de seguimento. Nenhuma delas necessitou de antimicrobiano profilático. Ocorreu aumento do calibre anatômico da uretra após o tratamento e a avaliação estatística pelo teste t mostrou nível de significância com p< 0,001 Conclusões: Esses achados sugerem que o estrógeno conjugado de uso tópico pode agir de forma a aumentar a resistência uretral às bactérias, como também promover o aumento do calibre uretral e melhorar a dinâmica miccional Esses resultados necessitam de confirmação através de estudos com número maior de crianças.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000600027Acta Cirúrgica Brasileira v.15 suppl.2 2000reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502000000600027info:eu-repo/semantics/openAccessBoscollo,Adriana CPSuaid,Haylton JorgeMartins,Antonio Carlos PereiraCologna,Adauto JoséTucci Jr.,Silviopor2001-03-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502000000600027Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2001-03-26T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação do estrôgeno na uretra de meninas
title Ação do estrôgeno na uretra de meninas
spellingShingle Ação do estrôgeno na uretra de meninas
Boscollo,Adriana CP
Meninas
calibre uretral
infecções urinárias
estrógeno
title_short Ação do estrôgeno na uretra de meninas
title_full Ação do estrôgeno na uretra de meninas
title_fullStr Ação do estrôgeno na uretra de meninas
title_full_unstemmed Ação do estrôgeno na uretra de meninas
title_sort Ação do estrôgeno na uretra de meninas
author Boscollo,Adriana CP
author_facet Boscollo,Adriana CP
Suaid,Haylton Jorge
Martins,Antonio Carlos Pereira
Cologna,Adauto José
Tucci Jr.,Silvio
author_role author
author2 Suaid,Haylton Jorge
Martins,Antonio Carlos Pereira
Cologna,Adauto José
Tucci Jr.,Silvio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boscollo,Adriana CP
Suaid,Haylton Jorge
Martins,Antonio Carlos Pereira
Cologna,Adauto José
Tucci Jr.,Silvio
dc.subject.por.fl_str_mv Meninas
calibre uretral
infecções urinárias
estrógeno
topic Meninas
calibre uretral
infecções urinárias
estrógeno
description As infecções recorrentes do trato urinário inferior (ITU) em meninas apresentam um grande número de causas etiológicas. Entretanto tem situações em que não se consegue detectar uma causa. Uma dessas seria o nível de estrógeno baixo. Assim foi objetivo do presente trabalho verificar a ação do estrógeno conjugado tópico em 12 crianças com ITUs de repetição. Dessas 12 meninas 10 tinham a urografia excretora e a uretrocistografia miccional normais e 2 apresentavam refluxo vésico-ureteral e uma delas pielonefrite crônica com disfunção vésico-uretral. O estrógeno tópico foi usado na vulva durante 30 dias, tendo sido medidos os níveis plasmáticos pré e pós-tratamento. Os exames de urina cultura e sedimento urinário também foram solicitados pré e pós-tratamento. Todas as crianças com ITU foram tratadas com antimicrobianos antes do uso do estrógeno conjugado. As crianças foram seguidas por um período de até 4 anos com culturas de urina semanais por 3 meses e depois mensais. Resultados: Onze das 12 meninas ficaram livres de infecções e tiveram suas culturas de urina negativas. Uma persistiu com bacteriúria assintomática por todo o período de seguimento. Nenhuma delas necessitou de antimicrobiano profilático. Ocorreu aumento do calibre anatômico da uretra após o tratamento e a avaliação estatística pelo teste t mostrou nível de significância com p< 0,001 Conclusões: Esses achados sugerem que o estrógeno conjugado de uso tópico pode agir de forma a aumentar a resistência uretral às bactérias, como também promover o aumento do calibre uretral e melhorar a dinâmica miccional Esses resultados necessitam de confirmação através de estudos com número maior de crianças.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000600027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000600027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502000000600027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.15 suppl.2 2000
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126435569434624