Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borges, Fábio Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915
Resumo: O presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. 
id SBEM_MAT-1_ec3aad558497f275b2b20aca46075e67
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1915
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticosFormulação de problemas matemáticosO presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInclusão educacional de surdosapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 4-282317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria IgnatiusBorges, Fábio Alexandre2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1915Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
title Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
spellingShingle Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Formulação de problemas matemáticos
title_short Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
title_full Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
title_fullStr Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
title_sort Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
author Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author_facet Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Borges, Fábio Alexandre
author_role author
author2 Borges, Fábio Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Borges, Fábio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas matemáticos
topic Formulação de problemas matemáticos
description O presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Inclusão educacional de surdos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 4-28
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130681036800