BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Letícia Campos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campos, Carolina Rosa
Tipo de documento: preprint
Idioma: eng
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3721
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar características da Síndrome de Burnout , satisfação com a vida, autoestima e otimismo em professores universitários durante o ensino remoto estabelecido pela contingência da pandemia causada pelo COVID-19. Participaram 98 professores com idade entre 31 e 64 anos (M=43,35; DP=7,98; 60,20% mulheres) que responderam ao questionário sociodemográfico e uso de tecnologias, BurnoutEscala de Caracterização, Escala de Satisfação com a Vida e Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados indicaram a prevalência de docentes em cursos relacionados à área da saúde, e que realizavam atividades além das aulas, utilizando diferentes plataformas digitais. Observou-se um aumento de disciplinas ministradas entre os períodos letivos, acompanhado da percepção da jornada de trabalho semanal. Em relação aos instrumentos, os índices de autoestima ficaram abaixo da média, otimismo dentro da média e satisfação com a vida acima da média. Quanto ao burnout , foram observados níveis baixos, com destaque para a falta de realização pessoal no trabalho e desgaste emocional. Quanto às análises de correlação, as mulheres apresentaram maiores médias relacionadas à saúde mental e os homens apresentaram maior média de burnout, com relação significativa entre idade e otimismo, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nos índices de saúde mental ao longo do período. controlo remoto. Limitações quanto ao número de participantes e ao instrumento de burnout utilizado sugerem que novos estudos sejam realizados para obter uma compreensão mais assertiva da saúde mental dos docentes universitários.
id SCI-1_5272a4e98193ba1c4264271e36f60edb
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/3721
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATIONSÍNDROME DE BURNOUT, SATISFACCIÓN CON LA VIDA, AUTOESTIMA Y OPTIMISMO EN DOCENTES UNIVERSITARIOS DURANTE LA EDUCACIÓN A DISTANCIASíndrome de Burnout, Satisfação de vida, Autoestima e Otimismo em docentes universitários durante o ensino remotoSíndrome de BurnoutSatisfação de VidaOtimismoAutoestimaProfessores universitáriosAdoecimento MentalCoronavírusSaúde MentalPsicologia PositivaProfesores universitariosEnfermedad MentalCoronavirusSalud MentalPsicología PositivaEsta pesquisa buscou investigar características da Síndrome de Burnout , satisfação com a vida, autoestima e otimismo em professores universitários durante o ensino remoto estabelecido pela contingência da pandemia causada pelo COVID-19. Participaram 98 professores com idade entre 31 e 64 anos (M=43,35; DP=7,98; 60,20% mulheres) que responderam ao questionário sociodemográfico e uso de tecnologias, BurnoutEscala de Caracterização, Escala de Satisfação com a Vida e Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados indicaram a prevalência de docentes em cursos relacionados à área da saúde, e que realizavam atividades além das aulas, utilizando diferentes plataformas digitais. Observou-se um aumento de disciplinas ministradas entre os períodos letivos, acompanhado da percepção da jornada de trabalho semanal. Em relação aos instrumentos, os índices de autoestima ficaram abaixo da média, otimismo dentro da média e satisfação com a vida acima da média. Quanto ao burnout , foram observados níveis baixos, com destaque para a falta de realização pessoal no trabalho e desgaste emocional. Quanto às análises de correlação, as mulheres apresentaram maiores médias relacionadas à saúde mental e os homens apresentaram maior média de burnout, com relação significativa entre idade e otimismo, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nos índices de saúde mental ao longo do período. controlo remoto. Limitações quanto ao número de participantes e ao instrumento de burnout utilizado sugerem que novos estudos sejam realizados para obter uma compreensão mais assertiva da saúde mental dos docentes universitários.Esta investigación indagará el Síndrome de Burnout, satisfacción con la vida, autoestima y optimismo en profesores universitarios durante la docencia a distancia instaurada por la contingencia de la pandemia del COVID-19. Participaron 98 docentes con edades entre 31 y 64 años (M=43,35; DT=7,98; 60,20% mujeres) que contestaron el cuestionario sociodemográfico y de tecnologías, Escala de Caracterización del Burnout, Escala de Satisfacción con la Vida y Escala de Autoestima de Rosenberg. Los resultados indicaron prevalencia de profesores en el área de la salud, y que realizaban actividades más allá de las clases, utilizando diferentes plataformas digitales. Se observó un aumento de asignaturas impartidas entre periodos escolares, acompañado de la percepción de la jornada laboral semanal. Acerca de los instrumentos, los índices de autoestima se ubicaron por debajo del promedio, el optimismo dentro del valor promedio y la satisfacción con la vida por encima del promedio. Acerca del burnout, se observaron niveles bajos, con énfasis en la falta de realización personal en el trabajo y el agotamiento emocional. Acerca de los análisis de correlación, las mujeres presentaran medias mayores relacionadas con la salud mental y los hombres una media mayores de burnout, existiendo relación significativa entre  edad y optimismo, aunque no se encontraron diferencias significativas en los índices de salud mental a medida que avanzaba el periodo. Las limitaciones en acerca de los participantes y el instrumento de burnout sugieren que se realicen estudios para mejor comprensión de la salud mental de los profesores.Esta buscou investigar como características de pesquisa de Burnout , satisfação de vida, e ensino em professores universitários durante ou programados pela contingência da pandemia de