O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa da Silva, Karina Alessandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Koga, Thais Maya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967
Resumo: Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.
id SBEM_MAT-1_f84c676929995bace3391aff56f63ab4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2967
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semióticaNeste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 8-202317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967/2191https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa da Silva, Karina AlessandraKoga, Thais Maya2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2967Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
title O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
spellingShingle O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
Pessoa da Silva, Karina Alessandra
title_short O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
title_full O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
title_fullStr O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
title_full_unstemmed O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
title_sort O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
author Pessoa da Silva, Karina Alessandra
author_facet Pessoa da Silva, Karina Alessandra
Koga, Thais Maya
author_role author
author2 Koga, Thais Maya
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa da Silva, Karina Alessandra
Koga, Thais Maya
description Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967/2191
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 8-20
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131209519104