GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236 |
Resumo: | Na recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática. |
id |
SBHMAT_a96e19f3e0ee68b48fa3502252e395f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/236 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva)NarrativasEducação InclusivaGHOEMNa recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236/181Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaraldi, Ivete Maria2021-03-24T17:46:08Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/236Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:46:08Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
title |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
spellingShingle |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) Baraldi, Ivete Maria Narrativas Educação Inclusiva GHOEM |
title_short |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
title_full |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
title_fullStr |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
title_full_unstemmed |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
title_sort |
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva) |
author |
Baraldi, Ivete Maria |
author_facet |
Baraldi, Ivete Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baraldi, Ivete Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Educação Inclusiva GHOEM |
topic |
Narrativas Educação Inclusiva GHOEM |
description |
Na recente linha de pesquisa “Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (inclusiva)”, em nosso grupo de pesquisa reconhecido em desenvolver pesquisas em história da educação matemática, foram e estão sendo produzidos trabalhos com a intenção de responder algumas das questões relacionadas à temática da educação inclusiva. Estes trabalhos possibilitam, mesmo que de uma forma indireta, construir uma história da educação matemática (inclusiva), principalmente ao problematizarmos as fontes históricas produzidas por meio das narrativas de professores e de alunos. Tomando como referência alguns trabalhos finalizados e em desenvolvimento, neste texto, pretende-se mostrar como isso se dá no interior do grupo de pesquisa, bem como mostrar compreensões de como permanências e alterações vêm ocorrendo no cenário educacional, o que é importante e próprio do campo da Educação Matemática, particularmente da História da Educação Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464257232896 |