Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231 |
Resumo: | Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática. |
id |
SBEM_c0dd7b57bf371288b2d23579138cef03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/231 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação BásicaEducação MatemáticaModelagem MatemáticaSala de AulaEvidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 702526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231/242https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForner, Regis Santos Malheiros, Ana Paula dos2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/231Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
title |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
spellingShingle |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica Forner, Regis Educação Matemática Modelagem Matemática Sala de Aula |
title_short |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
title_full |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
title_fullStr |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
title_sort |
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica |
author |
Forner, Regis |
author_facet |
Forner, Regis Santos Malheiros, Ana Paula dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos Malheiros, Ana Paula dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forner, Regis Santos Malheiros, Ana Paula dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem Matemática Sala de Aula |
topic |
Educação Matemática Modelagem Matemática Sala de Aula |
description |
Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70 Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70 Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 57 - 70 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495515627520 |