MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires Neves, Késia Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254
Resumo: Em um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.
id SBHMAT_59c389dbc2ea2cd6150a1d9babf49d0a
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/254
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fraçãoFraçõesManuais preparatóriosExames de admissão ao ginásioEm um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254/198http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254/294Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamires Neves, Késia Caroline2023-12-13T14:42:57Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/254Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:42:57Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
title MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
spellingShingle MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
Ramires Neves, Késia Caroline
Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
title_short MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
title_full MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
title_fullStr MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
title_full_unstemmed MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
title_sort MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
author Ramires Neves, Késia Caroline
author_facet Ramires Neves, Késia Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires Neves, Késia Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
topic Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
description Em um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254/198
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/254/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1816702033753800704