Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Stefanie Carlan da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa Ramos, Alessandra Natasha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496
Resumo: ABSTRACT – This article investigates how journalistic arrangements that define themselves as entrepreneurs work on the elements of value proposition, sources of revenue and customer relationships in their business models and how much this reflects on their financial sustainability. As a method of this qualitative-quantitative exploratory research, the initiatives present in the Map of Independent Journalism, by Agência Pública, were categorized into active and closed/inactive. Within the active ones, a screening was carried out to verify which of these were in fact journalistic. For data collection, a questionnaire was applied, with a set of questions organized from the theoretical framework proposed by Osterwalder and Pigneur (2011); Skaggs and Youngt (2003); Amit and Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). As a result, there was a direct relationship between sustainability and dedication of professionals to the profitability of the project and the relationship with the public. In addition, all respondents answered that they invest in efficiency and innovation strategies to create value for the audience.   RESUMO – Investiga-se como arranjos jornalísticos que se autodefinem empreendedores trabalham os elementos proposta de valor, fontes de receita e relacionamento com clientes em seus modelos de negócio e o quanto isso reflete em sua sustentabilidade financeira. Como método desta pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, categorizou-se em ativas e encerradas/inativas as iniciativas presentes no Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública. Dentro das ativas, realizou-se triagem para verificar quais destas eram de fato jornalísticas. Para coleta de dados, foi aplicado questionário, com conjunto de perguntas organizado a partir do referencial teórico proposto por Osterwalder e Pigneur (2011); Skaggs e Youndt (2003); Amit e Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). Como resultados, percebeu-se relação direta entre sustentabilidade e dedicação dos profissionais à rentabilização do projeto e ao relacionamento com o público. Além disso, todos os investigados responderam que investem em estratégias de eficiência e inovação para criação de valor junto à audiência.   RESUMEN – Investiga cómo los proyectos periodísticos que se definen a sí mismos como emprendedores trabajan sobre los elementos de la propuesta de valor, las fuentes de ingresos y las relaciones con los clientes en sus modelos de negocio y cuánto se refleja esto en su sostenibilidad financiera. Como método de esta investigación exploratoria cualitativa-cuantitativa, las iniciativas presentes en el Mapa del Periodismo Independiente, de Agência Pública, fueron categorizadas en activas y cerradas/inactivas. Dentro de los activos, se realizó un tamizaje para verificar cuáles de estos eran en realidad periodísticos. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario, con un conjunto de preguntas organizadas a partir del marco teórico propuesto por Osterwalder y Pigneur (2011); Skaggs y Youngt (2003); Amit y Zott (2001); Benvenido (2018); Fígaro (2018). Como resultado, hubo una relación directa entre la sostenibilidad y la dedicación de los profesionales a la rentabilidad del proyecto y la relación con el público. Además, todos los encuestados respondieron que invierten en estrategias de eficiencia e innovación para crear valor para la audiencia.
id SBPJOR-1_98d023ef6b747234c102fc622687395e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1496
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native onesSustentabilidade de arranjos jornalísticos empreendedores no Brasil: um estudo de sete nativos digitaisEntrepreneurshipJournalistic arrangementsBusiness modelFinancial sustainabilityEmpreendedorismoArranjos jornalísticosModelo de negócioSustentabilidade financeiraABSTRACT – This article investigates how journalistic arrangements that define themselves as entrepreneurs work on the elements of value proposition, sources of revenue and customer relationships in their business models and how much this reflects on their financial sustainability. As a method of this qualitative-quantitative exploratory research, the initiatives present in the Map of Independent Journalism, by Agência Pública, were categorized into active and closed/inactive. Within the active ones, a screening was carried out to verify which of these were in fact journalistic. For data collection, a questionnaire was applied, with a set of questions organized from the theoretical framework proposed by Osterwalder and Pigneur (2011); Skaggs and Youngt (2003); Amit and Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). As a result, there was a direct relationship between sustainability and dedication of professionals to the profitability of the project and the relationship with the public. In addition, all respondents answered that they invest in efficiency and innovation strategies to create value for the audience.   RESUMO – Investiga-se como arranjos jornalísticos que se autodefinem empreendedores trabalham os elementos proposta de valor, fontes de receita e relacionamento com clientes em seus modelos de negócio e o quanto isso reflete em sua sustentabilidade financeira. Como método desta pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, categorizou-se em ativas e encerradas/inativas as iniciativas presentes no Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública. Dentro das ativas, realizou-se triagem para verificar quais destas eram de fato jornalísticas. Para coleta de dados, foi aplicado questionário, com conjunto de perguntas organizado a partir do referencial teórico proposto por Osterwalder e Pigneur (2011); Skaggs e Youndt (2003); Amit e Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). Como resultados, percebeu-se relação direta entre sustentabilidade e dedicação dos profissionais à rentabilização do projeto e ao relacionamento com o público. Além disso, todos os investigados responderam que investem em estratégias de eficiência e inovação para criação de valor junto à audiência.   