Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gisela Garcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6630
Resumo: It has been shown that students of latest high school year do not know the meaning of the symbols of radioactivity, and sometimes they mix up mentally with different sources of radioactivity or types of radiation. Students usually link radioactivity with nuclear weapons or with nuclear accidents that they have heard about. Important issues of radioisotopes such as the applications in medicine are unknown by students and seem to be far off student everyday life. Didactic and playful materials are recognized as important tools to help teachers to motivate students in many activities. In this work we have developed a didactic game for Chemistry and Physics students based on game approaches and new teaching/learning methods. The material proposed here consists in a ruleassisted didactic game, a board game with cards and dice that requires from the players the knowledge and reasoning in radioisotopes and nuclear phenomena to answer the proposed questions in order to get forward. This didactic game was tested in classroom and the results indicated an increase of student s interest and skills in the subject.
id SCAR_ffcfdf745b887c6ae01cf18ac1846b61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6630
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Martins, Gisela GarciaMarques, Rosebelly Nuneshttp://lattes.cnpq.br/792173590400358325e6ffc2-8d6f-4073-9ee3-fb30620a05b32016-06-02T20:37:44Z2010-10-212016-06-02T20:37:44Z2010-10-01MARTINS, Gisela Garcia. Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6630It has been shown that students of latest high school year do not know the meaning of the symbols of radioactivity, and sometimes they mix up mentally with different sources of radioactivity or types of radiation. Students usually link radioactivity with nuclear weapons or with nuclear accidents that they have heard about. Important issues of radioisotopes such as the applications in medicine are unknown by students and seem to be far off student everyday life. Didactic and playful materials are recognized as important tools to help teachers to motivate students in many activities. In this work we have developed a didactic game for Chemistry and Physics students based on game approaches and new teaching/learning methods. The material proposed here consists in a ruleassisted didactic game, a board game with cards and dice that requires from the players the knowledge and reasoning in radioisotopes and nuclear phenomena to answer the proposed questions in order to get forward. This didactic game was tested in classroom and the results indicated an increase of student s interest and skills in the subject.Mesmo com toda a atenção que a mídia falada e escrita tem dado ao tema radioatividade, várias pesquisas mostram que os alunos do último ano do ensino médio, tanto da educação de jovens e adultos como do curso regular, desconhecem seus símbolos, confundem diferentes fontes e diferentes tipos de radiação com radioatividade. Aplicações de radioisótopos em campos como a medicina quase não são conhecidas pelos estudantes. Além disso, o assunto não é tratado de forma adequada na escola, pois, geralmente, não são usadas todas as possibilidades de contextualização, sendo citados apenas o uso na fabricação de bombas, e os acidentes ocorridos em usinas nucleares. Este tratamento dá a impressão do assunto estar distante do cotidiano do aluno. Materiais didáticos baseados em jogos são reconhecidos como ferramentas importantes para auxiliar os professores na sua tarefa de motivação das classes. Neste trabalho elaboramos uma possibilidade didática em sala de aula, com base na literatura referente a jogos e novas metodologias de ensino, e dirigida aos estudantes de química e física do ensino médio. O material proposto consiste de um jogo didático de regras, baseado num jogo de tabuleiro com dados, e cartas com perguntas contextualizadas, onde os jogadores através do conhecimento e do raciocínio podem avançar e alcançar o objetivo (chegar ao fim do jogo). O jogo foi testado em classes do 3º ano do ensino médio, e os resultados indicaram um aumento no interesse dos alunos e nas habilidades esperadasSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarBRQuímica - estudo e ensinoRecursos didáticosJogos educativosEducação científicaDidactic resortsScientific EducationGameCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACompreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdicaUnderstanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b7beffff-b453-4415-9e78-e9204a7fa875info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3256.pdfapplication/pdf4339869https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6630/1/3256.pdf4fc60708f68e5668d987410bbb1a2be1MD51THUMBNAIL3256.pdf.jpg3256.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9851https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6630/2/3256.pdf.jpg0b5e9fb4a1a90d0a13352f968c222606MD52ufscar/66302023-09-18 18:31:12.222oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6630Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity
title Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
spellingShingle Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
Martins, Gisela Garcia
Química - estudo e ensino
Recursos didáticos
Jogos educativos
Educação científica
Didactic resorts
Scientific Education
Game
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
title_full Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
title_fullStr Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
title_full_unstemmed Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
title_sort Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
author Martins, Gisela Garcia
author_facet Martins, Gisela Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gisela Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Rosebelly Nunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7921735904003583
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 25e6ffc2-8d6f-4073-9ee3-fb30620a05b3
contributor_str_mv Marques, Rosebelly Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Recursos didáticos
Jogos educativos
Educação científica
topic Química - estudo e ensino
Recursos didáticos
Jogos educativos
Educação científica
Didactic resorts
Scientific Education
Game
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic resorts
Scientific Education
Game
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description It has been shown that students of latest high school year do not know the meaning of the symbols of radioactivity, and sometimes they mix up mentally with different sources of radioactivity or types of radiation. Students usually link radioactivity with nuclear weapons or with nuclear accidents that they have heard about. Important issues of radioisotopes such as the applications in medicine are unknown by students and seem to be far off student everyday life. Didactic and playful materials are recognized as important tools to help teachers to motivate students in many activities. In this work we have developed a didactic game for Chemistry and Physics students based on game approaches and new teaching/learning methods. The material proposed here consists in a ruleassisted didactic game, a board game with cards and dice that requires from the players the knowledge and reasoning in radioisotopes and nuclear phenomena to answer the proposed questions in order to get forward. This didactic game was tested in classroom and the results indicated an increase of student s interest and skills in the subject.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-21
2016-06-02T20:37:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Gisela Garcia. Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6630
identifier_str_mv MARTINS, Gisela Garcia. Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv b7beffff-b453-4415-9e78-e9204a7fa875
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6630/1/3256.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6630/2/3256.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fc60708f68e5668d987410bbb1a2be1
0b5e9fb4a1a90d0a13352f968c222606
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136296451211264