AO SOM DE BELCHIOR: UMA EXPERIÊNCIA AUDITIVA-MUSICAL SOBRE O MUNDO DAS STARTUPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eduardo Carneiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Vitor Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/482
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo explorar alguns dos percursos dos startuppers a partir de uma experiência auditiva-musical, da escuta e da aproximação das músicas de Belchior com o mundo das startups e, de forma secundária, experimentar a utilização de novas ferramentas tecnológicas, nesse caso o Miro, no processo de construção da pesquisa. Considerei as músicas do álbum Alucinação e três entrevistas de Belchior para perceber alguns de seus processos criativos e para ajudar-me a nublar, epistemologicamente, as fronteiras da arte e da ciência. O artigo apresenta uma síntese argumentativa e duas proposições reflexivas: (i) a ideologia salvacionista dos líderes contemporâneos cujas histórias são consideradas “de sucesso” e recaem sobre as startups e os startuppers; e (ii) as práticas empresariais disfarçadas de “ajuda” para a exploração de startups e da força de trabalho de jovens startuppers.
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