Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mônica
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2574
Resumo: The aim of this study is to show the school, family and professional trajectories that both young and adult students have followed during their years of schooling and literacy. In addition to this, we understand the reason to why school attendance drops during school age. Questionaires and interviews were applied and from this data we were able to understand the reasons that brought the students back to school and their new expectations towards education. The study was based on Pierre Bourdier´s theories, having as the main concepts, the habitus, cultural, economic and social capitals. It also describes a brief analyses of the education facilities provided in the city of Araraquara/SP and the characteristics of their literacy programme for both adults and young people (PROEAJA), the main literacy programme for local students. This programme aims to diminish the number of illiterate people around the city. This study also aims to find the expectations of the students and to analyse the internal and external factors that influence the students´ behaviour towards school. Last we describe a new area of poor school attendance due to the lack of quality inside the educational system.
id SCAR_23630fdc9dbe344c217cfc58efec289a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2574
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pereira, MônicaBuffa, Esterhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788831T4http://lattes.cnpq.br/9657694246508397c99fce22-a497-4b6f-934d-c2ac1705bae72016-06-02T19:39:17Z2011-03-222016-06-02T19:39:17Z2011-02-14PEREIRA, Mônica. Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2574The aim of this study is to show the school, family and professional trajectories that both young and adult students have followed during their years of schooling and literacy. In addition to this, we understand the reason to why school attendance drops during school age. Questionaires and interviews were applied and from this data we were able to understand the reasons that brought the students back to school and their new expectations towards education. The study was based on Pierre Bourdier´s theories, having as the main concepts, the habitus, cultural, economic and social capitals. It also describes a brief analyses of the education facilities provided in the city of Araraquara/SP and the characteristics of their literacy programme for both adults and young people (PROEAJA), the main literacy programme for local students. This programme aims to diminish the number of illiterate people around the city. This study also aims to find the expectations of the students and to analyse the internal and external factors that influence the students´ behaviour towards school. Last we describe a new area of poor school attendance due to the lack of quality inside the educational system.A presente dissertação teve por objetivos, estudar as trajetórias escolar, familiar e profissional de jovens e adultos em processo de alfabetização, identificar os principais fatores que os impediram de frequentar a escola na idade escolar, compreender os motivos que condicionaram o retorno aos estudos e analisar as expectativas dos alunos frente à escolarização. Para isso, realizamos um levantamento de dados a partir de questionário e entrevistas. O estudo foi fundamentado nas contribuições teóricas de Pierre Bourdieu adotando como eixo condutor os conceitos de capital cultural, capital econômico, capital social e habitus. Apresenta-se, uma breve análise da configuração do atendimento ao jovem e ao adulto no município de Araraquara/SP e a caracterização do Projeto de Alfabetização para Adultos e Jovens de Araraquara (Proeaja), principal programa que atua na alfabetização de jovens e adultos no município, em que se pode verificar as principais medidas realizadas para a erradicação do analfabetismo em âmbito municipal. O estudo sobre as trajetórias e as novas expectativas dos alunos permitiu a análise dos fatores internos e externos à escola que influenciaram diretamente as trajetórias escolares dos alunos, apresentando a relação entre o grupo estudado e a escola, além de evidenciar um novo tipo de exclusão escolar que está ocorrendo nos últimos anos por meio da não garantia da qualidade do ensino.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRAlfabetização de adultosEducação de jovens e adultosTrajetórias escolaresExpectativas educacionaisCapital culturalHabitusYouth and adult educationSchool trajectoriesEducation expectationsCulture capitalHabitusCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f948a345-f05f-4095-8c1a-98d38e744accinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3470.pdfapplication/pdf1410366https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2574/1/3470.pdf5e897e044d4ca0473203f7b2d42ee170MD51THUMBNAIL3470.pdf.jpg3470.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5746https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2574/2/3470.pdf.jpg3d3a14e7c7cb87887b13ca08004927e3MD52ufscar/25742023-09-18 18:30:50.834oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
title Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
spellingShingle Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
Pereira, Mônica
Alfabetização de adultos
Educação de jovens e adultos
Trajetórias escolares
Expectativas educacionais
Capital cultural
Habitus
Youth and adult education
School trajectories
Education expectations
Culture capital
Habitus
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
title_full Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
title_fullStr Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
title_full_unstemmed Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
title_sort Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP
author Pereira, Mônica
author_facet Pereira, Mônica
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9657694246508397
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mônica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buffa, Ester
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788831T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c99fce22-a497-4b6f-934d-c2ac1705bae7
contributor_str_mv Buffa, Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Educação de jovens e adultos
Trajetórias escolares
Expectativas educacionais
Capital cultural
Habitus
topic Alfabetização de adultos
Educação de jovens e adultos
Trajetórias escolares
Expectativas educacionais
Capital cultural
Habitus
Youth and adult education
School trajectories
Education expectations
Culture capital
Habitus
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
School trajectories
Education expectations
Culture capital
Habitus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this study is to show the school, family and professional trajectories that both young and adult students have followed during their years of schooling and literacy. In addition to this, we understand the reason to why school attendance drops during school age. Questionaires and interviews were applied and from this data we were able to understand the reasons that brought the students back to school and their new expectations towards education. The study was based on Pierre Bourdier´s theories, having as the main concepts, the habitus, cultural, economic and social capitals. It also describes a brief analyses of the education facilities provided in the city of Araraquara/SP and the characteristics of their literacy programme for both adults and young people (PROEAJA), the main literacy programme for local students. This programme aims to diminish the number of illiterate people around the city. This study also aims to find the expectations of the students and to analyse the internal and external factors that influence the students´ behaviour towards school. Last we describe a new area of poor school attendance due to the lack of quality inside the educational system.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-22
2016-06-02T19:39:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Mônica. Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2574
identifier_str_mv PEREIRA, Mônica. Trajetórias de exclusão e novas expectativas: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização no município de Araraquara-SP. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv f948a345-f05f-4095-8c1a-98d38e744acc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2574/1/3470.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2574/2/3470.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e897e044d4ca0473203f7b2d42ee170
3d3a14e7c7cb87887b13ca08004927e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136260693721088