PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Waléria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205
Resumo: Este artigo apresenta o caminho percorrido durante uma pesquisa de doutorado que tratou de construir uma história sobre a matemática escolar na cidade de São Luís, durante o século XIX.  A pesquisa de doutorado caracterizada como documental tratou de investigar os primeiros livros de matemática publicados no Maranhão ou publicados por maranhenses no período mencionado, seus respectivos autores e as instituições em que esses autores trabalharam como professores, utilizando assim suas obras. Desta forma, ao tomar fontes primárias encontradas em arquivos dos Estados do Maranhão e Rio de Janeiro, além de arquivos de Portugal, a pesquisa viu na revisão de literatura e na análise documental, o caminho metodológico para análise do material e construção do texto final, considerando como aportes teóricos principais: Bloch, Certeau, Le Goff e D’Ambrósio. Durante a análise, o percurso foi trilhado segundo seis concepções que ajudaram na interpretação das informações documentais: não é justo olhar o passado com os olhos do presente; a escola é um lugar de produção de conhecimentos matemáticos; a matemática escolar se materializa também a partir do livro didático; por trás de todo livro didático existe uma voz que convém ser ouvida; o livro didático anseia por um espaço em uma instituição; e, ainda, quando uma pesquisa se ancora na Nova História Cultural. Conhecer o percurso metodológico utilizado nesta pesquisa contribui para o entendimento de como fontes históricas podem ser tratadas durante uma pesquisa documental, e assim, tornam-se favoráveis à construção da história da educação no Brasil, inclusive da científica, a partir das marcas que foram deixadas por uma determinada sociedade.
id SBHMAT_5e1cc21016ee87d0106991ef13cc0c91
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/205
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorridoHistória da educaçãoMatemática escolar.Pesquisa documentalFontes primáriasPercursos metodológicosEste artigo apresenta o caminho percorrido durante uma pesquisa de doutorado que tratou de construir uma história sobre a matemática escolar na cidade de São Luís, durante o século XIX.  A pesquisa de doutorado caracterizada como documental tratou de investigar os primeiros livros de matemática publicados no Maranhão ou publicados por maranhenses no período mencionado, seus respectivos autores e as instituições em que esses autores trabalharam como professores, utilizando assim suas obras. Desta forma, ao tomar fontes primárias encontradas em arquivos dos Estados do Maranhão e Rio de Janeiro, além de arquivos de Portugal, a pesquisa viu na revisão de literatura e na análise documental, o caminho metodológico para análise do material e construção do texto final, considerando como aportes teóricos principais: Bloch, Certeau, Le Goff e D’Ambrósio. Durante a análise, o percurso foi trilhado segundo seis concepções que ajudaram na interpretação das informações documentais: não é justo olhar o passado com os olhos do presente; a escola é um lugar de produção de conhecimentos matemáticos; a matemática escolar se materializa também a partir do livro didático; por trás de todo livro didático existe uma voz que convém ser ouvida; o livro didático anseia por um espaço em uma instituição; e, ainda, quando uma pesquisa se ancora na Nova História Cultural. Conhecer o percurso metodológico utilizado nesta pesquisa contribui para o entendimento de como fontes históricas podem ser tratadas durante uma pesquisa documental, e assim, tornam-se favoráveis à construção da história da educação no Brasil, inclusive da científica, a partir das marcas que foram deixadas por uma determinada sociedade.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205/154Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Waléria2021-03-25T15:34:50Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/205Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-25T15:34:50Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
title PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
spellingShingle PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
Soares, Waléria
História da educação
Matemática escolar.
Pesquisa documental
Fontes primárias
Percursos metodológicos
title_short PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
title_full PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
title_fullStr PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
title_full_unstemmed PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
title_sort PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido
author Soares, Waléria
author_facet Soares, Waléria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Waléria
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Matemática escolar.
Pesquisa documental
Fontes primárias
Percursos metodológicos
topic História da educação
Matemática escolar.
Pesquisa documental
Fontes primárias
Percursos metodológicos
description Este artigo apresenta o caminho percorrido durante uma pesquisa de doutorado que tratou de construir uma história sobre a matemática escolar na cidade de São Luís, durante o século XIX.  A pesquisa de doutorado caracterizada como documental tratou de investigar os primeiros livros de matemática publicados no Maranhão ou publicados por maranhenses no período mencionado, seus respectivos autores e as instituições em que esses autores trabalharam como professores, utilizando assim suas obras. Desta forma, ao tomar fontes primárias encontradas em arquivos dos Estados do Maranhão e Rio de Janeiro, além de arquivos de Portugal, a pesquisa viu na revisão de literatura e na análise documental, o caminho metodológico para análise do material e construção do texto final, considerando como aportes teóricos principais: Bloch, Certeau, Le Goff e D’Ambrósio. Durante a análise, o percurso foi trilhado segundo seis concepções que ajudaram na interpretação das informações documentais: não é justo olhar o passado com os olhos do presente; a escola é um lugar de produção de conhecimentos matemáticos; a matemática escolar se materializa também a partir do livro didático; por trás de todo livro didático existe uma voz que convém ser ouvida; o livro didático anseia por um espaço em uma instituição; e, ainda, quando uma pesquisa se ancora na Nova História Cultural. Conhecer o percurso metodológico utilizado nesta pesquisa contribui para o entendimento de como fontes históricas podem ser tratadas durante uma pesquisa documental, e assim, tornam-se favoráveis à construção da história da educação no Brasil, inclusive da científica, a partir das marcas que foram deixadas por uma determinada sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464223678464