Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Valéria Salomon
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5946
Resumo: This paper consists of a series of didactic activities aiming at making the teaching/ learning of the concept of perimeter and planimetry easier for sixth grade elementary students. Our objective is to provide students with an opportunity of meaningful learning of those concepts, as well as an introduction to the formulae for the resolution of geometry problems about perimeter and area. The activities are designed to allow the use of geoboard, EVA materials, as well as guidance which help the grasping of concepts and solution of geometry problems. Those activities were performed in two sixth grade classes from two public schools in the city of Ribeirão Preto SP, Brazil. The results were analyzed using the students answers to the exercise. As an outcome, we managed to design a didactic learning tool, validated by this experiment, ready to be used directly or adapted by teachers in similar circumstances.
id SCAR_6fcc9573aa5a9c8b56a215a171f21c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5946
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Domingos, Valéria SalomonPaterlini, Roberto Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6240750958932738d7420eac-84e1-4e44-a7ba-013abe17fb932016-06-02T20:29:24Z2013-10-072016-06-02T20:29:24Z2013-08-05DOMINGOS, Valéria Salomon. Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5946This paper consists of a series of didactic activities aiming at making the teaching/ learning of the concept of perimeter and planimetry easier for sixth grade elementary students. Our objective is to provide students with an opportunity of meaningful learning of those concepts, as well as an introduction to the formulae for the resolution of geometry problems about perimeter and area. The activities are designed to allow the use of geoboard, EVA materials, as well as guidance which help the grasping of concepts and solution of geometry problems. Those activities were performed in two sixth grade classes from two public schools in the city of Ribeirão Preto SP, Brazil. The results were analyzed using the students answers to the exercise. As an outcome, we managed to design a didactic learning tool, validated by this experiment, ready to be used directly or adapted by teachers in similar circumstances.Nosso trabalho propõe uma série de atividades didáticas que têm o objetivo de facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de perímetro e de área de figuras planas no 6º ano do Ensino Fundamental. Nosso propósito é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de realizar uma aprendizagem significativa sobre esses conceitos e iniciar seu contato com as fórmulas para a resolução de problemas geométricos sobre perímetro e área. Ao construir essas atividades incluímos experimentos com o geoplano, materiais confeccionados com EVA e orientações que auxiliam a compreensão dos conceitos e a resolução dos problemas propostos. Estas atividades foram aplicadas em duas classes de 6º ano de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto. Analisamos os resultados das atividades através das respostas que os estudantes nos forneceram. Obtivemos assim um produto didático, validado com esse experimento e que pode ser usado diretamente ou adaptado por outros professores em circunstâncias similares.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoPerímetro (Matemática)Área (Matemática)CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADesenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ffc3b0f4-2f19-47a5-93f2-db0eee85503dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5479.pdfapplication/pdf4423259https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/1/5479.pdf1f9c5e3aefdead0c0cba3fac309ccde5MD51TEXT5479.pdf.txt5479.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/2/5479.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5479.pdf.jpg5479.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6245https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/3/5479.pdf.jpgc411b706f2a74d22a7afc0d4ede52146MD53ufscar/59462023-09-18 18:31:37.386oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5946Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
title Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
spellingShingle Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
Domingos, Valéria Salomon
Matemática - estudo e ensino
Perímetro (Matemática)
Área (Matemática)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
title_full Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
title_fullStr Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
title_full_unstemmed Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
title_sort Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental
author Domingos, Valéria Salomon
author_facet Domingos, Valéria Salomon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Valéria Salomon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6240750958932738
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d7420eac-84e1-4e44-a7ba-013abe17fb93
contributor_str_mv Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Perímetro (Matemática)
Área (Matemática)
topic Matemática - estudo e ensino
Perímetro (Matemática)
Área (Matemática)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper consists of a series of didactic activities aiming at making the teaching/ learning of the concept of perimeter and planimetry easier for sixth grade elementary students. Our objective is to provide students with an opportunity of meaningful learning of those concepts, as well as an introduction to the formulae for the resolution of geometry problems about perimeter and area. The activities are designed to allow the use of geoboard, EVA materials, as well as guidance which help the grasping of concepts and solution of geometry problems. Those activities were performed in two sixth grade classes from two public schools in the city of Ribeirão Preto SP, Brazil. The results were analyzed using the students answers to the exercise. As an outcome, we managed to design a didactic learning tool, validated by this experiment, ready to be used directly or adapted by teachers in similar circumstances.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-07
2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMINGOS, Valéria Salomon. Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5946
identifier_str_mv DOMINGOS, Valéria Salomon. Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv ffc3b0f4-2f19-47a5-93f2-db0eee85503d
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/1/5479.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/2/5479.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5946/3/5479.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f9c5e3aefdead0c0cba3fac309ccde5
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c411b706f2a74d22a7afc0d4ede52146
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136290135638016