Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forner, Regis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Malheiros, Ana Paula dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231
Resumo: Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.
id SBEM_c0dd7b57bf371288b2d23579138cef03
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/231
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação BásicaEducação MatemáticaModelagem MatemáticaSala de AulaEvidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 702526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231/242https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForner, Regis Santos Malheiros, Ana Paula dos2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/231Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
title Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
spellingShingle Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
Forner, Regis
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Sala de Aula
title_short Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
title_full Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
title_fullStr Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
title_full_unstemmed Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
title_sort Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
author Forner, Regis
author_facet Forner, Regis
Santos Malheiros, Ana Paula dos
author_role author
author2 Santos Malheiros, Ana Paula dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forner, Regis
Santos Malheiros, Ana Paula dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem Matemática
Sala de Aula
topic Educação Matemática
Modelagem Matemática
Sala de Aula
description Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231/242
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495515627520