A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288 |
Resumo: | Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo. ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching. |
id |
SBHMAT_a9bcf1250ec9ccfce96f9ca71f0e46b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/288 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola PublicaAritméticaEscola NormalEnsino Intuitivo Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo. ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288/226Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, EvanilsonMorais, Rosilda Santos2023-12-13T14:21:25Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/288Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:21:25Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
title |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
spellingShingle |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica Oliveira, Evanilson Aritmética Escola Normal Ensino Intuitivo |
title_short |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
title_full |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
title_fullStr |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
title_full_unstemmed |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
title_sort |
A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica |
author |
Oliveira, Evanilson |
author_facet |
Oliveira, Evanilson Morais, Rosilda Santos |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Rosilda Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Evanilson Morais, Rosilda Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Escola Normal Ensino Intuitivo |
topic |
Aritmética Escola Normal Ensino Intuitivo |
description |
Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo. ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462819635200 |