Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quezo, Luciane Ipaqueri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689
Resumo: The present research has as general objective to trace the profile of indigenous students with disabilities in Brazilian federal universities, covering the type of disability and the federal public administrative category. The specific objective will be to indicate the number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education in 2019. The data are related to the year 2019 and were obtained with access to the microdata of the Higher Education census, collected on the INEP platform. The results point to the existence of a considerable number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education. Based on the analyses, the need to give visibility to these people and the expansion of measures to ensure their permanence in Higher Education is highlighted. Diversity is something real and necessary for the generation of new social knowledge about all the cultures then existing. Thus, this research presents elements for reflection on the theme and points out the need for new studies in this area, being essential, since these are still limited.
id SCAR_9429534accd92293493920c4ece9373b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17689
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Quezo, Luciane IpaqueriOrlando, Rosimeire Mariahttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459Corsi, Adriana Mariahttp://lattes.cnpq.br/5553922167803121http://lattes.cnpq.br/24009906784954302d40d1f3-0b5a-4f6e-b1ae-1fb19e89bec52023-04-11T16:13:36Z2023-04-11T16:13:36Z2023-03-29QUEZO, Luciane Ipaqueri. Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689The present research has as general objective to trace the profile of indigenous students with disabilities in Brazilian federal universities, covering the type of disability and the federal public administrative category. The specific objective will be to indicate the number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education in 2019. The data are related to the year 2019 and were obtained with access to the microdata of the Higher Education census, collected on the INEP platform. The results point to the existence of a considerable number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education. Based on the analyses, the need to give visibility to these people and the expansion of measures to ensure their permanence in Higher Education is highlighted. Diversity is something real and necessary for the generation of new social knowledge about all the cultures then existing. Thus, this research presents elements for reflection on the theme and points out the need for new studies in this area, being essential, since these are still limited.A presente pesquisa tem como objetivo geral traçar o perfil dos estudantes indígenas com deficiência nas universidades federais brasileiras, abrangendo o tipo de deficiência e a categoria administrativa público federal. O objetivo específico é indicar o número de estudantes indígenas com deficiência nas instituições federais de Ensino Superior em 2019. Os dados são relativos ao ano 2019 e foram obtidos com o acesso aos microdados do censo da Educação Superior, coletados na plataforma do INEP. Os resultados apontam para a existência de um número considerável de alunos indígenas com deficiência nas instituições federais de Ensino Superior. Com base nas análises, destaca-se a necessidade de se dar visibilidade a estas pessoas e da ampliação de medidas que garantam a permanência das mesmas no Ensino Superior. A diversidade é algo real e necessário para a geração de novos conhecimentos sociais acerca de todas as culturas então existentes. Sendo assim, esta pesquisa apresenta elementos para reflexão sobre o tema e aponta a necessidade de novos estudos nesta área, sendo essencial, visto que estes ainda são limitados.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudantes indígenasAlunos com deficiênciasEducação superiorIndigenous studentsStudents with disabilitiesCollege educationCIENCIAS HUMANASPerfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileirasProfile of indigenous students target audience of special education in federal universitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006007fa2d95d-b9d4-4bbc-8371-1495749817b7reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdfTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdfapplication/pdf877835https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/1/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf2c70511adebd422afb7b7a492f2b8440MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.txtTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.txtExtracted texttext/plain87251https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/3/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.txtbc5afc00c32b0e42546baf1cc3054c5fMD53THUMBNAILTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.jpgTCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5755https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/4/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.jpga5b6e91c18862997e1a9e97ef7ceb752MD54ufscar/176892023-09-18 18:32:36.322oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17689Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Profile of indigenous students target audience of special education in federal universities
title Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
spellingShingle Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
Quezo, Luciane Ipaqueri
Estudantes indígenas
Alunos com deficiências
Educação superior
Indigenous students
Students with disabilities
College education
CIENCIAS HUMANAS
title_short Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
title_full Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
title_fullStr Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
title_full_unstemmed Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
title_sort Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras
author Quezo, Luciane Ipaqueri
author_facet Quezo, Luciane Ipaqueri
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2400990678495430
dc.contributor.author.fl_str_mv Quezo, Luciane Ipaqueri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4254571422608459
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Corsi, Adriana Maria
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5553922167803121
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2d40d1f3-0b5a-4f6e-b1ae-1fb19e89bec5
contributor_str_mv Orlando, Rosimeire Maria
Corsi, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes indígenas
Alunos com deficiências
Educação superior
topic Estudantes indígenas
Alunos com deficiências
Educação superior
Indigenous students
Students with disabilities
College education
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous students
Students with disabilities
College education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
description The present research has as general objective to trace the profile of indigenous students with disabilities in Brazilian federal universities, covering the type of disability and the federal public administrative category. The specific objective will be to indicate the number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education in 2019. The data are related to the year 2019 and were obtained with access to the microdata of the Higher Education census, collected on the INEP platform. The results point to the existence of a considerable number of indigenous students with disabilities in federal institutions of Higher Education. Based on the analyses, the need to give visibility to these people and the expansion of measures to ensure their permanence in Higher Education is highlighted. Diversity is something real and necessary for the generation of new social knowledge about all the cultures then existing. Thus, this research presents elements for reflection on the theme and points out the need for new studies in this area, being essential, since these are still limited.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-11T16:13:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-11T16:13:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEZO, Luciane Ipaqueri. Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689
identifier_str_mv QUEZO, Luciane Ipaqueri. Perfil de estudantes indígenas público-alvo da educação especial nas universidades federais brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 7fa2d95d-b9d4-4bbc-8371-1495749817b7
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/1/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/3/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17689/4/TCC_LucianeIpaqueriQuezo_2023.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c70511adebd422afb7b7a492f2b8440
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
bc5afc00c32b0e42546baf1cc3054c5f
a5b6e91c18862997e1a9e97ef7ceb752
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136420263919616