Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266 |
Resumo: | Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele. |
id |
SBEM_MAT-1_0d7e1bbbfc502ba5d0b37b0ec8d579e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/266 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de ÁlgebraEnsino de álgebraFormação continuadaCurso semipresencial.Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 21 - 312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266/254Mendes, Cassius T. C.Portela, Gilda Maria Q.Statzner, João Rodrigo E.Waltz, Karen de A.Moura, Kelly R. MottaRangel, Letícia G.Silva, Maria Palmira da C.Maia, Tatiana CardosoTinoco, Lucia A. de A.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/266Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
title |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
spellingShingle |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra Mendes, Cassius T. C. Ensino de álgebra Formação continuada Curso semipresencial. |
title_short |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
title_full |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
title_fullStr |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
title_full_unstemmed |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
title_sort |
Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra |
author |
Mendes, Cassius T. C. |
author_facet |
Mendes, Cassius T. C. Portela, Gilda Maria Q. Statzner, João Rodrigo E. Waltz, Karen de A. Moura, Kelly R. Motta Rangel, Letícia G. Silva, Maria Palmira da C. Maia, Tatiana Cardoso Tinoco, Lucia A. de A. |
author_role |
author |
author2 |
Portela, Gilda Maria Q. Statzner, João Rodrigo E. Waltz, Karen de A. Moura, Kelly R. Motta Rangel, Letícia G. Silva, Maria Palmira da C. Maia, Tatiana Cardoso Tinoco, Lucia A. de A. |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Cassius T. C. Portela, Gilda Maria Q. Statzner, João Rodrigo E. Waltz, Karen de A. Moura, Kelly R. Motta Rangel, Letícia G. Silva, Maria Palmira da C. Maia, Tatiana Cardoso Tinoco, Lucia A. de A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de álgebra Formação continuada Curso semipresencial. |
topic |
Ensino de álgebra Formação continuada Curso semipresencial. |
description |
Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 21 - 31 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128191717376 |