VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Alexsandro Coelho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, Marcelo Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571
Resumo: O presente artigo objetivou fazer uma análise do impacto da linha de pesquisa Mapeamento da Formação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de História Oral em Educação Matemática (Ghoem), em trabalhos historiográficos realizados na região Nordeste do Brasil por pesquisadores oriundos de instituições dessa mesma região, filiados ao referido grupo de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a revisão narrativa, que se constitui como um tipo de revisão bibliográfica que sintetiza, descreve e interpreta a literatura existente sobre um determinado campo ou tópico de estudo, possibilitando compreender um determinado assunto sob um ponto de vista teórico ou contextual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com dados oriundos de bancos de teses e dissertações. O estudo permitiu compreender que a formação e a atuação de professores de Matemática na região Nordeste guardam especificidades locais, mas também reproduzem práticas e apresentam características observadas num âmbito mais global. Além disso, percebeu-se que a formação de professores no Brasil nunca foi fruto de um planejamento estratégico de melhoria da educação, mas sempre uma conformação para suprir demandas reprimidas, o que traz consequências negativas para a profissão docente.
id SBHMAT_65dfe18adaa79a7081d4d49a0ab0c2dc
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/571
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?Formação de professoresHistória da Educação MatemáticaPesquisasO presente artigo objetivou fazer uma análise do impacto da linha de pesquisa Mapeamento da Formação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de História Oral em Educação Matemática (Ghoem), em trabalhos historiográficos realizados na região Nordeste do Brasil por pesquisadores oriundos de instituições dessa mesma região, filiados ao referido grupo de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a revisão narrativa, que se constitui como um tipo de revisão bibliográfica que sintetiza, descreve e interpreta a literatura existente sobre um determinado campo ou tópico de estudo, possibilitando compreender um determinado assunto sob um ponto de vista teórico ou contextual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com dados oriundos de bancos de teses e dissertações. O estudo permitiu compreender que a formação e a atuação de professores de Matemática na região Nordeste guardam especificidades locais, mas também reproduzem práticas e apresentam características observadas num âmbito mais global. Além disso, percebeu-se que a formação de professores no Brasil nunca foi fruto de um planejamento estratégico de melhoria da educação, mas sempre uma conformação para suprir demandas reprimidas, o que traz consequências negativas para a profissão docente.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571/489Alencar, Alexsandro CoelhoMorais, Marcelo Bezerra deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/571Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
title VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
spellingShingle VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
Alencar, Alexsandro Coelho
Formação de professores
História da Educação Matemática
Pesquisas
title_short VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
title_full VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
title_fullStr VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
title_full_unstemmed VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
title_sort VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
author Alencar, Alexsandro Coelho
author_facet Alencar, Alexsandro Coelho
Morais, Marcelo Bezerra de
author_role author
author2 Morais, Marcelo Bezerra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Alexsandro Coelho
Morais, Marcelo Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História da Educação Matemática
Pesquisas
topic Formação de professores
História da Educação Matemática
Pesquisas
description O presente artigo objetivou fazer uma análise do impacto da linha de pesquisa Mapeamento da Formação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de História Oral em Educação Matemática (Ghoem), em trabalhos historiográficos realizados na região Nordeste do Brasil por pesquisadores oriundos de instituições dessa mesma região, filiados ao referido grupo de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a revisão narrativa, que se constitui como um tipo de revisão bibliográfica que sintetiza, descreve e interpreta a literatura existente sobre um determinado campo ou tópico de estudo, possibilitando compreender um determinado assunto sob um ponto de vista teórico ou contextual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com dados oriundos de bancos de teses e dissertações. O estudo permitiu compreender que a formação e a atuação de professores de Matemática na região Nordeste guardam especificidades locais, mas também reproduzem práticas e apresentam características observadas num âmbito mais global. Além disso, percebeu-se que a formação de professores no Brasil nunca foi fruto de um planejamento estratégico de melhoria da educação, mas sempre uma conformação para suprir demandas reprimidas, o que traz consequências negativas para a profissão docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571/489
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-20
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463724556288