AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Lucília Bechara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225
Resumo: Este artigo autobiográfico relata experiências pessoais e profissionais da autora, a partir do desafio de escrever, na década de 1960, um livro didático de Matemática Moderna para crianças do ensino primário, publicado pela Companhia Editora Nacional, em co-autoria com Manhúcia Perelberg Liberman e Anna Franchi.  Abordando passagens relevantes do Movimento da Matemática Moderna, ressalta renomados representantes desse movimento, de modo especial Osvaldo Sangiorgi e Zoltan Dienes, cujos ensinamentos estimularam a elaboração de propostas inovadoras tanto nos projetos de formação que desenvolveu junto aos professores, como na produção de novos livros didáticos. Nas décadas de 1960 e 1970, tempos áureos da Matemática Moderna, o grande desafio do GRUEMA (Grupo de Ensino de Matemática Atualizada) foi incorporar as concepções construtivistas de Piaget na coleção de livros de Matemática. Experiências inovadoras que propiciaram às autoras contatos com renomados educadores matemáticos como Luiz Henrique Jacy Monteiro e Irineu Bicudo, assim como acesso a programas governamentais de financiamentos de livros didáticos e acolhida de escolas particulares para ministrar cursos de formação em serviço para professores.Em nova etapa profissional, nos anos de 1980 e 1990, a autora relata experiências com participação em congressos nacionais e internacionais, abrindo oportunidades de ministrar cursos em todas as capitais brasileiras. O percurso descrito dá destaque aos êxitos e percalços enfrentados pela autora ao longo quatro décadas diante do crescente processo de globalização e das demandas contemporâneas do mundo tecnológico e computacional. Mudanças que abrem novas perspectivas de produção sem, no entanto, perder de vista a importância de articular, na obra didática, a metodologia inovadora aos valores profissionais do professor que ensina matemática. 
id SBHMAT_543bc2a75ec1436ce89981b344393e13
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/225
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vidaAutorLivro DidáticoMatemática ModernaGruemaEste artigo autobiográfico relata experiências pessoais e profissionais da autora, a partir do desafio de escrever, na década de 1960, um livro didático de Matemática Moderna para crianças do ensino primário, publicado pela Companhia Editora Nacional, em co-autoria com Manhúcia Perelberg Liberman e Anna Franchi.  Abordando passagens relevantes do Movimento da Matemática Moderna, ressalta renomados representantes desse movimento, de modo especial Osvaldo Sangiorgi e Zoltan Dienes, cujos ensinamentos estimularam a elaboração de propostas inovadoras tanto nos projetos de formação que desenvolveu junto aos professores, como na produção de novos livros didáticos. Nas décadas de 1960 e 1970, tempos áureos da Matemática Moderna, o grande desafio do GRUEMA (Grupo de Ensino de Matemática Atualizada) foi incorporar as concepções construtivistas de Piaget na coleção de livros de Matemática. Experiências inovadoras que propiciaram às autoras contatos com renomados educadores matemáticos como Luiz Henrique Jacy Monteiro e Irineu Bicudo, assim como acesso a programas governamentais de financiamentos de livros didáticos e acolhida de escolas particulares para ministrar cursos de formação em serviço para professores.Em nova etapa profissional, nos anos de 1980 e 1990, a autora relata experiências com participação em congressos nacionais e internacionais, abrindo oportunidades de ministrar cursos em todas as capitais brasileiras. O percurso descrito dá destaque aos êxitos e percalços enfrentados pela autora ao longo quatro décadas diante do crescente processo de globalização e das demandas contemporâneas do mundo tecnológico e computacional. Mudanças que abrem novas perspectivas de produção sem, no entanto, perder de vista a importância de articular, na obra didática, a metodologia inovadora aos valores profissionais do professor que ensina matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225/169Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchez, Lucília Bechara2023-12-13T15:00:50Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/225Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:00:50Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
title AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
spellingShingle AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
Sanchez, Lucília Bechara
Autor
Livro Didático
Matemática Moderna
Gruema
title_short AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
title_full AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
title_fullStr AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
title_full_unstemmed AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
title_sort AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: uma experiência e uma vida
author Sanchez, Lucília Bechara
author_facet Sanchez, Lucília Bechara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez, Lucília Bechara
dc.subject.por.fl_str_mv Autor
Livro Didático
Matemática Moderna
Gruema
topic Autor
Livro Didático
Matemática Moderna
Gruema
description Este artigo autobiográfico relata experiências pessoais e profissionais da autora, a partir do desafio de escrever, na década de 1960, um livro didático de Matemática Moderna para crianças do ensino primário, publicado pela Companhia Editora Nacional, em co-autoria com Manhúcia Perelberg Liberman e Anna Franchi.  Abordando passagens relevantes do Movimento da Matemática Moderna, ressalta renomados representantes desse movimento, de modo especial Osvaldo Sangiorgi e Zoltan Dienes, cujos ensinamentos estimularam a elaboração de propostas inovadoras tanto nos projetos de formação que desenvolveu junto aos professores, como na produção de novos livros didáticos. Nas décadas de 1960 e 1970, tempos áureos da Matemática Moderna, o grande desafio do GRUEMA (Grupo de Ensino de Matemática Atualizada) foi incorporar as concepções construtivistas de Piaget na coleção de livros de Matemática. Experiências inovadoras que propiciaram às autoras contatos com renomados educadores matemáticos como Luiz Henrique Jacy Monteiro e Irineu Bicudo, assim como acesso a programas governamentais de financiamentos de livros didáticos e acolhida de escolas particulares para ministrar cursos de formação em serviço para professores.Em nova etapa profissional, nos anos de 1980 e 1990, a autora relata experiências com participação em congressos nacionais e internacionais, abrindo oportunidades de ministrar cursos em todas as capitais brasileiras. O percurso descrito dá destaque aos êxitos e percalços enfrentados pela autora ao longo quatro décadas diante do crescente processo de globalização e das demandas contemporâneas do mundo tecnológico e computacional. Mudanças que abrem novas perspectivas de produção sem, no entanto, perder de vista a importância de articular, na obra didática, a metodologia inovadora aos valores profissionais do professor que ensina matemática. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1816702033717100544