“Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Mariana Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919
Resumo: In this research, we aim to analyse textbooks used as reference material in Portuguese as a foreign language (PFL) courses and its webpages, which are used as supplementary material. We intend to investigate grammar teaching of the future tense in Brazilian Portuguese on its two main forms: synthetic (amarei) and analytical (vou amar). Considering recent researches on the topic, we present the following questions: a) Is there correspondence in grammar description of the future tense in both textbooks and recent academic studies about the uses of this tense? b) Do the activities in textbooks and website provide elements that enable learners to express the future in different contexts, registers and categories of speech? Furthermore, we elaborated a prototype of a teaching unit that addresses the future tense, which was a result of the reflectance built along the research and aims to establish a connection between theory and practice. In effect, this analysis intends to promote reflection concerning grammar teaching in PFL, considering the real uses of both written and spoken language.
id SCAR_0fc0874b7dbbb535903adfbbd82276a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12919
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Hora, Mariana Teixeira daYokota, Rosahttp://lattes.cnpq.br/9230517686993400http://lattes.cnpq.br/3186789619825692b3798d09-3f39-426f-ab99-2a4ef72bd06c2020-06-18T14:26:39Z2020-06-18T14:26:39Z2018-12-13HORA, Mariana Teixeira da. “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919In this research, we aim to analyse textbooks used as reference material in Portuguese as a foreign language (PFL) courses and its webpages, which are used as supplementary material. We intend to investigate grammar teaching of the future tense in Brazilian Portuguese on its two main forms: synthetic (amarei) and analytical (vou amar). Considering recent researches on the topic, we present the following questions: a) Is there correspondence in grammar description of the future tense in both textbooks and recent academic studies about the uses of this tense? b) Do the activities in textbooks and website provide elements that enable learners to express the future in different contexts, registers and categories of speech? Furthermore, we elaborated a prototype of a teaching unit that addresses the future tense, which was a result of the reflectance built along the research and aims to establish a connection between theory and practice. In effect, this analysis intends to promote reflection concerning grammar teaching in PFL, considering the real uses of both written and spoken language.Nesta pesquisa analisamos livros didáticos (LDs) como material de referência de ensino de português como língua estrangeira (PLE) e suas páginas na internet, que servem como material complementar. Temos como objetivo investigar como se dá a abordagem de um ponto gramatical específico: o futuro do português brasileiro em suas formas sintética (amarei) e analítica (vou amar). Levando em conta estudos acadêmicos recentes sobre os usos das diferentes formas de futuro na língua, apresentamos os seguintes questionamentos para a investigação: A) existe correspondência entre a descrição gramatical do futuro nos LDs e os estudos recentes sobre seu uso? B) as atividades propostas trazem elementos que situam o aprendiz em diferentes contextos, registros e modalidades discursivas ao tratar das formas de futuro? Elaboraremos um protótipo de unidade didática que abrange o tema futuro, que será resultado das reflexões realizadas ao longo da pesquisa e pretenderá estabelecer uma conexão entre a pesquisa teórica e o fazer prático. Com efeito, a redação deste trabalho promoverá reflexões sobre o ensino de gramática em PLE, tendo em vista a valorização do uso real da língua tanto escrita como falada.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosLetras - Espanhol - LLEUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPortuguês língua estrangeiraEnsinoFuturoLivro didáticoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA“Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?“Servirão lasanha no RU amanhã”: YDoes anyone talk like that?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006007652c38c-e478-46ef-8644-4314b5a083d8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdfTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdfTCCapplication/pdf10530862https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/1/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdfd0ddd49fa2c44e85c7bf3ca7fdac93c3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdf.txtTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain176581https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/3/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdf.txt23961819266d2edc4c338d66c863d719MD53THUMBNAILTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdf.jpgTCC Mariana Teixeira da Hora dez 2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5176https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/4/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdf.jpg992a8f830e1cf97e42d9b252fdeb6923MD54ufscar/129192023-09-18 18:31:59.909oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12919Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:59Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv “Servirão lasanha no RU amanhã”: YDoes anyone talk like that?
title “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
spellingShingle “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
Hora, Mariana Teixeira da
Português língua estrangeira
Ensino
Futuro
Livro didático
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
title_full “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
title_fullStr “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
title_full_unstemmed “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
title_sort “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?
author Hora, Mariana Teixeira da
author_facet Hora, Mariana Teixeira da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3186789619825692
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Mariana Teixeira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yokota, Rosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9230517686993400
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b3798d09-3f39-426f-ab99-2a4ef72bd06c
contributor_str_mv Yokota, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira
Ensino
Futuro
Livro didático
topic Português língua estrangeira
Ensino
Futuro
Livro didático
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description In this research, we aim to analyse textbooks used as reference material in Portuguese as a foreign language (PFL) courses and its webpages, which are used as supplementary material. We intend to investigate grammar teaching of the future tense in Brazilian Portuguese on its two main forms: synthetic (amarei) and analytical (vou amar). Considering recent researches on the topic, we present the following questions: a) Is there correspondence in grammar description of the future tense in both textbooks and recent academic studies about the uses of this tense? b) Do the activities in textbooks and website provide elements that enable learners to express the future in different contexts, registers and categories of speech? Furthermore, we elaborated a prototype of a teaching unit that addresses the future tense, which was a result of the reflectance built along the research and aims to establish a connection between theory and practice. In effect, this analysis intends to promote reflection concerning grammar teaching in PFL, considering the real uses of both written and spoken language.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T14:26:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-18T14:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HORA, Mariana Teixeira da. “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919
identifier_str_mv HORA, Mariana Teixeira da. “Servirão lasanha no RU amanhã”: alguém fala assim?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 7652c38c-e478-46ef-8644-4314b5a083d8
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Letras - Espanhol - LLE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Letras - Espanhol - LLE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/1/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/3/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12919/4/TCC%20Mariana%20Teixeira%20da%20Hora%20dez%202018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0ddd49fa2c44e85c7bf3ca7fdac93c3
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
23961819266d2edc4c338d66c863d719
992a8f830e1cf97e42d9b252fdeb6923
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136376582340608