Voz do professor: sintomas de desconforto do trato vocal, intensidade vocal e ruído em sala de aula
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000200168 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Identificar se existe correlação entre a intensidade vocal das professoras e o ruído em sala de aula, assim como entre a intensidade vocal e os sintomas de desconforto do trato vocal, antes e após a aula. Métodos: Participaram 27 professoras do Ensino Fundamental I. Foram utilizados os questionários Condição de Produção Vocal do Professor e Escala de Desconforto do Trato Vocal, aplicados antes e após a aula. Para medição do ruído dentro da sala de aula e da intensidade vocal das professoras foi utilizado decibelímetro. Resultados: Houve correlação positiva moderada entre a intensidade vocal e o ruído. Observou-se diferença significativa entre a EDTV e as professoras com e sem queixa vocal antes e após a aula. Quando comparadas separadamente nos dois momentos, verificou-se aumento nos escores tanto para as professoras com queixa vocal quanto para as que não apresentaram queixa. Ocorreram associações dos sintomas do trato vocal antes e após a aula, da frequência de queimação, coceira, garganta irritada e garganta sensível. A intensidade dos sintomas foi significativa para garganta dolorida, coceira e bola na garganta. Observaram-se valores significativos sobre intensidade vocal e frequência e intensidade dos sintomas para garganta sensível e bola na garganta antes da aula e garganta irritada e bola na garganta após a aula. Conclusão: O aumento da intensidade vocal das professoras correlaciona-se aos altos níveis de ruído. Constata-se correlação entre intensidade vocal e sintomas de desconforto do trato vocal, sendo a maioria dos sintomas relatados com maior frequência e intensidade após a aula. |
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Voz do professor: sintomas de desconforto do trato vocal, intensidade vocal e ruído em sala de aulaFonoaudiologiaVozRuídoDocentesSaúde do TrabalhadorCondições de TrabalhoRESUMO Objetivo: Identificar se existe correlação entre a intensidade vocal das professoras e o ruído em sala de aula, assim como entre a intensidade vocal e os sintomas de desconforto do trato vocal, antes e após a aula. Métodos: Participaram 27 professoras do Ensino Fundamental I. Foram utilizados os questionários Condição de Produção Vocal do Professor e Escala de Desconforto do Trato Vocal, aplicados antes e após a aula. Para medição do ruído dentro da sala de aula e da intensidade vocal das professoras foi utilizado decibelímetro. Resultados: Houve correlação positiva moderada entre a intensidade vocal e o ruído. Observou-se diferença significativa entre a EDTV e as professoras com e sem queixa vocal antes e após a aula. Quando comparadas separadamente nos dois momentos, verificou-se aumento nos escores tanto para as professoras com queixa vocal quanto para as que não apresentaram queixa. Ocorreram associações dos sintomas do trato vocal antes e após a aula, da frequência de queimação, coceira, garganta irritada e garganta sensível. A intensidade dos sintomas foi significativa para garganta dolorida, coceira e bola na garganta. Observaram-se valores significativos sobre intensidade vocal e frequência e intensidade dos sintomas para garganta sensível e bola na garganta antes da aula e garganta irritada e bola na garganta após a aula. Conclusão: O aumento da intensidade vocal das professoras correlaciona-se aos altos níveis de ruído. Constata-se correlação entre intensidade vocal e sintomas de desconforto do trato vocal, sendo a maioria dos sintomas relatados com maior frequência e intensidade após a aula.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000200168CoDAS v.28 n.2 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015027info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Amanda Louize FélixLucena,Brunna Thaís Luckwu deDe Araújo,Aline Menezes Guedes DiasMelo,Luciana Pimentel Fernandes deLopes,Leonardo WanderleySilva,Maria Fabiana Bonfim de Limapor2016-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000200168Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-05-12T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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