Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Paula de Castro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000100006
Resumo: OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem
id SBF-4_431c2760d5efa7c55a8e9664612c3238
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-64912011000100006
network_acronym_str SBF-4
network_name_str Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagemTranstornos de aprendizagemEstudantesAvaliaçãoReabilitação/métodosLeituraOBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagemSociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000100006Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.1 2011reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S2179-64912011000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Paula de CastroCapellini,Simone Aparecidapor2011-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S2179-64912011000100006Revistahttp://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=41&ttpg=Jornal%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Fonoaudiologia&tpc=cinzaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jornal@sbfa.org.br2179-64912179-6491opendoar:2011-05-02T00:00Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
title Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
Silva,Ana Paula de Castro
Transtornos de aprendizagem
Estudantes
Avaliação
Reabilitação/métodos
Leitura
title_short Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
title_full Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
title_sort Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
author Silva,Ana Paula de Castro
author_facet Silva,Ana Paula de Castro
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Paula de Castro
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos de aprendizagem
Estudantes
Avaliação
Reabilitação/métodos
Leitura
topic Transtornos de aprendizagem
Estudantes
Avaliação
Reabilitação/métodos
Leitura
description OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-64912011000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.23 n.1 2011
reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||jornal@sbfa.org.br
_version_ 1754734638064992256