O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destefani Alves, Luiza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogas Pudelco, Marilize Cristiane, Ferreira Mocrosky, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555
Resumo: Este artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral.  Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.
id SBHMAT_f5b00d6f2abe3fb56faf53cf7f8f72cb
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/555
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessorianaErroPerspectivaFenomenológica-hermenêuticaMontessoriEste artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral.  Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-182447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555/476Destefani Alves, LuizaNogas Pudelco, Marilize CristianeFerreira Mocrosky, Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/555Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
title O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
spellingShingle O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
Destefani Alves, Luiza
Erro
Perspectiva
Fenomenológica-hermenêutica
Montessori
title_short O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
title_full O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
title_fullStr O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
title_full_unstemmed O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
title_sort O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
author Destefani Alves, Luiza
author_facet Destefani Alves, Luiza
Nogas Pudelco, Marilize Cristiane
Ferreira Mocrosky, Luciane
author_role author
author2 Nogas Pudelco, Marilize Cristiane
Ferreira Mocrosky, Luciane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Destefani Alves, Luiza
Nogas Pudelco, Marilize Cristiane
Ferreira Mocrosky, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Perspectiva
Fenomenológica-hermenêutica
Montessori
topic Erro
Perspectiva
Fenomenológica-hermenêutica
Montessori
description Este artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral.  Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555/476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-18
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463711973376