A poluição sonora e o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740 |
Resumo: | O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas. |
id |
SBF-1_4f379efcd1bd2703e059ebe40474da33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172021000100740 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A poluição sonora e o ensino de físicaEnsino de Físicapoluição sonoraaprendizagem significativanível de intensidade sonoraO ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0302info:eu-repo/semantics/openAccessGrillo Netto,Maria LúciaFreitas,Felipe da Silvapor2021-11-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100740Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-11-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poluição sonora e o ensino de física |
title |
A poluição sonora e o ensino de física |
spellingShingle |
A poluição sonora e o ensino de física Grillo Netto,Maria Lúcia Ensino de Física poluição sonora aprendizagem significativa nível de intensidade sonora |
title_short |
A poluição sonora e o ensino de física |
title_full |
A poluição sonora e o ensino de física |
title_fullStr |
A poluição sonora e o ensino de física |
title_full_unstemmed |
A poluição sonora e o ensino de física |
title_sort |
A poluição sonora e o ensino de física |
author |
Grillo Netto,Maria Lúcia |
author_facet |
Grillo Netto,Maria Lúcia Freitas,Felipe da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Felipe da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grillo Netto,Maria Lúcia Freitas,Felipe da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física poluição sonora aprendizagem significativa nível de intensidade sonora |
topic |
Ensino de Física poluição sonora aprendizagem significativa nível de intensidade sonora |
description |
O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122425627115520 |