Despoluição de um lago - progressão geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiconato, Daniele Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5948
Resumo: This work aims to assist the Geometric Progression Content Learning, developing educational material supported by research methodology called didactic engineering. We developed an instructional sequence based on a problem situation, in which students, by providing a simulation of a polluted river, should predict the time needed for the de-pollution to occur and develop a mathematical model in order to explain this phenomenon. The work was applied in a Ninth Grade classroom (Junior High School) in the State School called Victor Maida in Ibitinga with 29 students divided into trios. These trios remained together until the end of the application of the instructional sequence, which lasted five days. The sequence contained about 60 questions, which were formulated into a form with which the student could act autonomously, with minimal teacher intervention. Finally, this work was based on the collection of results in the analysis of priori and a posteriori of the responses provided by the teams, in order to check the results obtained.
id SCAR_7785627348496f4486c09d2fccaa4a86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5948
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Chiconato, Daniele CristinaCosta, Ivo Machado dahttp://lattes.cnpq.br/1111331485581633http://lattes.cnpq.br/89690224290648142a882a92-c2d9-4f51-8ef6-c5fcbb57fea32016-06-02T20:29:24Z2013-10-072016-06-02T20:29:24Z2013-08-17CHICONATO, Daniele Cristina. Despoluição de um lago - progressão geométrica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5948This work aims to assist the Geometric Progression Content Learning, developing educational material supported by research methodology called didactic engineering. We developed an instructional sequence based on a problem situation, in which students, by providing a simulation of a polluted river, should predict the time needed for the de-pollution to occur and develop a mathematical model in order to explain this phenomenon. The work was applied in a Ninth Grade classroom (Junior High School) in the State School called Victor Maida in Ibitinga with 29 students divided into trios. These trios remained together until the end of the application of the instructional sequence, which lasted five days. The sequence contained about 60 questions, which were formulated into a form with which the student could act autonomously, with minimal teacher intervention. Finally, this work was based on the collection of results in the analysis of priori and a posteriori of the responses provided by the teams, in order to check the results obtained.Este trabalho tem o objetivo de auxiliar a aprendizagem do conteúdo de progressão geométrica, desenvolvendo um material didático, embasado na metodologia de pesquisa chamada engenharia didática. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática baseada em uma situação-problema, em que os alunos deveriam, através da simulação de um rio poluído, prever o período necessário para que ocorresse a despoluição, criando, portanto, um modelo matemático que explicasse esse fenômeno. O trabalho foi aplicado em uma sala de aula de 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Victor Maida em Ibitinga, com 29 alunos divididos em trios e estes permaneceram juntos até o fim da aplicação da sequência didática, a qual durou cinco dias. A sequência continha cerca de 60 questões, que foram elaboradas de forma que o aluno pudesse agir de forma autônoma, isto é, com a mínima intervenção do professor. E por fim, este trabalho fundamentou-se na coleta de resultados em análise a priori e a posteriori das respostas apresentadas pelas equipes, a fim de verificar os resultados obtidos.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemáticaEngenharia didáticaSimulaçãoSequência didáticaProgressão geométricaDidactic engineeringGeometric progressionSimulationInstructional sequenceCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADespoluição de um lago - progressão geométricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b3bcc5d4-e52a-4d89-9546-afbac7f4e935info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5481.pdfapplication/pdf4717266https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/1/5481.pdf0987eee80f72c1968702d3a21f048f97MD51TEXT5481.pdf.txt5481.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/2/5481.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5481.pdf.jpg5481.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5714https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/3/5481.pdf.jpg36ad1519ab9e89dc495a17efef736a6dMD53ufscar/59482023-09-18 18:31:37.238oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5948Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Despoluição de um lago - progressão geométrica
title Despoluição de um lago - progressão geométrica
spellingShingle Despoluição de um lago - progressão geométrica
Chiconato, Daniele Cristina
Matemática
Engenharia didática
Simulação
Sequência didática
Progressão geométrica
Didactic engineering
Geometric progression
Simulation
Instructional sequence
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Despoluição de um lago - progressão geométrica
title_full Despoluição de um lago - progressão geométrica
title_fullStr Despoluição de um lago - progressão geométrica
title_full_unstemmed Despoluição de um lago - progressão geométrica
title_sort Despoluição de um lago - progressão geométrica
author Chiconato, Daniele Cristina
author_facet Chiconato, Daniele Cristina
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8969022429064814
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiconato, Daniele Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivo Machado da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1111331485581633
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2a882a92-c2d9-4f51-8ef6-c5fcbb57fea3
contributor_str_mv Costa, Ivo Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Engenharia didática
Simulação
Sequência didática
Progressão geométrica
topic Matemática
Engenharia didática
Simulação
Sequência didática
Progressão geométrica
Didactic engineering
Geometric progression
Simulation
Instructional sequence
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic engineering
Geometric progression
Simulation
Instructional sequence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work aims to assist the Geometric Progression Content Learning, developing educational material supported by research methodology called didactic engineering. We developed an instructional sequence based on a problem situation, in which students, by providing a simulation of a polluted river, should predict the time needed for the de-pollution to occur and develop a mathematical model in order to explain this phenomenon. The work was applied in a Ninth Grade classroom (Junior High School) in the State School called Victor Maida in Ibitinga with 29 students divided into trios. These trios remained together until the end of the application of the instructional sequence, which lasted five days. The sequence contained about 60 questions, which were formulated into a form with which the student could act autonomously, with minimal teacher intervention. Finally, this work was based on the collection of results in the analysis of priori and a posteriori of the responses provided by the teams, in order to check the results obtained.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-07
2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHICONATO, Daniele Cristina. Despoluição de um lago - progressão geométrica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5948
identifier_str_mv CHICONATO, Daniele Cristina. Despoluição de um lago - progressão geométrica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv b3bcc5d4-e52a-4d89-9546-afbac7f4e935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/1/5481.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/2/5481.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5948/3/5481.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0987eee80f72c1968702d3a21f048f97
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
36ad1519ab9e89dc495a17efef736a6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136290139832320