Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Henrique Severino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107
Resumo: A pedagogical strategy that has been increasingly used is the Flipped Classroom in which the student is in contact with basic information about the study content before the class, by a guide made available by the teacher in a Virtual Learning Platform. This way, time and space in school is enlarged to the practical comprehension activities and to the solving of problems and personalized understanding of the student. The Flipped Classroom was implemented as a methodology to the teaching of organic functions to 28 students in their second high school year at São Francisco School, in Passos/MG (Brazil), with the objective of understanding how the methodology contributes to the development of undertaking abilities in the teaching and learning process. This study has as a product a script of activities for the virtual platform using video classes that are available at YouTube and guides of practical presential activities. It was possible to observe that, at the end of the study, most students were more committed to the chemistry assignments and, as a result, they had an autonomous behavior in their teaching/learning process.
id SCAR_f3829f006c94e5c9e6af8af9b3e132fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13107
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ferreira, Pedro Henrique SeverinoLupetti, Karina Omurohttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064http://lattes.cnpq.br/3779141102436947b0326498-1094-4469-bb0d-65bc9ecfa8832020-07-31T22:37:45Z2020-07-31T22:37:45Z2020-05-18FERREIRA, Pedro Henrique Severino. Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107A pedagogical strategy that has been increasingly used is the Flipped Classroom in which the student is in contact with basic information about the study content before the class, by a guide made available by the teacher in a Virtual Learning Platform. This way, time and space in school is enlarged to the practical comprehension activities and to the solving of problems and personalized understanding of the student. The Flipped Classroom was implemented as a methodology to the teaching of organic functions to 28 students in their second high school year at São Francisco School, in Passos/MG (Brazil), with the objective of understanding how the methodology contributes to the development of undertaking abilities in the teaching and learning process. This study has as a product a script of activities for the virtual platform using video classes that are available at YouTube and guides of practical presential activities. It was possible to observe that, at the end of the study, most students were more committed to the chemistry assignments and, as a result, they had an autonomous behavior in their teaching/learning process.Uma estratégia pedagógica que vem sendo adotada de forma crescente é a Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida, em que o aluno tem contato com a informação básica sobre o conteúdo de estudo antes da aula, por meio de um roteiro disponibilizado pelo professor em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, amplia-se o tempo do espaço escolar para atividades práticas de compreensão e de resolução de problemas e para o atendimento personalizado do aluno. A Sala de Aula Invertida foi implementada como metodologia para o ensino de funções orgânicas para 28 estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio São Francisco em Passos/MG, com o objetivo de compreender como a metodologia contribui no desenvolvimento de habilidades empreendedoras no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho desenvolveu como produto roteiros de atividades para o ambiente virtual utilizando videoaulas disponíveis no Youtube e para as aulas presenciais. Pode-se observar que, ao fim deste trabalho, a maioria dos alunos estava mais engajada com os afazeres escolares de química, sendo assim, empreenderam uma postura mais autônoma diante do processo de ensino e aprendizagem.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSala de aula invertidaEmpreenderAmbiente virtual de aprendizagemFlipped classroomUndertakeVirtual learning platformCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICAEmpreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicasUndertaking and educating: the flipped classroom in organic fuctions teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600590c8381-3570-4294-860c-e9517322e7d7reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdfEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdfapplication/pdf2400660https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/3/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdff8fee0ce23e69b1a9c665208ad29644fMD53Carta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdfCarta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdfapplication/pdf288521https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/4/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf6edad299c14b9e3015a1136e27ced2c8MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdf.txtEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdf.txtExtracted texttext/plain154336https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/6/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdf.txtef9fb6dc20f03b88e16cb07c83e23d22MD56Carta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdf.txtCarta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/8/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf.txtd784fa8b6d98d27699781bd9a7cf19f0MD58THUMBNAILEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdf.jpgEMPREENDER E EDUCAR - A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10039https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/7/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdf.jpg29d5ea2ed732913e270e7a8c73f659e6MD57Carta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdf.jpgCarta de homologação - Pedro H S Ferreira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10527https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/9/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf.jpg619dccdaadae955792115e891d0d5e4bMD59ufscar/131072023-09-18 18:31:59.3oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13107Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:59Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Undertaking and educating: the flipped classroom in organic fuctions teaching
title Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
spellingShingle Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
Ferreira, Pedro Henrique Severino
Sala de aula invertida
Empreender
Ambiente virtual de aprendizagem
Flipped classroom
Undertake
Virtual learning platform
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
title_short Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
title_full Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
title_fullStr Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
title_full_unstemmed Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
title_sort Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
author Ferreira, Pedro Henrique Severino
author_facet Ferreira, Pedro Henrique Severino
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3779141102436947
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Henrique Severino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5198051111079064
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b0326498-1094-4469-bb0d-65bc9ecfa883
contributor_str_mv Lupetti, Karina Omuro
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Empreender
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Sala de aula invertida
Empreender
Ambiente virtual de aprendizagem
Flipped classroom
Undertake
Virtual learning platform
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Flipped classroom
Undertake
Virtual learning platform
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
description A pedagogical strategy that has been increasingly used is the Flipped Classroom in which the student is in contact with basic information about the study content before the class, by a guide made available by the teacher in a Virtual Learning Platform. This way, time and space in school is enlarged to the practical comprehension activities and to the solving of problems and personalized understanding of the student. The Flipped Classroom was implemented as a methodology to the teaching of organic functions to 28 students in their second high school year at São Francisco School, in Passos/MG (Brazil), with the objective of understanding how the methodology contributes to the development of undertaking abilities in the teaching and learning process. This study has as a product a script of activities for the virtual platform using video classes that are available at YouTube and guides of practical presential activities. It was possible to observe that, at the end of the study, most students were more committed to the chemistry assignments and, as a result, they had an autonomous behavior in their teaching/learning process.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-31T22:37:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-31T22:37:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Pedro Henrique Severino. Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107
identifier_str_mv FERREIRA, Pedro Henrique Severino. Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 590c8381-3570-4294-860c-e9517322e7d7
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/3/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/4/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/5/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/6/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/8/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/7/EMPREENDER%20E%20EDUCAR%20-%20A%20SALA%20DE%20AULA%20INVERTIDA%20NO%20ENSINO%20DE%20FUN%c3%87%c3%95ES%20ORG%c3%82NICAS.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13107/9/Carta%20de%20homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Pedro%20H%20S%20Ferreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8fee0ce23e69b1a9c665208ad29644f
6edad299c14b9e3015a1136e27ced2c8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ef9fb6dc20f03b88e16cb07c83e23d22
d784fa8b6d98d27699781bd9a7cf19f0
29d5ea2ed732913e270e7a8c73f659e6
619dccdaadae955792115e891d0d5e4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715619852320768