Os sentidos da saúde e da doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czeresnia, Dina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas, Oviedo, Rafael Antonio Malagón
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/8s5m4
Resumo: Pergunte a várias pessoas o que significa ter saúde ou estar doente e, certamente, cada uma delas terá uma resposta diferente. Embora saúde e doença sejam conceitos com os quais lidamos no dia a dia, não é simples tentar defini-los. A elaboração conceitual, linguística, não consegue apreender toda a complexidade da experiência do adoecimento. O fato de sentir-se bem não assegura a inexistência de disfunções ou lesões. E há aqueles que, mesmo reconhecendo-se portadores de doenças crônicas, mantêm uma atitude de grande positividade. Por outro lado, pode-se experimentar um mal-estar que, por não enquadrar-se em uma categoria diagnóstica, não chega a ser visto pela medicina como doença. Saúde e doença, então, podem não ser definidas do mesmo modo na perspectiva da medicina e na daqueles que as experimentam? Refletir sobre questões como essa é o objetivo deste livro. Os autores não consideram satisfatórias definições de saúde e doença estritamente científicas, fundamentadas apenas no conhecimento médico e biológico, e em parâmetros quantitativos. Ao longo do livro, a saúde é apresentada como uma capacidade para lidar com a existência, salientando-se que uma vida saudável não pode excluir tensões. Logo, a saúde é uma potência para que se criem estratégias de adaptação ao meio e, nesse sentido, aprender com a experiência da doença é também um sinal de saúde. Pensar os sentidos da saúde, portanto, exige uma reflexão sobre ética e uma articulação com dimensões políticas, artísticas e filosóficas. As transformações dos conceitos de saúde e de doença ao longo do tempo também são analisadas na obra.
id SCI_6ec3499561a9bea3211b3bee6d8e2383
oai_identifier_str 8s5m4
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Os sentidos da saúde e da doençaPergunte a várias pessoas o que significa ter saúde ou estar doente e, certamente, cada uma delas terá uma resposta diferente. Embora saúde e doença sejam conceitos com os quais lidamos no dia a dia, não é simples tentar defini-los. A elaboração conceitual, linguística, não consegue apreender toda a complexidade da experiência do adoecimento. O fato de sentir-se bem não assegura a inexistência de disfunções ou lesões. E há aqueles que, mesmo reconhecendo-se portadores de doenças crônicas, mantêm uma atitude de grande positividade. Por outro lado, pode-se experimentar um mal-estar que, por não enquadrar-se em uma categoria diagnóstica, não chega a ser visto pela medicina como doença. Saúde e doença, então, podem não ser definidas do mesmo modo na perspectiva da medicina e na daqueles que as experimentam? Refletir sobre questões como essa é o objetivo deste livro. Os autores não consideram satisfatórias definições de saúde e doença estritamente científicas, fundamentadas apenas no conhecimento médico e biológico, e em parâmetros quantitativos. Ao longo do livro, a saúde é apresentada como uma capacidade para lidar com a existência, salientando-se que uma vida saudável não pode excluir tensões. Logo, a saúde é uma potência para que se criem estratégias de adaptação ao meio e, nesse sentido, aprender com a experiência da doença é também um sinal de saúde. Pensar os sentidos da saúde, portanto, exige uma reflexão sobre ética e uma articulação com dimensões políticas, artísticas e filosóficas. As transformações dos conceitos de saúde e de doença ao longo do tempo também são analisadas na obra.Editora FIOCRUZ2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/8s5m4Czeresnia, DinaMaciel, Elvira Maria Godinho de SeixasOviedo, Rafael Antonio Malagónporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-31T00:00:00Z8s5m4Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2017-08-31T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos da saúde e da doença
title Os sentidos da saúde e da doença
spellingShingle Os sentidos da saúde e da doença
Czeresnia, Dina
title_short Os sentidos da saúde e da doença
title_full Os sentidos da saúde e da doença
title_fullStr Os sentidos da saúde e da doença
title_full_unstemmed Os sentidos da saúde e da doença
title_sort Os sentidos da saúde e da doença
author Czeresnia, Dina
author_facet Czeresnia, Dina
Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas
Oviedo, Rafael Antonio Malagón
author_role author
author2 Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas
Oviedo, Rafael Antonio Malagón
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Czeresnia, Dina
Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas
Oviedo, Rafael Antonio Malagón
description Pergunte a várias pessoas o que significa ter saúde ou estar doente e, certamente, cada uma delas terá uma resposta diferente. Embora saúde e doença sejam conceitos com os quais lidamos no dia a dia, não é simples tentar defini-los. A elaboração conceitual, linguística, não consegue apreender toda a complexidade da experiência do adoecimento. O fato de sentir-se bem não assegura a inexistência de disfunções ou lesões. E há aqueles que, mesmo reconhecendo-se portadores de doenças crônicas, mantêm uma atitude de grande positividade. Por outro lado, pode-se experimentar um mal-estar que, por não enquadrar-se em uma categoria diagnóstica, não chega a ser visto pela medicina como doença. Saúde e doença, então, podem não ser definidas do mesmo modo na perspectiva da medicina e na daqueles que as experimentam? Refletir sobre questões como essa é o objetivo deste livro. Os autores não consideram satisfatórias definições de saúde e doença estritamente científicas, fundamentadas apenas no conhecimento médico e biológico, e em parâmetros quantitativos. Ao longo do livro, a saúde é apresentada como uma capacidade para lidar com a existência, salientando-se que uma vida saudável não pode excluir tensões. Logo, a saúde é uma potência para que se criem estratégias de adaptação ao meio e, nesse sentido, aprender com a experiência da doença é também um sinal de saúde. Pensar os sentidos da saúde, portanto, exige uma reflexão sobre ética e uma articulação com dimensões políticas, artísticas e filosóficas. As transformações dos conceitos de saúde e de doença ao longo do tempo também são analisadas na obra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/8s5m4
url http://books.scielo.org/id/8s5m4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226852840046592