A rede social no enfrentamento da violência nas escolas de ensino médio
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/78 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as redes sociais em torno de escolas de ensino médio para o enfrentamento dos casos de violência nesses espaços. Estudo com abordagem qualitativa, realizado na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil, em seis escolas urbanas públicas de ensino médio, com nove supervisores pedagógicos. Dados coletados por meio do Mapa Mínimo da Rede Social Institucional associado à entrevista semiestruturada. Os setores de apoio apontados nos mapas foram: Conselho Tutelar, Promotoria Pública, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal, e universidades. A existência de vínculos reduzidos e a fragilidade significativa entre eles ressalta a necessidade de fortalecimento das redes sociais ao redor das instituições escolares.Palavras-chave: Rede Social; Violência Escolar; Adolescente; Saúde. The social network in the fight against the violence in high schoolsAbstract: This study aimed to identify and analyze the social networks around high schools to face the cases of violence in these spaces. Qualitative approach, in the city of Alfenas, Minas Gerais, Brazil, in six urban public high schools, with nine educational supervisors. Data collected by means of Minimal Map of Corporate Social Network associated with semi-structured interviews. Guardianship Council, Prosecutor, Municipal Guard, City Hall and universities were the supporting sectors shown in the Maps. The reduced bonds and the significant weakness of existing ones highlights the need for strengthening social networks around high schools.Keywords: Social Network; School Violence; Adolescent; Health. |
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A rede social no enfrentamento da violência nas escolas de ensino médioResumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as redes sociais em torno de escolas de ensino médio para o enfrentamento dos casos de violência nesses espaços. Estudo com abordagem qualitativa, realizado na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil, em seis escolas urbanas públicas de ensino médio, com nove supervisores pedagógicos. Dados coletados por meio do Mapa Mínimo da Rede Social Institucional associado à entrevista semiestruturada. Os setores de apoio apontados nos mapas foram: Conselho Tutelar, Promotoria Pública, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal, e universidades. A existência de vínculos reduzidos e a fragilidade significativa entre eles ressalta a necessidade de fortalecimento das redes sociais ao redor das instituições escolares.Palavras-chave: Rede Social; Violência Escolar; Adolescente; Saúde. The social network in the fight against the violence in high schoolsAbstract: This study aimed to identify and analyze the social networks around high schools to face the cases of violence in these spaces. Qualitative approach, in the city of Alfenas, Minas Gerais, Brazil, in six urban public high schools, with nine educational supervisors. Data collected by means of Minimal Map of Corporate Social Network associated with semi-structured interviews. Guardianship Council, Prosecutor, Municipal Guard, City Hall and universities were the supporting sectors shown in the Maps. The reduced bonds and the significant weakness of existing ones highlights the need for strengthening social networks around high schools.Keywords: Social Network; School Violence; Adolescent; Health. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/78Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 7 (2017): Práticas e saberes de saúde e educação: contribuições da pesquisa qualitativa; 66-81Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 7 (2017): Práticas e saberes de saúde e educação: contribuições da pesquisa qualitativa; 66-812525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/78/64Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Michelly RodriguesFerriani, Maria das Graças CarvalhoBeserra, Maria AparecidaCarlos, Diene MoniqueOliveira, Andressa JaneriniRodarte, Bárbara Cristina2022-01-29T23:29:07Zoai:editora.sepq.org.br:article/78Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:29:07Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
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