Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz,Vilson L.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gabriel Filho,Antonio, Primo,Marcelo A., Gurgacz,Flavio, Fey,Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000100013
Resumo: A dificuldade de obter distribuição uniforme dos resíduos, na largura de corte da plataforma da colhedora, tem sido constatada visualmente em culturas comerciais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição transversal de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja. Foram avaliadas nove colhedoras nas condições de operação e regulagem que estavam sendo usadas pelo operador. Foi utilizado o coeficiente de variação para a comparação das máquinas e a avaliação da uniformidade de distribuição, e realizada análise multivariada para avaliar a similaridade entre as colhedoras em função do coeficiente de variação, umidade da palha e largura da plataforma de corte. Todas as colhedoras apresentaram distribuição desuniforme de palha, resultando em faixas com elevada concentração da mesma na parte central da linha de deslocamento da colhedora e pouca nas extremidades, independentemente da largura da plataforma de corte. Apenas uma colhedora apresentou distribuição próxima da ideal, por possuir também um sistema distribuidor para a palha proveniente das peneiras. Constatou-se que a palha oriunda das peneiras da colhedora pode ser a responsável pela formação das faixas com elevadas quantidades de palha na linha central, independentemente do tamanho da máquina.
id SBEA-1_215cbbc9e9973d855583da4879b47020
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162008000100013
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da sojamáquinas agrícolasplantio diretoresíduo vegetalA dificuldade de obter distribuição uniforme dos resíduos, na largura de corte da plataforma da colhedora, tem sido constatada visualmente em culturas comerciais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição transversal de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja. Foram avaliadas nove colhedoras nas condições de operação e regulagem que estavam sendo usadas pelo operador. Foi utilizado o coeficiente de variação para a comparação das máquinas e a avaliação da uniformidade de distribuição, e realizada análise multivariada para avaliar a similaridade entre as colhedoras em função do coeficiente de variação, umidade da palha e largura da plataforma de corte. Todas as colhedoras apresentaram distribuição desuniforme de palha, resultando em faixas com elevada concentração da mesma na parte central da linha de deslocamento da colhedora e pouca nas extremidades, independentemente da largura da plataforma de corte. Apenas uma colhedora apresentou distribuição próxima da ideal, por possuir também um sistema distribuidor para a palha proveniente das peneiras. Constatou-se que a palha oriunda das peneiras da colhedora pode ser a responsável pela formação das faixas com elevadas quantidades de palha na linha central, independentemente do tamanho da máquina.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000100013Engenharia Agrícola v.28 n.1 2008reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/S0100-69162008000100013info:eu-repo/semantics/openAccessKunz,Vilson L.Gabriel Filho,AntonioPrimo,Marcelo A.Gurgacz,FlavioFey,Emersonpor2008-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162008000100013Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2008-04-17T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
title Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
spellingShingle Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
Kunz,Vilson L.
máquinas agrícolas
plantio direto
resíduo vegetal
title_short Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
title_full Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
title_fullStr Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
title_full_unstemmed Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
title_sort Distribuição de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja
author Kunz,Vilson L.
author_facet Kunz,Vilson L.
Gabriel Filho,Antonio
Primo,Marcelo A.
Gurgacz,Flavio
Fey,Emerson
author_role author
author2 Gabriel Filho,Antonio
Primo,Marcelo A.
Gurgacz,Flavio
Fey,Emerson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz,Vilson L.
Gabriel Filho,Antonio
Primo,Marcelo A.
Gurgacz,Flavio
Fey,Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv máquinas agrícolas
plantio direto
resíduo vegetal
topic máquinas agrícolas
plantio direto
resíduo vegetal
description A dificuldade de obter distribuição uniforme dos resíduos, na largura de corte da plataforma da colhedora, tem sido constatada visualmente em culturas comerciais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição transversal de palha por colhedoras autopropelidas na colheita da soja. Foram avaliadas nove colhedoras nas condições de operação e regulagem que estavam sendo usadas pelo operador. Foi utilizado o coeficiente de variação para a comparação das máquinas e a avaliação da uniformidade de distribuição, e realizada análise multivariada para avaliar a similaridade entre as colhedoras em função do coeficiente de variação, umidade da palha e largura da plataforma de corte. Todas as colhedoras apresentaram distribuição desuniforme de palha, resultando em faixas com elevada concentração da mesma na parte central da linha de deslocamento da colhedora e pouca nas extremidades, independentemente da largura da plataforma de corte. Apenas uma colhedora apresentou distribuição próxima da ideal, por possuir também um sistema distribuidor para a palha proveniente das peneiras. Constatou-se que a palha oriunda das peneiras da colhedora pode ser a responsável pela formação das faixas com elevadas quantidades de palha na linha central, independentemente do tamanho da máquina.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-69162008000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.28 n.1 2008
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126269085974528