Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Edda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073
Resumo: Este artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas.
id SBEM_MAT-1_4b9cab186e586fb0e49a985624796631
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1073
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta sérieEste artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 47-552317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073/601Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2018-01-09T14:23:37Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1073Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T14:23:37Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
title Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
spellingShingle Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
Curi, Edda
title_short Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
title_full Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
title_fullStr Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
title_full_unstemmed Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
title_sort Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
author Curi, Edda
author_facet Curi, Edda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Edda
description Este artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073/601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 47-55
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129461542912