Popular environmental education: contributions in social practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular. |
id |
SPQMH_58b8ae1c8b3f724d4e5287bbe2839e6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Popular environmental education: contributions in social practicesLa educación ambiental popular: contribuciones en prácticas socialesA educação ambiental popular: contribuições em práticas sociaisSocial PracticeCritical Environmental EducationPopular EducationPrática SocialEducação Ambiental CríticaEducação PopularPráctica SocialEducación Ambiental CríticaEducación PopularResumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular.Popular environmental education: contributions in social practicesAbstractThe objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education.La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas socialesResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-7010.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 60-70Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-702594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/htmlCopyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tiago Zanquêta de2022-02-26T03:37:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:25Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Popular environmental education: contributions in social practices La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales A educação ambiental popular: contribuições em práticas sociais |
title |
Popular environmental education: contributions in social practices |
spellingShingle |
Popular environmental education: contributions in social practices Souza, Tiago Zanquêta de Social Practice Critical Environmental Education Popular Education Prática Social Educação Ambiental Crítica Educação Popular Práctica Social Educación Ambiental Crítica Educación Popular |
title_short |
Popular environmental education: contributions in social practices |
title_full |
Popular environmental education: contributions in social practices |
title_fullStr |
Popular environmental education: contributions in social practices |
title_full_unstemmed |
Popular environmental education: contributions in social practices |
title_sort |
Popular environmental education: contributions in social practices |
author |
Souza, Tiago Zanquêta de |
author_facet |
Souza, Tiago Zanquêta de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tiago Zanquêta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social Practice Critical Environmental Education Popular Education Prática Social Educação Ambiental Crítica Educação Popular Práctica Social Educación Ambiental Crítica Educación Popular |
topic |
Social Practice Critical Environmental Education Popular Education Prática Social Educação Ambiental Crítica Educação Popular Práctica Social Educación Ambiental Crítica Educación Popular |
description |
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 60-70 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70 2594-6463 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872752898048 |