Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Alaor S.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100902
Resumo: Enquanto o aquecimento global avança e começa a mostrar o quão dramático pode ser, um fato novo traz boa esperança. O custo tanto da eletricidade fotovoltaica quanto da eólica está caindo em ritmo muito rápido. Este é um muito oportuno exemplo do efeito do aprendizado na produção de bens. Enquanto a experiência avança, o custo de produção de cada unidade do referido produto decresce. Quantitativamente, esse fenômeno é descrito pela lei de Wright, que diz: cada vez que a produção acumulada de um produto dobra, o custo de cada unidade cai por fator fixo e especifico do produto. O efeito é mais perceptível em bens de produção comercial recente, como é o caso tanto de painéis solares quanto de usinas de eletricidade eólica. Eletricidade produzida tanto pela luz solar quanto pela força do vento já é mais barata do que a de usinas movidas por combustíveis fósseis, e seu preço continua a cair em ritmo incrível. É razoável prever que a neutralidade de carbono seja alcançada mais cedo do que o prometido pelos governos. O Brasil, intensamente ensolarado e com grande potencial eólico, vem explorando, embora com certo atraso, esses recursos para tornar sua eletricidade ainda mais limpa.
id SBF-1_27eaeb93d015031ddbac86c08e709dd8
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100902
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climáticaEletricidade fotovoltaicaeletricidade eólicabaterias de lítiolei de WrightEnquanto o aquecimento global avança e começa a mostrar o quão dramático pode ser, um fato novo traz boa esperança. O custo tanto da eletricidade fotovoltaica quanto da eólica está caindo em ritmo muito rápido. Este é um muito oportuno exemplo do efeito do aprendizado na produção de bens. Enquanto a experiência avança, o custo de produção de cada unidade do referido produto decresce. Quantitativamente, esse fenômeno é descrito pela lei de Wright, que diz: cada vez que a produção acumulada de um produto dobra, o custo de cada unidade cai por fator fixo e especifico do produto. O efeito é mais perceptível em bens de produção comercial recente, como é o caso tanto de painéis solares quanto de usinas de eletricidade eólica. Eletricidade produzida tanto pela luz solar quanto pela força do vento já é mais barata do que a de usinas movidas por combustíveis fósseis, e seu preço continua a cair em ritmo incrível. É razoável prever que a neutralidade de carbono seja alcançada mais cedo do que o prometido pelos governos. O Brasil, intensamente ensolarado e com grande potencial eólico, vem explorando, embora com certo atraso, esses recursos para tornar sua eletricidade ainda mais limpa.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100902Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0361info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Alaor S.por2021-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100902Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-11-03T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
title Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
spellingShingle Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
Chaves,Alaor S.
Eletricidade fotovoltaica
eletricidade eólica
baterias de lítio
lei de Wright
title_short Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
title_full Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
title_fullStr Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
title_full_unstemmed Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
title_sort Tecnologias de eletricidade limpa podem resolver a crise climática
author Chaves,Alaor S.
author_facet Chaves,Alaor S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Alaor S.
dc.subject.por.fl_str_mv Eletricidade fotovoltaica
eletricidade eólica
baterias de lítio
lei de Wright
topic Eletricidade fotovoltaica
eletricidade eólica
baterias de lítio
lei de Wright
description Enquanto o aquecimento global avança e começa a mostrar o quão dramático pode ser, um fato novo traz boa esperança. O custo tanto da eletricidade fotovoltaica quanto da eólica está caindo em ritmo muito rápido. Este é um muito oportuno exemplo do efeito do aprendizado na produção de bens. Enquanto a experiência avança, o custo de produção de cada unidade do referido produto decresce. Quantitativamente, esse fenômeno é descrito pela lei de Wright, que diz: cada vez que a produção acumulada de um produto dobra, o custo de cada unidade cai por fator fixo e especifico do produto. O efeito é mais perceptível em bens de produção comercial recente, como é o caso tanto de painéis solares quanto de usinas de eletricidade eólica. Eletricidade produzida tanto pela luz solar quanto pela força do vento já é mais barata do que a de usinas movidas por combustíveis fósseis, e seu preço continua a cair em ritmo incrível. É razoável prever que a neutralidade de carbono seja alcançada mais cedo do que o prometido pelos governos. O Brasil, intensamente ensolarado e com grande potencial eólico, vem explorando, embora com certo atraso, esses recursos para tornar sua eletricidade ainda mais limpa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100902
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425643892736