Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horvath,Renato de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Thiago Donizeth da, Calil Neto,Jamil, Nakagaki,Wilson Romero, Garcia,José Antonio Dias, Soares,Evelise Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000500008
Resumo: OBJETIVO: Avaliar os efeitos do consumo crônico de etanol e da desintoxicação alcoólica sobre a resistência mecânica do osso e neoformação óssea junto a implantes de hidroxiapatita densa (HAD) realizados em ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 15 ratos divididos em três grupos, sendo controle (CT), alcoolista crônico (AC) e desintoxicado (DE). Após quatro semanas, foi realizada implantação de HAD na tíbia e produzida falha no osso parietal, em seguida o grupo AC continuaram a consumir etanol e o grupo DE iniciaram a desintoxicação. Ao completar 13 semanas os animais sofreram eutanásia, os ossos foram coletados para o processamento histomorfométrico e os fêmures encaminhados ao teste mecânico de resistência. RESULTADOS: Os animais do grupo AC apresentaram menores valores de neoformação óssea, de calcemia e resistência mecânica, quando comparado aos grupos CT e DE. Os animais dos grupos DE apresentaram valores superiores em todas as variáveis avaliadas em relação ao grupo AC. CONCLUSÃO: O consumo de etanol interferiu na osteogênese ao redor de implante de HAD, nos níveis de cálcio e na resistência mecânica óssea. A desintoxicação alcoólica se mostrou eficaz, pois aumentou à osteogênese e osseointegração da HAD, a calcemia e resistência mecânica óssea. Nivel de Evidência I, estudo terapeutico.
id SBOT-1_16d0a625c799d34d654e7f4583ccf311
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522011000500008
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica ósseaEtanolAlcoolismoHidroxiapatitaBiomecânicaOBJETIVO: Avaliar os efeitos do consumo crônico de etanol e da desintoxicação alcoólica sobre a resistência mecânica do osso e neoformação óssea junto a implantes de hidroxiapatita densa (HAD) realizados em ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 15 ratos divididos em três grupos, sendo controle (CT), alcoolista crônico (AC) e desintoxicado (DE). Após quatro semanas, foi realizada implantação de HAD na tíbia e produzida falha no osso parietal, em seguida o grupo AC continuaram a consumir etanol e o grupo DE iniciaram a desintoxicação. Ao completar 13 semanas os animais sofreram eutanásia, os ossos foram coletados para o processamento histomorfométrico e os fêmures encaminhados ao teste mecânico de resistência. RESULTADOS: Os animais do grupo AC apresentaram menores valores de neoformação óssea, de calcemia e resistência mecânica, quando comparado aos grupos CT e DE. Os animais dos grupos DE apresentaram valores superiores em todas as variáveis avaliadas em relação ao grupo AC. CONCLUSÃO: O consumo de etanol interferiu na osteogênese ao redor de implante de HAD, nos níveis de cálcio e na resistência mecânica óssea. A desintoxicação alcoólica se mostrou eficaz, pois aumentou à osteogênese e osseointegração da HAD, a calcemia e resistência mecânica óssea. Nivel de Evidência I, estudo terapeutico.ATHA EDITORA2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000500008Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.5 2011reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522011000500008info:eu-repo/semantics/openAccessHorvath,Renato de OliveiraSilva,Thiago Donizeth daCalil Neto,JamilNakagaki,Wilson RomeroGarcia,José Antonio DiasSoares,Evelise Alinepor2011-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522011000500008Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2011-12-13T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
title Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
spellingShingle Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
Horvath,Renato de Oliveira
Etanol
Alcoolismo
Hidroxiapatita
Biomecânica
title_short Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
title_full Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
title_fullStr Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
title_full_unstemmed Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
title_sort Efeitos do alcoolismo e da desintoxicação alcoólica sobre o reparo e biomecânica óssea
author Horvath,Renato de Oliveira
author_facet Horvath,Renato de Oliveira
Silva,Thiago Donizeth da
Calil Neto,Jamil
Nakagaki,Wilson Romero
Garcia,José Antonio Dias
Soares,Evelise Aline
author_role author
author2 Silva,Thiago Donizeth da
Calil Neto,Jamil
Nakagaki,Wilson Romero
Garcia,José Antonio Dias
Soares,Evelise Aline
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horvath,Renato de Oliveira
Silva,Thiago Donizeth da
Calil Neto,Jamil
Nakagaki,Wilson Romero
Garcia,José Antonio Dias
Soares,Evelise Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Etanol
Alcoolismo
Hidroxiapatita
Biomecânica
topic Etanol
Alcoolismo
Hidroxiapatita
Biomecânica
description OBJETIVO: Avaliar os efeitos do consumo crônico de etanol e da desintoxicação alcoólica sobre a resistência mecânica do osso e neoformação óssea junto a implantes de hidroxiapatita densa (HAD) realizados em ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 15 ratos divididos em três grupos, sendo controle (CT), alcoolista crônico (AC) e desintoxicado (DE). Após quatro semanas, foi realizada implantação de HAD na tíbia e produzida falha no osso parietal, em seguida o grupo AC continuaram a consumir etanol e o grupo DE iniciaram a desintoxicação. Ao completar 13 semanas os animais sofreram eutanásia, os ossos foram coletados para o processamento histomorfométrico e os fêmures encaminhados ao teste mecânico de resistência. RESULTADOS: Os animais do grupo AC apresentaram menores valores de neoformação óssea, de calcemia e resistência mecânica, quando comparado aos grupos CT e DE. Os animais dos grupos DE apresentaram valores superiores em todas as variáveis avaliadas em relação ao grupo AC. CONCLUSÃO: O consumo de etanol interferiu na osteogênese ao redor de implante de HAD, nos níveis de cálcio e na resistência mecânica óssea. A desintoxicação alcoólica se mostrou eficaz, pois aumentou à osteogênese e osseointegração da HAD, a calcemia e resistência mecânica óssea. Nivel de Evidência I, estudo terapeutico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522011000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.5 2011
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274260975616