A poluição sonora e o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo Netto,Maria Lúcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas,Felipe da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740
Resumo: O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas.
id SBF-1_4f379efcd1bd2703e059ebe40474da33
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100740
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A poluição sonora e o ensino de físicaEnsino de Físicapoluição sonoraaprendizagem significativanível de intensidade sonoraO ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0302info:eu-repo/semantics/openAccessGrillo Netto,Maria LúciaFreitas,Felipe da Silvapor2021-11-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100740Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-11-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A poluição sonora e o ensino de física
title A poluição sonora e o ensino de física
spellingShingle A poluição sonora e o ensino de física
Grillo Netto,Maria Lúcia
Ensino de Física
poluição sonora
aprendizagem significativa
nível de intensidade sonora
title_short A poluição sonora e o ensino de física
title_full A poluição sonora e o ensino de física
title_fullStr A poluição sonora e o ensino de física
title_full_unstemmed A poluição sonora e o ensino de física
title_sort A poluição sonora e o ensino de física
author Grillo Netto,Maria Lúcia
author_facet Grillo Netto,Maria Lúcia
Freitas,Felipe da Silva
author_role author
author2 Freitas,Felipe da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo Netto,Maria Lúcia
Freitas,Felipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
poluição sonora
aprendizagem significativa
nível de intensidade sonora
topic Ensino de Física
poluição sonora
aprendizagem significativa
nível de intensidade sonora
description O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este trabalho visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática Poluição sonora e suas consequências na vida cotidiana. Foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora, foi proposta uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, deviam fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que não é conveniente usar o volume máximo para ouvir suas músicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425627115520