emergência pela COVID-19. Participaram 8 professores com idades entre 31 e 64 anos (M=43,35; DP=7,98; 60,20% mulheres) que responderam ao orgulho sociodemográfico e uso de tecnologias, Escala de Caracterização Burnout , Escala de Satisfação de Vida e Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados indicam uma prevalência de docentes em cursos ligados à área da saúde, e que exercem atividades além das aulas, usando plataformas digitais diferentes.aumento das disciplinas ministradas entre os períodos letivos, acompanhados pela percepção das horas semanais de trabalho foi observada. Em relação aos instrumentos, observou-se os índices de autoestima abaixo da média, de otimismo dentro do valor médio e de satisfação da vida acima da média. Quanto ao burnout , observeam-se os níveis, com destaque para a realização pessoal no trabalho e falta emocional. Quantos relacionados com os homens de homens, mulheres semelhantes com os médicos à saúde mental , havendo uma relação significativa entre a idade e o otimismo, embora não houvesse diferenças de idade mental superiores significativas nos índices de saúde o avanço do período remoto.Limitações ao número de participantes e ao instrumento utilizado para estudos de estudantes quanto a estudantes universitários a fim de obter uma compreensão mais assertiva sobre saúde mental de docentes .SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2022-03-09info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/372110.1590/SciELOPreprints.3721enghttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/3721/6889Copyright (c) 2022 Letícia Campos de Toledo, Carolina Rosa Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Letícia Campos deCampos, Carolina Rosareponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2022-03-04T01:09:34Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/3721Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2022-03-04T01:09:34SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
SÍNDROME DE BURNOUT, SATISFACCIÓN CON LA VIDA, AUTOESTIMA Y OPTIMISMO EN DOCENTES UNIVERSITARIOS DURANTE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA
Síndrome de Burnout, Satisfação de vida, Autoestima e Otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto
title BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
spellingShingle BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
Toledo, Letícia Campos de
Síndrome de Burnout
Satisfação de Vida
Otimismo
Autoestima
Professores universitários
Adoecimento Mental
Coronavírus
Saúde Mental
Psicologia Positiva
Profesores universitarios
Enfermedad Mental
Coronavirus
Salud Mental
Psicología Positiva
title_short BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
title_full BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
title_fullStr BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
title_full_unstemmed BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
title_sort BURNOUT SYNDROME, LIFE SATISFACTION, SELF-ESTEEM AND OPTIMISM IN UNIVERSITY TEACHERS DURING REMOTE EDUCATION
author Toledo, Letícia Campos de
author_facet Toledo, Letícia Campos de
Campos, Carolina Rosa
author_role author
author2 Campos, Carolina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Letícia Campos de
Campos, Carolina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Satisfação de Vida
Otimismo
Autoestima
Professores universitários
Adoecimento Mental
Coronavírus
Saúde Mental
Psicologia Positiva
Profesores universitarios
Enfermedad Mental
Coronavirus
Salud Mental
Psicología Positiva
topic Síndrome de Burnout
Satisfação de Vida
Otimismo
Autoestima
Professores universitários
Adoecimento Mental
Coronavírus
Saúde Mental
Psicologia Positiva
Profesores universitarios
Enfermedad Mental
Coronavirus
Salud Mental
Psicología Positiva
description Esta pesquisa buscou investigar características da Síndrome de Burnout , satisfação com a vida, autoestima e otimismo em professores universitários durante o ensino remoto estabelecido pela contingência da pandemia causada pelo COVID-19. Participaram 98 professores com idade entre 31 e 64 anos (M=43,35; DP=7,98; 60,20% mulheres) que responderam ao questionário sociodemográfico e uso de tecnologias, BurnoutEscala de Caracterização, Escala de Satisfação com a Vida e Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados indicaram a prevalência de docentes em cursos relacionados à área da saúde, e que realizavam atividades além das aulas, utilizando diferentes plataformas digitais. Observou-se um aumento de disciplinas ministradas entre os períodos letivos, acompanhado da percepção da jornada de trabalho semanal. Em relação aos instrumentos, os índices de autoestima ficaram abaixo da média, otimismo dentro da média e satisfação com a vida acima da média. Quanto ao burnout , foram observados níveis baixos, com destaque para a falta de realização pessoal no trabalho e desgaste emocional. Quanto às análises de correlação, as mulheres apresentaram maiores médias relacionadas à saúde mental e os homens apresentaram maior média de burnout, com relação significativa entre idade e otimismo, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nos índices de saúde mental ao longo do período. controlo remoto. Limitações quanto ao número de participantes e ao instrumento de burnout utilizado sugerem que novos estudos sejam realizados para obter uma compreensão mais assertiva da saúde mental dos docentes universitários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3721
10.1590/SciELOPreprints.3721
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3721
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.3721
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/3721/6889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Letícia Campos de Toledo, Carolina Rosa Campos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Letícia Campos de Toledo, Carolina Rosa Campos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047827349635072