Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gileade Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muniz, Cristiano Alberto, Soares, Milene de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. 
id SBEM_MAT-1_333a1d22cf3e5dc3a2c7307caa5cca66
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/943
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemáticaSubjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 93-1022317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/1618https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/1619Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gileade CardosoMuniz, Cristiano AlbertoSoares, Milene de Fátima2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/943Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
title Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
spellingShingle Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
Silva, Gileade Cardoso
Subjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.
title_short Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
title_full Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
title_fullStr Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
title_sort Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
author Silva, Gileade Cardoso
author_facet Silva, Gileade Cardoso
Muniz, Cristiano Alberto
Soares, Milene de Fátima
author_role author
author2 Muniz, Cristiano Alberto
Soares, Milene de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gileade Cardoso
Muniz, Cristiano Alberto
Soares, Milene de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.
topic Subjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.
description A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/1618
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943/1619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 93-102
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129362976769