Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ingrid Soares da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Nycole do Amaral
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113
Resumo: The beer market in Brazil arouses interests all over the world. With a large volume of distribution concentrated in a few players, the competition for spaces in this market is fierce, and consequently, investment in advertising grows exponentially. Understanding the consumer purchasing decision-making process and knowing their preferences and influences is essential to direct the strategies of these large companies, ensuring an adequate return on investments in Marketing. The objective of the research is to understand the buying behavior of the beer consumer, identifying the influences in the purchasing decision-making process, in particular the impact of brand communication in this process. This being a quantitative-descriptive research, the data collection sought to capture attitudinal issues of purchase, and the behavior in relation to brands of beer most consumed today, highlighting different aspects such as flavor, packaging and social circle providing relevance in the process.
id SCAR_5bcedcc3919b7e366f6cf3bc226c8f88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14113
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Ingrid Soares daMachado, Nycole do AmaralPiato, Éderson Luizhttp://lattes.cnpq.br/1439984077907071http://lattes.cnpq.br/3027518570929419http://lattes.cnpq.br/154618266009275644e91141-fe22-4677-b23c-394eeabd8b6bedec32ba-037b-4066-ac3a-72242eca26232021-04-15T15:50:28Z2021-04-15T15:50:28Z2021-03-17SILVA, Ingrid Soares da; MACHADO, Nycole do Amaral. Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113The beer market in Brazil arouses interests all over the world. With a large volume of distribution concentrated in a few players, the competition for spaces in this market is fierce, and consequently, investment in advertising grows exponentially. Understanding the consumer purchasing decision-making process and knowing their preferences and influences is essential to direct the strategies of these large companies, ensuring an adequate return on investments in Marketing. The objective of the research is to understand the buying behavior of the beer consumer, identifying the influences in the purchasing decision-making process, in particular the impact of brand communication in this process. This being a quantitative-descriptive research, the data collection sought to capture attitudinal issues of purchase, and the behavior in relation to brands of beer most consumed today, highlighting different aspects such as flavor, packaging and social circle providing relevance in the process.O mercado de cervejas no Brasil desperta interesses por todo o mundo. Com grande volume de distribuição concentrado em poucos players, a disputa por espaços nesse mercado é acirrada, e consequentemente, o investimento em propaganda cresce exponencialmente. Entender o processo decisório de compra do consumidor e conhecer suas preferências e suas influências é essencial para direcionar as estratégias dessas grandes empresas, garantindo o retorno adequado sobre os investimentos em Marketing. O objetivo da pesquisa é compreender o comportamento de compra do consumidor de cervejas, identificando as influências no processo decisório de compra, em especial o impacto da comunicação de marca nesse processo. Sendo essa uma pesquisa quantitativa-descritiva, a coleta de dados buscou captar questões atitudinais de compra, e o comportamento com relação a marcas de cervejas mais consumidas atualmente, ressaltando diferentes aspectos como sabor, embalagem e círculo social provendo relevância no processo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaAdministração - Adm-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento de compraInfluência da propagandaConsumo de cervejasPurchase behaviorInfluence of advertisingBeer consumptionCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAComportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.Purchase behavior of beers consumer in Sorocaba-SP: analysis advertising influences.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060060031d81ae1-cbf2-4dd5-b124-d36ca3e173c1reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Versão Final - Revisão 14.04.21.pdfTCC - Versão Final - Revisão 14.04.21.pdfTCC - Artigoapplication/pdf768515https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/1/TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Revis%c3%a3o%2014.04.21.pdf1244bac40a6e5eecdf64bc2caaac08a5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52THUMBNAILTCC - Versão Final - Revisão 14.04.21.pdf.jpgTCC - Versão Final - Revisão 14.04.21.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6083https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/3/TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Revis%c3%a3o%2014.04.21.pdf.jpgf474418dd183f7f554d712875303fe61MD53ufscar/141132023-09-18 18:32:09.571oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:09Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Purchase behavior of beers consumer in Sorocaba-SP: analysis advertising influences.
title Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
spellingShingle Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
Silva, Ingrid Soares da
Comportamento de compra
Influência da propaganda
Consumo de cervejas
Purchase behavior
Influence of advertising
Beer consumption
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
title_short Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
title_full Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
title_fullStr Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
title_full_unstemmed Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
title_sort Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.
author Silva, Ingrid Soares da
author_facet Silva, Ingrid Soares da
Machado, Nycole do Amaral
author_role author
author2 Machado, Nycole do Amaral
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3027518570929419
http://lattes.cnpq.br/1546182660092756
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ingrid Soares da
Machado, Nycole do Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piato, Éderson Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1439984077907071
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 44e91141-fe22-4677-b23c-394eeabd8b6b
edec32ba-037b-4066-ac3a-72242eca2623
contributor_str_mv Piato, Éderson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de compra
Influência da propaganda
Consumo de cervejas
Purchase behavior
Influence of advertising
Beer consumption
topic Comportamento de compra
Influência da propaganda
Consumo de cervejas
Purchase behavior
Influence of advertising
Beer consumption
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
description The beer market in Brazil arouses interests all over the world. With a large volume of distribution concentrated in a few players, the competition for spaces in this market is fierce, and consequently, investment in advertising grows exponentially. Understanding the consumer purchasing decision-making process and knowing their preferences and influences is essential to direct the strategies of these large companies, ensuring an adequate return on investments in Marketing. The objective of the research is to understand the buying behavior of the beer consumer, identifying the influences in the purchasing decision-making process, in particular the impact of brand communication in this process. This being a quantitative-descriptive research, the data collection sought to capture attitudinal issues of purchase, and the behavior in relation to brands of beer most consumed today, highlighting different aspects such as flavor, packaging and social circle providing relevance in the process.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T15:50:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T15:50:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ingrid Soares da; MACHADO, Nycole do Amaral. Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113
identifier_str_mv SILVA, Ingrid Soares da; MACHADO, Nycole do Amaral. Comportamento de compra do consumidor de cervejas em Sorocaba-SP: análise sobre as influências da propaganda.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 31d81ae1-cbf2-4dd5-b124-d36ca3e173c1
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/1/TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Revis%c3%a3o%2014.04.21.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14113/3/TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Revis%c3%a3o%2014.04.21.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1244bac40a6e5eecdf64bc2caaac08a5
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
f474418dd183f7f554d712875303fe61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136388853825536