Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hawthorne, Julia Galvani
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961
Resumo: The work sought to understand how art is worked in nursery rooms and which pedagogical proposals can better favor babies' immersion in artistic languages, enabling them to experience and learn about themselves and the world. In order to achieve the main objective, a bibliographic research was carried out. The theoretical journey first involved understanding who the baby is, then knowing how arts contribute to babies` development and finally investigating ways of planning and carrying out pedagogical work with artistic languages with babies in the nursery, contributing to their formation as individuals, in their development and learning.
id SCAR_76c96576f4a45716fb8d7d6a081de4a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13961
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Hawthorne, Julia GalvaniLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/6375774701153121747cc03a-94e8-430e-8e91-9bf70aceda192021-03-10T23:35:17Z2021-03-10T23:35:17Z2021-01-15HAWTHORNE, Julia Galvani. Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961The work sought to understand how art is worked in nursery rooms and which pedagogical proposals can better favor babies' immersion in artistic languages, enabling them to experience and learn about themselves and the world. In order to achieve the main objective, a bibliographic research was carried out. The theoretical journey first involved understanding who the baby is, then knowing how arts contribute to babies` development and finally investigating ways of planning and carrying out pedagogical work with artistic languages with babies in the nursery, contributing to their formation as individuals, in their development and learning.O trabalho buscou compreender como a arte é trabalhada nas salas de berçário e quais propostas pedagógicas podem melhor favorecer a imersão dos bebês nas linguagens artísticas, possibilitando-lhes experiências e aprendizados de si e do mundo. A fim de alcançar o objetivo principal, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. O percurso teórico envolveu primeiramente entender quem é o bebê, em seguida conhecer como as artes contribuem com o desenvolvimento dos bebês e, por fim, investigar modos de planejar e realizar um trabalho pedagógico com as linguagens artísticas com bebês no berçário, auxiliando em sua formação como indivíduos, em seu desenvolvimento e aprendizado.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBebêBabyArte/EducaçãoArt EducationEducação InfantilEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOArte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendoArt in the nursery: babies exploring, creating and learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALHawthorne Julia_TCC 2021.pdfHawthorne Julia_TCC 2021.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf443331https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/1/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdff5c2a43b7c2eb557211c9e16c7e32003MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTHawthorne Julia_TCC 2021.pdf.txtHawthorne Julia_TCC 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain64861https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/3/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdf.txt098875b7d0687296a532d054baec4c6dMD53THUMBNAILHawthorne Julia_TCC 2021.pdf.jpgHawthorne Julia_TCC 2021.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6255https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/4/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdf.jpg40740bd38e5335ed5fbee59e52222bbfMD54ufscar/139612023-09-18 18:32:07.469oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13961Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:07Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Art in the nursery: babies exploring, creating and learning
title Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
spellingShingle Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
Hawthorne, Julia Galvani
Bebê
Baby
Arte/Educação
Art Education
Educação Infantil
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
title_full Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
title_fullStr Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
title_full_unstemmed Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
title_sort Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo
author Hawthorne, Julia Galvani
author_facet Hawthorne, Julia Galvani
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6375774701153121
dc.contributor.author.fl_str_mv Hawthorne, Julia Galvani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 747cc03a-94e8-430e-8e91-9bf70aceda19
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Bebê
Baby
Arte/Educação
Art Education
Educação Infantil
Early childhood education
topic Bebê
Baby
Arte/Educação
Art Education
Educação Infantil
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The work sought to understand how art is worked in nursery rooms and which pedagogical proposals can better favor babies' immersion in artistic languages, enabling them to experience and learn about themselves and the world. In order to achieve the main objective, a bibliographic research was carried out. The theoretical journey first involved understanding who the baby is, then knowing how arts contribute to babies` development and finally investigating ways of planning and carrying out pedagogical work with artistic languages with babies in the nursery, contributing to their formation as individuals, in their development and learning.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T23:35:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-10T23:35:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HAWTHORNE, Julia Galvani. Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961
identifier_str_mv HAWTHORNE, Julia Galvani. Arte no berçário: bebês explorando, criando e aprendendo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/1/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/3/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13961/4/Hawthorne%20Julia_TCC%202021.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5c2a43b7c2eb557211c9e16c7e32003
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
098875b7d0687296a532d054baec4c6d
40740bd38e5335ed5fbee59e52222bbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136387263135744