HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110
Resumo: Este trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.  
id SBHMAT_1dfbdc23fcd449fe5bd9255476f81bb3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/110
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRNHistória da Educação MatemáticaDisciplinas EscolaresFormação de Professores de MatemáticaEste trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.  Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran Abreu2021-03-30T20:02:45Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/110Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T20:02:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
Mendes, Iran Abreu
História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
topic História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
description Este trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464135598080