O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967 |
Resumo: | Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso. |
id |
SBEM_MAT-1_f84c676929995bace3391aff56f63ab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2967 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semióticaNeste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 8-202317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967/2191https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa da Silva, Karina AlessandraKoga, Thais Maya2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2967Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
title |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
spellingShingle |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica Pessoa da Silva, Karina Alessandra |
title_short |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
title_full |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
title_fullStr |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
title_full_unstemmed |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
title_sort |
O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica |
author |
Pessoa da Silva, Karina Alessandra |
author_facet |
Pessoa da Silva, Karina Alessandra Koga, Thais Maya |
author_role |
author |
author2 |
Koga, Thais Maya |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa da Silva, Karina Alessandra Koga, Thais Maya |
description |
Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967/2191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 8-20 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131209519104 |