WAYS OF BEING AND EXPERIENCING YOUTH AMONG HIGH SCHOOLERS IN THE COUNTRYSIDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Edna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leão, Geraldo
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6061
Resumo: O artigo discute a condição juvenil entre estudantes do ensino médio de uma comunidade rural. Analisa alguns resultados de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 em um projeto de irrigação na região Nordeste do Brasil. Coletamos dados por meio de questionários, análise documental, observação de campo e entrevistas narrativas com treze alunos com idades entre 14 e 24 anos. Usamos os dados quantitativos para construir o perfil geral dos alunos. As entrevistas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo e na Análise do Discurso. Apesar de compartilharem experiências comuns, principalmente no que diz respeito à escola e ao trabalho, os resultados indicam uma diversidade de trajetórias e projetos entre os alunos. As representações sobre as experiências de ser jovem camponês, a identificação com o território,
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spelling WAYS OF BEING AND EXPERIENCING YOUTH AMONG HIGH SCHOOLERS IN THE COUNTRYSIDEFORMAS DE SER Y VIVIR LA CONDICIÓN JUVENIL ENTRE ESTUDIANTES DE SECUNDARIA EN EL CAMPOMODOS DE SER E VIVER A CONDIÇÃO JUVENIL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CAMPOJuventude ruralensino médioeducação no campoRural Youthhigh schooleducation in the countrysideJuventud ruralescuela secundariaeducación en el campoO artigo discute a condição juvenil entre estudantes do ensino médio de uma comunidade rural. Analisa alguns resultados de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 em um projeto de irrigação na região Nordeste do Brasil. Coletamos dados por meio de questionários, análise documental, observação de campo e entrevistas narrativas com treze alunos com idades entre 14 e 24 anos. Usamos os dados quantitativos para construir o perfil geral dos alunos. As entrevistas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo e na Análise do Discurso. Apesar de compartilharem experiências comuns, principalmente no que diz respeito à escola e ao trabalho, os resultados indicam uma diversidade de trajetórias e projetos entre os alunos. As representações sobre as experiências de ser jovem camponês, a identificação com o território,El artículo discute la condición juvenil de los estudiantes de secundaria de una comunidad rural. Analiza algunos resultados de una encuesta que se realizó entre 2017 y 2019 en un proyecto de riego en la Región Nordeste de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios, análisis de documentos, observación de campo y entrevistas narrativas con trece estudiantes de 14 a 24 años. Se utilizaron datos cuantitativos para construir el perfil general de los estudiantes. Las entrevistas fueron analizadas con base en el Análisis de Contenido y el Análisis del Discurso. A pesar de compartir experiencias comunes, principalmente en relación a la escuela y el trabajo, los resultados indican una diversidad de trayectorias y proyectos entre los estudiantes. Las representaciones sobre las experiencias de ser joven campesino, la identificación con el territorio y el lugar de la escolarización en sus proyectos de futuro variaron según el origen social, las trayectorias individuales y familiares y la pertenencia racial y de género.Este artigo discute a condição juvenil entre estudantes do ensino médio de uma comunidade rural. Analisa alguns resultados de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 em um projeto de irrigação na Região Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de acompanhamentos, análise documental, observação de campo e entrevistas narrativas com treze alunos de 14 a 24 anos. Os dados quantitativos foram utilizados para construir o perfil geral dos alunos. As entrevistas foram seguidas com base na Análise de Conteúdo e na Análise do Discurso. Apesar de compartilharem experiências comuns, principalmente em relação à escola e ao trabalho, os resultados mostram uma diversidade de trajetórias e projetos entre os alunos.As representações sobre as experiências de ser jovem camponês/a,SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-05-19info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/606110.1590/SciELOPreprints.6061porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6061/11650Copyright (c) 2023 Geraldo Leão, Edna Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, EdnaLeão, Geraldoreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-05-09T12:50:34Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6061Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-05-09T12:50:34SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
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