Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela,Douglas Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Germano,José Silvério Edmundo, Monteiro,Marco Aurélio Alvarenga, Carvalho,Samuel José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400505
Resumo: Resumo Este artigo apresenta um estudo comparativo da aplicação de um experimento de física de eletrodinâmica básica, quando realizado num Laboratório Tradicional (LT) e num Laboratório Remoto (LR) via internet. Para analisar e validar os resultados, realizamos uma análise estatística do ganho de aprendizagem, tamanho do efeito da metodologia aplicada, confiabilidade do questionário de pré-teste e pós-teste e análise da variância das respostas dos estudantes. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 304 alunos de cinco escolas distintas de ensino médio da cidade de Guaratinguetá do estado de São Paulo – Brasil. Para manter a fidelidade do estudo, a construção do experimento de eletrodinâmica foi a mesma, tanto no formato tradicional quanto no formato remoto. Os alunos de cada uma das cinco escolas, foram separados em turmas A e B e submetidos a um pré-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento inicial sobre o tema. Em sequência, os alunos da turma A tiveram acesso ao LT enquanto os da turma B ao LR para realização do experimento. Ao final do processo, foi aplicado um pós-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento após o estudo experimental. A estatística dos resultados mostrou resultados equivalentes entre as turmas A e B no processo de aprendizagem em todas as escolas analisadas.
id SBF-1_3b9565f5f028a7eab32f1a783ba70ed0
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000400505
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório RemotoLaboratório RemotoLaboratório TradicionalEletrodinâmicaLei de OhmMapa de acertosResumo Este artigo apresenta um estudo comparativo da aplicação de um experimento de física de eletrodinâmica básica, quando realizado num Laboratório Tradicional (LT) e num Laboratório Remoto (LR) via internet. Para analisar e validar os resultados, realizamos uma análise estatística do ganho de aprendizagem, tamanho do efeito da metodologia aplicada, confiabilidade do questionário de pré-teste e pós-teste e análise da variância das respostas dos estudantes. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 304 alunos de cinco escolas distintas de ensino médio da cidade de Guaratinguetá do estado de São Paulo – Brasil. Para manter a fidelidade do estudo, a construção do experimento de eletrodinâmica foi a mesma, tanto no formato tradicional quanto no formato remoto. Os alunos de cada uma das cinco escolas, foram separados em turmas A e B e submetidos a um pré-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento inicial sobre o tema. Em sequência, os alunos da turma A tiveram acesso ao LT enquanto os da turma B ao LR para realização do experimento. Ao final do processo, foi aplicado um pós-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento após o estudo experimental. A estatística dos resultados mostrou resultados equivalentes entre as turmas A e B no processo de aprendizagem em todas as escolas analisadas.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400505Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0041info:eu-repo/semantics/openAccessVilela,Douglas CarlosGermano,José Silvério EdmundoMonteiro,Marco Aurélio AlvarengaCarvalho,Samuel José depor2019-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000400505Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-06-27T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
title Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
spellingShingle Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
Vilela,Douglas Carlos
Laboratório Remoto
Laboratório Tradicional
Eletrodinâmica
Lei de Ohm
Mapa de acertos
title_short Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
title_full Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
title_fullStr Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
title_full_unstemmed Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
title_sort Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto
author Vilela,Douglas Carlos
author_facet Vilela,Douglas Carlos
Germano,José Silvério Edmundo
Monteiro,Marco Aurélio Alvarenga
Carvalho,Samuel José de
author_role author
author2 Germano,José Silvério Edmundo
Monteiro,Marco Aurélio Alvarenga
Carvalho,Samuel José de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela,Douglas Carlos
Germano,José Silvério Edmundo
Monteiro,Marco Aurélio Alvarenga
Carvalho,Samuel José de
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório Remoto
Laboratório Tradicional
Eletrodinâmica
Lei de Ohm
Mapa de acertos
topic Laboratório Remoto
Laboratório Tradicional
Eletrodinâmica
Lei de Ohm
Mapa de acertos
description Resumo Este artigo apresenta um estudo comparativo da aplicação de um experimento de física de eletrodinâmica básica, quando realizado num Laboratório Tradicional (LT) e num Laboratório Remoto (LR) via internet. Para analisar e validar os resultados, realizamos uma análise estatística do ganho de aprendizagem, tamanho do efeito da metodologia aplicada, confiabilidade do questionário de pré-teste e pós-teste e análise da variância das respostas dos estudantes. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 304 alunos de cinco escolas distintas de ensino médio da cidade de Guaratinguetá do estado de São Paulo – Brasil. Para manter a fidelidade do estudo, a construção do experimento de eletrodinâmica foi a mesma, tanto no formato tradicional quanto no formato remoto. Os alunos de cada uma das cinco escolas, foram separados em turmas A e B e submetidos a um pré-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento inicial sobre o tema. Em sequência, os alunos da turma A tiveram acesso ao LT enquanto os da turma B ao LR para realização do experimento. Ao final do processo, foi aplicado um pós-teste contendo 10 questões para verificação do conhecimento após o estudo experimental. A estatística dos resultados mostrou resultados equivalentes entre as turmas A e B no processo de aprendizagem em todas as escolas analisadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2019-0041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424374067200