OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: D'Andrea, Rosiclea Maria Santos, Machado-Filho, Hermes
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH
Resumo: <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p>
id SCI-2_85a336088681847f020c87cac2c3cfa5
oai_identifier_str doi:10.48331/scielodata.0NBKFH
network_acronym_str SCI-2
network_name_str SciELO Data
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFHGomes, Thaysa Tomáz de AquinoD'Andrea, Rosiclea Maria SantosMachado-Filho, HermesOLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIASciELO Data<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p>2023-11-16info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Medicine, Health and Life SciencesEducational CompetitionsScientific KnowledgeHigh Schoolinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:59SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.0NBKFH
dc.title.none.fl_str_mv OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
title OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
spellingShingle OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino
Medicine, Health and Life Sciences
Educational Competitions
Scientific Knowledge
High School
title_short OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
title_full OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
title_fullStr OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
title_sort OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
author Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino
author_facet Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino
D'Andrea, Rosiclea Maria Santos
Machado-Filho, Hermes
author_role author
author2 D'Andrea, Rosiclea Maria Santos
Machado-Filho, Hermes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino
D'Andrea, Rosiclea Maria Santos
Machado-Filho, Hermes
dc.subject.none.fl_str_mv Medicine, Health and Life Sciences
Educational Competitions
Scientific Knowledge
High School
topic Medicine, Health and Life Sciences
Educational Competitions
Scientific Knowledge
High School
description <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p>
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH
url https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Data
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Data
collection SciELO Data
repository.name.fl_str_mv SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv data@scielo.org
_version_ 1797042022436044800