GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baraldi, Ivete Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236
Resumo: Na recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática.
id SBHMAT_a96e19f3e0ee68b48fa3502252e395f2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/236
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)NarrativasEducação InclusivaGHOEMNa recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236/181Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaraldi, Ivete Maria2021-03-24T17:46:08Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/236Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:46:08Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
title GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
spellingShingle GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
Baraldi, Ivete Maria
Narrativas
Educação Inclusiva
GHOEM
title_short GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
title_full GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
title_fullStr GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
title_full_unstemmed GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
title_sort GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
author Baraldi, Ivete Maria
author_facet Baraldi, Ivete Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Educação Inclusiva
GHOEM
topic Narrativas
Educação Inclusiva
GHOEM
description Na recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464257232896