RESUMEN – Investiga cómo los proyectos periodísticos que se definen a sí mismos como emprendedores trabajan sobre los elementos de la propuesta de valor, las fuentes de ingresos y las relaciones con los clientes en sus modelos de negocio y cuánto se refleja esto en su sostenibilidad financiera. Como método de esta investigación exploratoria cualitativa-cuantitativa, las iniciativas presentes en el Mapa del Periodismo Independiente, de Agência Pública, fueron categorizadas en activas y cerradas/inactivas. Dentro de los activos, se realizó un tamizaje para verificar cuáles de estos eran en realidad periodísticos. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario, con un conjunto de preguntas organizadas a partir del marco teórico propuesto por Osterwalder y Pigneur (2011); Skaggs y Youngt (2003); Amit y Zott (2001); Benvenido (2018); Fígaro (2018). Como resultado, hubo una relación directa entre la sostenibilidad y la dedicación de los profesionales a la rentabilidad del proyecto y la relación con el público. Además, todos los encuestados respondieron que invierten en estrategias de eficiencia e innovación para crear valor para la audiencia.RESUMO – Investiga-se como arranjos jornalísticos que se autodefinem empreendedores trabalham os elementos proposta de valor, fontes de receita e relacionamento com clientes em seus modelos de negócio e o quanto isso reflete em sua sustentabilidade financeira. Como método desta pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, categorizou-se em ativas e encerradas/inativas as iniciativas presentes no Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública. Dentro das ativas, realizou-se triagem para verificar quais destas eram de fato jornalísticas. Para coleta de dados, foi aplicado questionário, com conjunto de perguntas organizado a partir do referencial teórico proposto por Osterwalder e Pigneur (2011); Skaggs e Youndt (2003); Amit e Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). Como resultados, percebeu-se relação direta entre sustentabilidade e dedicação dos profissionais à rentabilização do projeto e ao relacionamento com o público. Além disso, todos os investigados responderam que investem em estratégias de eficiência e inovação para criação de valor junto à audiência.   ABSTRACT – This article investigates how journalistic arrangements that define themselves as entrepreneurs work on the elements of value proposition, sources of revenue and customer relationships in their business models and how much this reflects on their financial sustainability. As a method of this qualitative-quantitative exploratory research, the initiatives present in the Map of Independent Journalism, by Agência Pública, were categorized into active and closed/inactive. Within the active ones, a screening was carried out to verify which of these were in fact journalistic. For data collection, a questionnaire was applied, with a set of questions organized from the theoretical framework proposed by Osterwalder and Pigneur (2011); Skaggs and Youngt (2003); Amit and Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). As a result, there was a direct relationship between sustainability and dedication of professionals to the profitability of the project and the relationship with the public. In addition, all respondents answered that they invest in efficiency and innovation strategies to create value for the audience.   RESUMEN – Investiga cómo los proyectos periodísticos que se definen a sí mismos como emprendedores trabajan sobre los elementos de la propuesta de valor, las fuentes de ingresos y las relaciones con los clientes en sus modelos de negocio y cuánto se refleja esto en su sostenibilidad financiera. Como método de esta investigación exploratoria cualitativa-cuantitativa, las iniciativas presentes en el Mapa del Periodismo Independiente, de Agência Pública, fueron categorizadas en activas y cerradas/inactivas. Dentro de los activos, se realizó un tamizaje para verificar cuáles de estos eran en realidad periodísticos. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario, con un conjunto de preguntas organizadas a partir del marco teórico propuesto por Osterwalder y Pigneur (2011); Skaggs y Youngt (2003); Amit y Zott (2001); Benvenido (2018); Fígaro (2018). Como resultado, hubo una relación directa entre la sostenibilidad y la dedicación de los profesionales a la rentabilidad del proyecto y la relación con el público. Además, todos los encuestados respondieron que invierten en estrategias de eficiencia e innovación para crear valor para la audiencia.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/149610.25200/BJR.v18n2.2022.1496Brazilian journalism research; Vol. 18 No. 2 (2022): Entrepreneurial journalism: emerging models and lived experiences. Looking back and looking forward. ; 290-315Brazilian journalism research; v. 18 n. 2 (2022): Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas.; 290-3151981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496/1425https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496/1426Copyright (c) 2022 Brazilian journalism researchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Stefanie Carlan daCosta Ramos, Alessandra Natasha2022-08-29T16:14:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1496Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2022-08-29T16:14:42Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
