THE BRAZILIAN BIOLOGY OLYMPIAD: THE “X” OF THE QUESTION
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | preprint |
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Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5494 |
Resumo: | A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) há 11 anos vem sendo realizada como forma de motivação do espírito competitivo e estímulo ao conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. Desta forma, este trabalho visou apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda etapa de seleção da OBB, com o intuito de verificar quais temas são mais procurados, como se estruturam as provas e quais as tendências mais relevantes que podem colaborar com a ação escolar nessa do docente para preparar seus discentes competição. Como resultados pode-se observar que os temas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica são os maissolicitados nas provas. Essa constatação direciona a importância que essas áreas constituem para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. Questões contextualizadas também foram evidenciadas como recorrentes, direcionando para uma preparação de conteúdos mais vinculados com a realidade do aluno. Percebe-se que as principais tendências para as provas da OBB obedecem preferencialmente alguns eixos dentro da Biologia e a contextualização é uma abordagem mais importante para apresentação dos conteúdos. |
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THE BRAZILIAN BIOLOGY OLYMPIAD: THE “X” OF THE QUESTIONOLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA: O "X" DA QUESTÃOEducational CompetitionsScientific KnowledgeHigh SchoolCompetições EducativasSaber CientíficoEnsino MédioA Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) há 11 anos vem sendo realizada como forma de motivação do espírito competitivo e estímulo ao conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. Desta forma, este trabalho visou apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda etapa de seleção da OBB, com o intuito de verificar quais temas são mais procurados, como se estruturam as provas e quais as tendências mais relevantes que podem colaborar com a ação escolar nessa do docente para preparar seus discentes competição. Como resultados pode-se observar que os temas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica são os maissolicitados nas provas. Essa constatação direciona a importância que essas áreas constituem para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. Questões contextualizadas também foram evidenciadas como recorrentes, direcionando para uma preparação de conteúdos mais vinculados com a realidade do aluno. Percebe-se que as principais tendências para as provas da OBB obedecem preferencialmente alguns eixos dentro da Biologia e a contextualização é uma abordagem mais importante para apresentação dos conteúdos.Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-01-31info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/549410.1590/SciELOPreprints.5494porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5494/10620Copyright (c) 2023 Thaysa Tomáz de Aquino Gomes, Rosiclea Maria Santos D'Andrea, Hermes Machado-Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Thaysa Tomáz de AquinoD'Andrea, Rosiclea Maria SantosMachado-Filho, Hermesreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-01-24T17:36:39Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5494Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-01-24T17:36:39SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
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