Processos educativos em saúde vocal do professor: análise da literatura da Fonoaudiologia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado,Regina Zanella
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribas,Tânia Maestrelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200020
Resumo: Este artigo de revisão analisa os processos educativos das ações coletivas de saúde vocal do professor descritas na literatura fonoaudiológica brasileira. O material de análise foi constituído por 63 publicações referentes a intervenções de caráter coletivo, no período entre 1994 e 2008. A análise focaliza a distribuição das publicações ao longo do tempo; a caracterização do tipo de processo educativo (unilateral ou dialógico, democrático, participante e problematizador); os temas/conteúdos abordados; a forma de desenvolvimento (pontual ou processual); e a organização das ações (centrada no indivíduo ou ampliada para as questões do trabalho). Nota-se que 74% das ações foram desenvolvidas de maneira processual, como cursos, oficinas ou vivências de voz, sendo que o tempo de duração de cada encontro variou entre 20 minutos e quatro horas. O caráter de 79% das estratégias educativas é unilateral, incompatível com propostas orientadas pela perspectiva da promoção da saúde. Prevaleceram os temas e conteúdos: hábitos/comportamentos vocais e cuidados de higiene/saúde vocal (71%); aquecimento e desaquecimento, exercícios e técnicas vocais (50%); anatomia e fisiologia da produção vocal e SSMO (44%); parâmetros vocais (23%); ambiente de trabalho (22%) e uso da voz, comunicação e expressividade (20%). O foco do processo educativo recaiu sobre o indivíduo (100%), em geral de maneira desarticulada das condições de trabalho, saúde e qualidade de vida. Aspectos do ambiente de trabalho foram contemplados em apenas 17%; a organização do trabalho docente em 6% e a comunidade escolar em 1%. Há necessidade de organização e revisão das formas de desenvolvimento, dinâmicas, estratégias, temas e conteúdos, tipo e foco do processo educativo das ações coletivas em saúde vocal docente, na perspectiva da promoção da saúde.
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