Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery,Caio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernandes,Túlio Diniz, Réssio,Cibele, Fuchs,Mauro Luiz, Santos,Alexandre Leme de Godoy, Ortiz,Rafael Trevisan
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000100017
Resumo: A artrose do tornozelo vem se tornando mais comum a cada dia. A busca por soluções que preservem a função articular fez surgir uma nova geração de próteses com três componentes e maior liberdade de movimento. Neste trabalho, apresentam-se os resultados obtidos em 10 pacientes tratados com a prótese HINTEGRA (Integra, New Deal), em ação conjunta dos Grupos do Tornozelo e Pé do DOT da Unifesp-Escola Paulista de Medicina e IOT da Faculdade de Medicina da USP-Universidade de São Paulo. Os 10 pacientes (seis mulheres e quatro homens), com idade variando de 29 a 66 anos, foram submetidos ao tratamento cirúrgico segundo a técnica de Hinterman entre janeiro e junho de 2005. Foram avaliados em intervalos predeterminados e os dados foram submetidos à análise estatística. A mobilidade do tornozelo apresentou melhora significante com a cirurgia realizada. Radiologicamente, não foram detectados sinais de soltura ou falhas nos componentes prostéticos de nenhum dos pacientes estudados. A taxa de complicações nessa amostra foi alta, mas equivalente às de outros autores e representa diretamente a curva de aprendizado relacionada com esse tipo de procedimento. Ao final de quatro anos, observaram-se significativa redução da dor e melhora do padrão funcional dos pacientes com os escores da AOFAS e de Hinterman, apontando para 20% de excelentes, 70% de bons e 10% de maus resultados. O tratamento da artrose do tornozelo através da artroplastia total com o modelo HINTEGRA, foi capaz de oferecer bons resultados no tempo médio de observação de quatro anos.
id SBOT-2_11615a15c9c1fc415d9c5c5b12dd421d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162010000100017
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRAArticulação do tornozeloArtrodeseOsteoartriteArtroplastiaPróteses e implantesA artrose do tornozelo vem se tornando mais comum a cada dia. A busca por soluções que preservem a função articular fez surgir uma nova geração de próteses com três componentes e maior liberdade de movimento. Neste trabalho, apresentam-se os resultados obtidos em 10 pacientes tratados com a prótese HINTEGRA (Integra, New Deal), em ação conjunta dos Grupos do Tornozelo e Pé do DOT da Unifesp-Escola Paulista de Medicina e IOT da Faculdade de Medicina da USP-Universidade de São Paulo. Os 10 pacientes (seis mulheres e quatro homens), com idade variando de 29 a 66 anos, foram submetidos ao tratamento cirúrgico segundo a técnica de Hinterman entre janeiro e junho de 2005. Foram avaliados em intervalos predeterminados e os dados foram submetidos à análise estatística. A mobilidade do tornozelo apresentou melhora significante com a cirurgia realizada. Radiologicamente, não foram detectados sinais de soltura ou falhas nos componentes prostéticos de nenhum dos pacientes estudados. A taxa de complicações nessa amostra foi alta, mas equivalente às de outros autores e representa diretamente a curva de aprendizado relacionada com esse tipo de procedimento. Ao final de quatro anos, observaram-se significativa redução da dor e melhora do padrão funcional dos pacientes com os escores da AOFAS e de Hinterman, apontando para 20% de excelentes, 70% de bons e 10% de maus resultados. O tratamento da artrose do tornozelo através da artroplastia total com o modelo HINTEGRA, foi capaz de oferecer bons resultados no tempo médio de observação de quatro anos.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000100017Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162010000100017info:eu-repo/semantics/openAccessNery,CaioFernandes,Túlio DinizRéssio,CibeleFuchs,Mauro LuizSantos,Alexandre Leme de GodoyOrtiz,Rafael Trevisanpor2010-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162010000100017Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2010-04-09T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
title Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
spellingShingle Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
Nery,Caio
Articulação do tornozelo
Artrodese
Osteoartrite
Artroplastia
Próteses e implantes
title_short Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
title_full Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
title_fullStr Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
title_full_unstemmed Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
title_sort Artroplastia total de tornozelo: experiência brasileira com a prótese HINTEGRA
author Nery,Caio
author_facet Nery,Caio
Fernandes,Túlio Diniz
Réssio,Cibele
Fuchs,Mauro Luiz
Santos,Alexandre Leme de Godoy
Ortiz,Rafael Trevisan
author_role author
author2 Fernandes,Túlio Diniz
Réssio,Cibele
Fuchs,Mauro Luiz
Santos,Alexandre Leme de Godoy
Ortiz,Rafael Trevisan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery,Caio
Fernandes,Túlio Diniz
Réssio,Cibele
Fuchs,Mauro Luiz
Santos,Alexandre Leme de Godoy
Ortiz,Rafael Trevisan
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação do tornozelo
Artrodese
Osteoartrite
Artroplastia
Próteses e implantes
topic Articulação do tornozelo
Artrodese
Osteoartrite
Artroplastia
Próteses e implantes
description A artrose do tornozelo vem se tornando mais comum a cada dia. A busca por soluções que preservem a função articular fez surgir uma nova geração de próteses com três componentes e maior liberdade de movimento. Neste trabalho, apresentam-se os resultados obtidos em 10 pacientes tratados com a prótese HINTEGRA (Integra, New Deal), em ação conjunta dos Grupos do Tornozelo e Pé do DOT da Unifesp-Escola Paulista de Medicina e IOT da Faculdade de Medicina da USP-Universidade de São Paulo. Os 10 pacientes (seis mulheres e quatro homens), com idade variando de 29 a 66 anos, foram submetidos ao tratamento cirúrgico segundo a técnica de Hinterman entre janeiro e junho de 2005. Foram avaliados em intervalos predeterminados e os dados foram submetidos à análise estatística. A mobilidade do tornozelo apresentou melhora significante com a cirurgia realizada. Radiologicamente, não foram detectados sinais de soltura ou falhas nos componentes prostéticos de nenhum dos pacientes estudados. A taxa de complicações nessa amostra foi alta, mas equivalente às de outros autores e representa diretamente a curva de aprendizado relacionada com esse tipo de procedimento. Ao final de quatro anos, observaram-se significativa redução da dor e melhora do padrão funcional dos pacientes com os escores da AOFAS e de Hinterman, apontando para 20% de excelentes, 70% de bons e 10% de maus resultados. O tratamento da artrose do tornozelo através da artroplastia total com o modelo HINTEGRA, foi capaz de oferecer bons resultados no tempo médio de observação de quatro anos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162010000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356748255232