Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000400003 |
Resumo: | OBJETIVO: Revisar a literatura publicada nos últimos 5 anos sobre o efeito do nascimento prematuro no desenvolvimento e qualidade de vida de crianças nas fases pré-escolar e escolar. FONTES DOS DADOS: Revisão sistemática de estudos empíricos dos últimos 5 anos indexados nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO e PsycINFO. Utilizaram-se palavras-chave que associaram a prematuridade aos desfechos de desenvolvimento e qualidade de vida. SÍNTESE DOS DADOS: Nos estudos, foram identificados quatro indicadores globais do desenvolvimento (neurológico, neurodesenvolvimento, funções executivas e qualidade de vida) e sete indicadores específicos do desenvolvimento (cognição, motor, comportamento, linguagem, desempenho escolar, atenção e memória). Os indicadores mais prevalentes foram cognição e motor. Os prematuros apresentaram pior desempenho em todos os indicadores de desenvolvimento quando comparados às crianças nascidas a termo. Além disso, quanto menor a idade gestacional, pior o desempenho nas avaliações dos indicadores de desenvolvimento. Verificou-se a presença de fatores de risco (menor peso ao nascer, hemorragia intraventricular e baixo nível educacional da mãe) e fatores de proteção (maior perímetro cefálico, aleitamento materno e maior renda familiar) do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. CONCLUSÃO: Crianças nascidas com prematuridade extrema (< 30 semanas de idade gestacional) são vulneráveis para apresentar problemas no desenvolvimento e na qualidade de vida. |
id |
SBPE-1_32c50271475c66d649629967ae1a8680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0021-75572011000400003 |
network_acronym_str |
SBPE-1 |
network_name_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolarDesenvolvimento infantilqualidade de vidaprematuroOBJETIVO: Revisar a literatura publicada nos últimos 5 anos sobre o efeito do nascimento prematuro no desenvolvimento e qualidade de vida de crianças nas fases pré-escolar e escolar. FONTES DOS DADOS: Revisão sistemática de estudos empíricos dos últimos 5 anos indexados nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO e PsycINFO. Utilizaram-se palavras-chave que associaram a prematuridade aos desfechos de desenvolvimento e qualidade de vida. SÍNTESE DOS DADOS: Nos estudos, foram identificados quatro indicadores globais do desenvolvimento (neurológico, neurodesenvolvimento, funções executivas e qualidade de vida) e sete indicadores específicos do desenvolvimento (cognição, motor, comportamento, linguagem, desempenho escolar, atenção e memória). Os indicadores mais prevalentes foram cognição e motor. Os prematuros apresentaram pior desempenho em todos os indicadores de desenvolvimento quando comparados às crianças nascidas a termo. Além disso, quanto menor a idade gestacional, pior o desempenho nas avaliações dos indicadores de desenvolvimento. Verificou-se a presença de fatores de risco (menor peso ao nascer, hemorragia intraventricular e baixo nível educacional da mãe) e fatores de proteção (maior perímetro cefálico, aleitamento materno e maior renda familiar) do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. CONCLUSÃO: Crianças nascidas com prematuridade extrema (< 30 semanas de idade gestacional) são vulneráveis para apresentar problemas no desenvolvimento e na qualidade de vida.Sociedade Brasileira de Pediatria2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000400003Jornal de Pediatria v.87 n.4 2011reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572011000400003info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Martina Estevam BromLinhares,Maria Beatriz Martinspor2011-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572011000400003Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2011-09-12T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
title |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
spellingShingle |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar Vieira,Martina Estevam Brom Desenvolvimento infantil qualidade de vida prematuro |
title_short |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
title_full |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
title_fullStr |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
title_sort |
Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas pré-termo em idades pré-escolar e escolar |
author |
Vieira,Martina Estevam Brom |
author_facet |
Vieira,Martina Estevam Brom Linhares,Maria Beatriz Martins |
author_role |
author |
author2 |
Linhares,Maria Beatriz Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Martina Estevam Brom Linhares,Maria Beatriz Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento infantil qualidade de vida prematuro |
topic |
Desenvolvimento infantil qualidade de vida prematuro |
description |
OBJETIVO: Revisar a literatura publicada nos últimos 5 anos sobre o efeito do nascimento prematuro no desenvolvimento e qualidade de vida de crianças nas fases pré-escolar e escolar. FONTES DOS DADOS: Revisão sistemática de estudos empíricos dos últimos 5 anos indexados nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO e PsycINFO. Utilizaram-se palavras-chave que associaram a prematuridade aos desfechos de desenvolvimento e qualidade de vida. SÍNTESE DOS DADOS: Nos estudos, foram identificados quatro indicadores globais do desenvolvimento (neurológico, neurodesenvolvimento, funções executivas e qualidade de vida) e sete indicadores específicos do desenvolvimento (cognição, motor, comportamento, linguagem, desempenho escolar, atenção e memória). Os indicadores mais prevalentes foram cognição e motor. Os prematuros apresentaram pior desempenho em todos os indicadores de desenvolvimento quando comparados às crianças nascidas a termo. Além disso, quanto menor a idade gestacional, pior o desempenho nas avaliações dos indicadores de desenvolvimento. Verificou-se a presença de fatores de risco (menor peso ao nascer, hemorragia intraventricular e baixo nível educacional da mãe) e fatores de proteção (maior perímetro cefálico, aleitamento materno e maior renda familiar) do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. CONCLUSÃO: Crianças nascidas com prematuridade extrema (< 30 semanas de idade gestacional) são vulneráveis para apresentar problemas no desenvolvimento e na qualidade de vida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0021-75572011000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria v.87 n.4 2011 reponame:Jornal de Pediatria (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) instacron:SBPE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
instacron_str |
SBPE |
institution |
SBPE |
reponame_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
collection |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jped@jped.com.br |
_version_ |
1752122318279147520 |