Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mara,Lourenço Sampaio de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Valente Filho,Jamil Mattar, Ribeiro,Eduardo Porto, Ulbrich,Anderson Zampier, Lineburger,Alexandra Amin, Angarten,Vitor, Sties,Sabrina Weiss, Pacheco,Juliano Anderson, Carvalho,Tales de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000200119
Resumo: INTRODUÇÃO: O sono é um estado natural e recorrente, no qual acontecem processos neurobiológicos importantes. A má qualidade do sono está diretamente A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome com alterações neuroendócrinas, limitações funcionais associadas à baixa qualidade de vida. Há pouco conhecimento dos efeitos do exercício físico de alta intensidade e terapia de suplementação de testosterona (TST) em portadores de IC e hipotestosteronemia.OBJETIVO: Avaliar os efeitos do exercício de alta intensidade associado a TST na qualidade de vida e potência aeróbia destes pacientes.MÉTODOS: Dezenove pacientes portadores de IC (idade media, 58 ± 10 anos; fração de ejeção, 34 ± 8%) foram randomizados para o grupo exercício de alta intensidade (controle; n=9) e exercício de alta intensidade com suplementação hormonal (intervenção; n=10). Os Pacientes exercitaram-se (40 minutos, 90% do consumo máximo de oxigênio) três vezes semanalmente durante 12 semanas. O grupo intervenção recebeu testosterona na primeira e sexta semanas. Antes e após o período de estudo foram obtidas medidas da capacidade funcional e escores do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire.RESULTADOS: No intragrupo controle e intervenção, respectivamente, houve aumento do pico de consumo de oxigênio (12% vs. 15%; p CONCLUSÃO: Exercício de alta intensidade melhora a capacidade funcional e escores da QV após 12 semanas de tratamento.
id SBMEE-1_22abcff13b720338980e0d2966079091
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922014000200119
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíacainsuficiência cardíacaqualidade de vidatestosteronaINTRODUÇÃO: O sono é um estado natural e recorrente, no qual acontecem processos neurobiológicos importantes. A má qualidade do sono está diretamente A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome com alterações neuroendócrinas, limitações funcionais associadas à baixa qualidade de vida. Há pouco conhecimento dos efeitos do exercício físico de alta intensidade e terapia de suplementação de testosterona (TST) em portadores de IC e hipotestosteronemia.OBJETIVO: Avaliar os efeitos do exercício de alta intensidade associado a TST na qualidade de vida e potência aeróbia destes pacientes.MÉTODOS: Dezenove pacientes portadores de IC (idade media, 58 ± 10 anos; fração de ejeção, 34 ± 8%) foram randomizados para o grupo exercício de alta intensidade (controle; n=9) e exercício de alta intensidade com suplementação hormonal (intervenção; n=10). Os Pacientes exercitaram-se (40 minutos, 90% do consumo máximo de oxigênio) três vezes semanalmente durante 12 semanas. O grupo intervenção recebeu testosterona na primeira e sexta semanas. Antes e após o período de estudo foram obtidas medidas da capacidade funcional e escores do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire.RESULTADOS: No intragrupo controle e intervenção, respectivamente, houve aumento do pico de consumo de oxigênio (12% vs. 15%; p CONCLUSÃO: Exercício de alta intensidade melhora a capacidade funcional e escores da QV após 12 semanas de tratamento.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000200119Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.2 2014reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-86922014200201600info:eu-repo/semantics/openAccessMara,Lourenço Sampaio deValente Filho,Jamil MattarRibeiro,Eduardo PortoUlbrich,Anderson ZampierLineburger,Alexandra AminAngarten,VitorSties,Sabrina WeissPacheco,Juliano AndersonCarvalho,Tales depor2015-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922014000200119Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-09-22T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
title Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
spellingShingle Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
Mara,Lourenço Sampaio de
insuficiência cardíaca
qualidade de vida
testosterona
title_short Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
title_full Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
title_fullStr Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
title_full_unstemmed Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
title_sort Exercício intenso e suplementação de testosterona em portadores de insuficiência cardíaca
author Mara,Lourenço Sampaio de
author_facet Mara,Lourenço Sampaio de
Valente Filho,Jamil Mattar
Ribeiro,Eduardo Porto
Ulbrich,Anderson Zampier
Lineburger,Alexandra Amin
Angarten,Vitor
Sties,Sabrina Weiss
Pacheco,Juliano Anderson
Carvalho,Tales de
author_role author
author2 Valente Filho,Jamil Mattar
Ribeiro,Eduardo Porto
Ulbrich,Anderson Zampier
Lineburger,Alexandra Amin
Angarten,Vitor
Sties,Sabrina Weiss
Pacheco,Juliano Anderson
Carvalho,Tales de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara,Lourenço Sampaio de
Valente Filho,Jamil Mattar
Ribeiro,Eduardo Porto
Ulbrich,Anderson Zampier
Lineburger,Alexandra Amin
Angarten,Vitor
Sties,Sabrina Weiss
Pacheco,Juliano Anderson
Carvalho,Tales de
dc.subject.por.fl_str_mv insuficiência cardíaca
qualidade de vida
testosterona
topic insuficiência cardíaca
qualidade de vida
testosterona
description INTRODUÇÃO: O sono é um estado natural e recorrente, no qual acontecem processos neurobiológicos importantes. A má qualidade do sono está diretamente A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome com alterações neuroendócrinas, limitações funcionais associadas à baixa qualidade de vida. Há pouco conhecimento dos efeitos do exercício físico de alta intensidade e terapia de suplementação de testosterona (TST) em portadores de IC e hipotestosteronemia.OBJETIVO: Avaliar os efeitos do exercício de alta intensidade associado a TST na qualidade de vida e potência aeróbia destes pacientes.MÉTODOS: Dezenove pacientes portadores de IC (idade media, 58 ± 10 anos; fração de ejeção, 34 ± 8%) foram randomizados para o grupo exercício de alta intensidade (controle; n=9) e exercício de alta intensidade com suplementação hormonal (intervenção; n=10). Os Pacientes exercitaram-se (40 minutos, 90% do consumo máximo de oxigênio) três vezes semanalmente durante 12 semanas. O grupo intervenção recebeu testosterona na primeira e sexta semanas. Antes e após o período de estudo foram obtidas medidas da capacidade funcional e escores do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire.RESULTADOS: No intragrupo controle e intervenção, respectivamente, houve aumento do pico de consumo de oxigênio (12% vs. 15%; p CONCLUSÃO: Exercício de alta intensidade melhora a capacidade funcional e escores da QV após 12 semanas de tratamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000200119
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000200119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-86922014200201600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.2 2014
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234506313728