Sustentabilidade de arranjos jornalísticos empreendedores no Brasil: um estudo de sete nativos digitais
title Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
spellingShingle Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
Silveira, Stefanie Carlan da
Entrepreneurship
Journalistic arrangements
Business model
Financial sustainability
Empreendedorismo
Arranjos jornalísticos
Modelo de negócio
Sustentabilidade financeira
title_short Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
title_full Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
title_fullStr Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
title_full_unstemmed Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
title_sort Sustainability of entrepreneurial journalistic arrangements in Brazil: a study of seven digital-native ones
author Silveira, Stefanie Carlan da
author_facet Silveira, Stefanie Carlan da
Costa Ramos, Alessandra Natasha
author_role author
author2 Costa Ramos, Alessandra Natasha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Stefanie Carlan da
Costa Ramos, Alessandra Natasha
dc.subject.por.fl_str_mv Entrepreneurship
Journalistic arrangements
Business model
Financial sustainability
Empreendedorismo
Arranjos jornalísticos
Modelo de negócio
Sustentabilidade financeira
topic Entrepreneurship
Journalistic arrangements
Business model
Financial sustainability
Empreendedorismo
Arranjos jornalísticos
Modelo de negócio
Sustentabilidade financeira
description ABSTRACT – This article investigates how journalistic arrangements that define themselves as entrepreneurs work on the elements of value proposition, sources of revenue and customer relationships in their business models and how much this reflects on their financial sustainability. As a method of this qualitative-quantitative exploratory research, the initiatives present in the Map of Independent Journalism, by Agência Pública, were categorized into active and closed/inactive. Within the active ones, a screening was carried out to verify which of these were in fact journalistic. For data collection, a questionnaire was applied, with a set of questions organized from the theoretical framework proposed by Osterwalder and Pigneur (2011); Skaggs and Youngt (2003); Amit and Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). As a result, there was a direct relationship between sustainability and dedication of professionals to the profitability of the project and the relationship with the public. In addition, all respondents answered that they invest in efficiency and innovation strategies to create value for the audience.   RESUMO – Investiga-se como arranjos jornalísticos que se autodefinem empreendedores trabalham os elementos proposta de valor, fontes de receita e relacionamento com clientes em seus modelos de negócio e o quanto isso reflete em sua sustentabilidade financeira. Como método desta pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, categorizou-se em ativas e encerradas/inativas as iniciativas presentes no Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública. Dentro das ativas, realizou-se triagem para verificar quais destas eram de fato jornalísticas. Para coleta de dados, foi aplicado questionário, com conjunto de perguntas organizado a partir do referencial teórico proposto por Osterwalder e Pigneur (2011); Skaggs e Youndt (2003); Amit e Zott (2001); Benvenido (2018); Figaro (2018). Como resultados, percebeu-se relação direta entre sustentabilidade e dedicação dos profissionais à rentabilização do projeto e ao relacionamento com o público. Além disso, todos os investigados responderam que investem em estratégias de eficiência e inovação para criação de valor junto à audiência.   RESUMEN – Investiga cómo los proyectos periodísticos que se definen a sí mismos como emprendedores trabajan sobre los elementos de la propuesta de valor, las fuentes de ingresos y las relaciones con los clientes en sus modelos de negocio y cuánto se refleja esto en su sostenibilidad financiera. Como método de esta investigación exploratoria cualitativa-cuantitativa, las iniciativas presentes en el Mapa del Periodismo Independiente, de Agência Pública, fueron categorizadas en activas y cerradas/inactivas. Dentro de los activos, se realizó un tamizaje para verificar cuáles de estos eran en realidad periodísticos. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario, con un conjunto de preguntas organizadas a partir del marco teórico propuesto por Osterwalder y Pigneur (2011); Skaggs y Youngt (2003); Amit y Zott (2001); Benvenido (2018); Fígaro (2018). Como resultado, hubo una relación directa entre la sostenibilidad y la dedicación de los profesionales a la rentabilidad del proyecto y la relación con el público. Además, todos los encuestados respondieron que invierten en estrategias de eficiencia e innovación para crear valor para la audiencia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496
10.25200/BJR.v18n2.2022.1496
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v18n2.2022.1496
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496/1425
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1496/1426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian journalism research
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian journalism research
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 18 No. 2 (2022): Entrepreneurial journalism: emerging models and lived experiences. Looking back and looking forward. ; 290-315
Brazilian journalism research; v. 18 n. 2 (2022): Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas.; 290-315
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304160898711552