Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio Henrique Silveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320
Resumo: This investigation considers the idea of educational processes as part of social environments. Through this point of view, we have the understanding of museums as places where knowledge and the sense of era are approached, transposing to the pedagogical area a rich multidisciplinary environment, resulting in its use as a tool for the enlargement of students cultural background. The objective for this research is to analyze educational potentialities which were observed during the visits to the museums, based on the understanding of middle school students. For this qualitative research, we considered the methodology of a case study, in order to understand and emphasize its singularities, which is, in this case, the pedagogical visits provided by SME, in São Carlos. The data were gathered through forms which were distributed to 124 6th grade students. The results show a variety of meaningful knowledge, either part of the curriculum or extracurricular, which enlarges their cultural capital and spread the museologic culture.
id SCAR_60cf0a8c0a92427c484bc70399bd9a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13320
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Caio Henrique Silveira daOnofre, Márcia Reginahttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598http://lattes.cnpq.br/3528286513630336a97c6204-9e92-42bf-9ca7-3b872135b15e2020-10-06T21:43:31Z2020-10-06T21:43:31Z2019-09-20SILVA, Caio Henrique Silveira da. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320This investigation considers the idea of educational processes as part of social environments. Through this point of view, we have the understanding of museums as places where knowledge and the sense of era are approached, transposing to the pedagogical area a rich multidisciplinary environment, resulting in its use as a tool for the enlargement of students cultural background. The objective for this research is to analyze educational potentialities which were observed during the visits to the museums, based on the understanding of middle school students. For this qualitative research, we considered the methodology of a case study, in order to understand and emphasize its singularities, which is, in this case, the pedagogical visits provided by SME, in São Carlos. The data were gathered through forms which were distributed to 124 6th grade students. The results show a variety of meaningful knowledge, either part of the curriculum or extracurricular, which enlarges their cultural capital and spread the museologic culture.Este estudo defende a ideia de que em diferentes práticas sociais ocorrem processos educativos. Neste sentido, compreendemos os museus como ambientes que transcendem áreas de conhecimentos e épocas, descrevendo para o pedagógico, um ambiente transdisciplinar de valorosa vivência e gerador de saberes, consequentemente, uma excelente ferramenta para o auxílio do desenvolvimento cultural dos alunos. O objetivo da pesquisa foi a de analisar as potencialidades educativas das visitas à museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. Para a realização da pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, devido a profundidade em um fenômeno educacional, com ênfase na sua singularidade, no caso, as visitas aos museus proporcionadas pelos Passeios Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, SP. A coleta de dados foi permeada pela aplicação de questionários com questões abertas e fechadas a 124 alunos de 6º. ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa apontam para as variedades de saberes e aprendizados múltiplos e significativos, tanto dos saberes dos conteúdos curriculares como extra curriculares e a ampliação do capital cultural, além da valorização e difusão da cultura museológica.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPasseios pedagógicosRelação museu-escolaPotencialidades educativasAprendizagens significativasStudentsMiddle-schoolPedagogical visitsMuseum/school relationshipEducational potentialitiesMeaningful knowledgeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPasseios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental IIPedagogical Tours: an analysis of the educational potential of visits to museums in the understanding of elementary school students IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006009f774bc9-76e4-4b05-b1ba-83da72f68cacreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdfDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf6293608https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf2855a220130b2808227de60b8d8a2a21MD56marcia ppge.pdfmarcia ppge.pdfCarta comprovanteapplication/pdf341614https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/3/marcia%20ppge.pdf2abf313311f01c86f0547695a0429128MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/7/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD57TEXTDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdf.txtDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain140308https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf.txtfa91700418dda66020800b50fb912100MD58marcia ppge.pdf.txtmarcia ppge.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/10/marcia%20ppge.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD510THUMBNAILDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdf.jpgDissertação Caio Henrique Silveira dfa Silva.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6730https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf.jpg7a1d2b3a894083b34d7b682b78ee4066MD59marcia ppge.pdf.jpgmarcia ppge.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11625https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/11/marcia%20ppge.pdf.jpg930d155c9c0556516d7d21d8d0c6f5aaMD511ufscar/133202023-09-18 18:32:02.3oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:02Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogical Tours: an analysis of the educational potential of visits to museums in the understanding of elementary school students II
title Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
spellingShingle Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
Silva, Caio Henrique Silveira da
Passeios pedagógicos
Relação museu-escola
Potencialidades educativas
Aprendizagens significativas
Students
Middle-school
Pedagogical visits
Museum/school relationship
Educational potentialities
Meaningful knowledge
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
title_full Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
title_fullStr Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
title_sort Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II
author Silva, Caio Henrique Silveira da
author_facet Silva, Caio Henrique Silveira da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3528286513630336
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Caio Henrique Silveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7176529351192598
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a97c6204-9e92-42bf-9ca7-3b872135b15e
contributor_str_mv Onofre, Márcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Passeios pedagógicos
Relação museu-escola
Potencialidades educativas
Aprendizagens significativas
topic Passeios pedagógicos
Relação museu-escola
Potencialidades educativas
Aprendizagens significativas
Students
Middle-school
Pedagogical visits
Museum/school relationship
Educational potentialities
Meaningful knowledge
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Students
Middle-school
Pedagogical visits
Museum/school relationship
Educational potentialities
Meaningful knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This investigation considers the idea of educational processes as part of social environments. Through this point of view, we have the understanding of museums as places where knowledge and the sense of era are approached, transposing to the pedagogical area a rich multidisciplinary environment, resulting in its use as a tool for the enlargement of students cultural background. The objective for this research is to analyze educational potentialities which were observed during the visits to the museums, based on the understanding of middle school students. For this qualitative research, we considered the methodology of a case study, in order to understand and emphasize its singularities, which is, in this case, the pedagogical visits provided by SME, in São Carlos. The data were gathered through forms which were distributed to 124 6th grade students. The results show a variety of meaningful knowledge, either part of the curriculum or extracurricular, which enlarges their cultural capital and spread the museologic culture.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T21:43:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T21:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Caio Henrique Silveira da. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320
identifier_str_mv SILVA, Caio Henrique Silveira da. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 9f774bc9-76e4-4b05-b1ba-83da72f68cac
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/3/marcia%20ppge.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/7/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/10/marcia%20ppge.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caio%20Henrique%20Silveira%20dfa%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13320/11/marcia%20ppge.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2855a220130b2808227de60b8d8a2a21
2abf313311f01c86f0547695a0429128
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fa91700418dda66020800b50fb912100
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
7a1d2b3a894083b34d7b682b78ee4066
930d155c9c0556516d7d21d8d0c6f5aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136379323318272