Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troncoso, Leandro Dri Manfiolete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115
Resumo: Resumo O objetivo do artigo foi compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades. Entrevistamos uma pessoa que foi, durante dez anos (2003-2013), coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia. Seguiu-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para a análise descritiva do conteúdo da entrevista na perspectiva teórica da governamentalidade (Michel Foucault). Consideramos que, a participação social, a gestão da política pública e a organização institucional são aspectos fundamentais para o sucesso das atividades do Programa Ciclovía que, ao congregar todos os finais de semana parcela significativa da população desta metrópole, está orientado para executar ações normativas direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas através do uso de bicicleta em ciclovias recreativas.Palavras-chave: Ciclismo. Política Pública. Planejamento de Cidades. Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Abstract The objective this article was to understanding social phenomenon urban cycling as a public policy strategy for city planning. We interviewed a general coordinator for ten years (2003-2013) of Programa Ciclovía, Instituto Distrital de Recreación Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. The phenomenological-hermeneutic approach followed descriptive analysis of content interview in relation to the theoretical perspective of governmentality (Michel Foucault). We consider that social participation, public policy management and institutional organization are fundamental aspects for the success of Programa Ciclovía, activities that congregates every weekend a significant part of the population of this metropolis that is oriented to execute normative actions directed to health promotion and prevention of chronic-degenerative diseases through learning use of cycling recreational cycle paths.Keywords: Cycling. Public Policy. City Planning. Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Resumen El objetivo del artículo fue la comprensión del fenómeno social del ciclismo urbano como una estrategia de política pública para la planificación de ciudades. Entrevistamos a un coordinador general durante diez años (2003-2013) del Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. Se siguió el enfoque fenomenológico-hermenéutico para el análisis descriptivo del contenido de la entrevista con la perspectiva teórica gubernamentalidad (Michel Foucault). Consideramos que, la participación social, la gestión de la política pública y la organización institucional son aspectos fundamentales para el éxito de las actividades del Programa Ciclovía que, congrega todos los fines de semana parte significativa de la población de esta metrópolis, está orientado a ejecutar acciones normativas dirigidas para promoción de la salud y prevención de enfermedades crónico-degenerativas a través del uso de la bicicleta en ciclovías recreativas.Palabras clave: Ciclismo. Política Pública. Planificación de Ciudades.
id SPQMH_5d1313057cd9831c7d6bc71d0773db96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, ColômbiaCiclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, ColombiaPrograma Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, ColombiaCyclingPublic PolicyCity PlanningCiclismoPolítica PúblicaPlanejamento de CidadesCiclismoPolítica PúblicaPlanificación de CiudadesResumo O objetivo do artigo foi compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades. Entrevistamos uma pessoa que foi, durante dez anos (2003-2013), coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia. Seguiu-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para a análise descritiva do conteúdo da entrevista na perspectiva teórica da governamentalidade (Michel Foucault). Consideramos que, a participação social, a gestão da política pública e a organização institucional são aspectos fundamentais para o sucesso das atividades do Programa Ciclovía que, ao congregar todos os finais de semana parcela significativa da população desta metrópole, está orientado para executar ações normativas direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas através do uso de bicicleta em ciclovias recreativas.Palavras-chave: Ciclismo. Política Pública. Planejamento de Cidades. Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Abstract The objective this article was to understanding social phenomenon urban cycling as a public policy strategy for city planning. We interviewed a general coordinator for ten years (2003-2013) of Programa Ciclovía, Instituto Distrital de Recreación Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. The phenomenological-hermeneutic approach followed descriptive analysis of content interview in relation to the theoretical perspective of governmentality (Michel Foucault). We consider that social participation, public policy management and institutional organization are fundamental aspects for the success of Programa Ciclovía, activities that congregates every weekend a significant part of the population of this metropolis that is oriented to execute normative actions directed to health promotion and prevention of chronic-degenerative diseases through learning use of cycling recreational cycle paths.Keywords: Cycling. Public Policy. City Planning. Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Resumen El objetivo del artículo fue la comprensión del fenómeno social del ciclismo urbano como una estrategia de política pública para la planificación de ciudades. Entrevistamos a un coordinador general durante diez años (2003-2013) del Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. Se siguió el enfoque fenomenológico-hermenéutico para el análisis descriptivo del contenido de la entrevista con la perspectiva teórica gubernamentalidad (Michel Foucault). Consideramos que, la participación social, la gestión de la política pública y la organización institucional son aspectos fundamentales para el éxito de las actividades del Programa Ciclovía que, congrega todos los fines de semana parte significativa de la población de esta metrópolis, está orientado a ejecutar acciones normativas dirigidas para promoción de la salud y prevención de enfermedades crónico-degenerativas a través del uso de la bicicleta en ciclovías recreativas.Palabras clave: Ciclismo. Política Pública. Planificación de Ciudades.Resumo O objetivo do artigo foi compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades. Entrevistamos uma pessoa que foi, durante dez anos (2003-2013), coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia. Seguiu-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para a análise descritiva do conteúdo da entrevista na perspectiva teórica da governamentalidade (Michel Foucault). Consideramos que, a participação social, a gestão da política pública e a organização institucional são aspectos fundamentais para o sucesso das atividades do Programa Ciclovía que, ao congregar todos os finais de semana parcela significativa da população desta metrópole, está orientado para executar ações normativas direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas através do uso de bicicleta em ciclovias recreativas.Palavras-chave: Ciclismo. Política Pública. Planejamento de Cidades. Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Abstract The objective this article was to understanding social phenomenon urban cycling as a public policy strategy for city planning. We interviewed a general coordinator for ten years (2003-2013) of Programa Ciclovía, Instituto Distrital de Recreación Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. The phenomenological-hermeneutic approach followed descriptive analysis of content interview in relation to the theoretical perspective of governmentality (Michel Foucault). We consider that social participation, public policy management and institutional organization are fundamental aspects for the success of Programa Ciclovía, activities that congregates every weekend a significant part of the population of this metropolis that is oriented to execute normative actions directed to health promotion and prevention of chronic-degenerative diseases through learning use of cycling recreational cycle paths.Keywords: Cycling. Public Policy. City Planning. Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Resumen El objetivo del artículo fue la comprensión del fenómeno social del ciclismo urbano como una estrategia de política pública para la planificación de ciudades. Entrevistamos a un coordinador general durante diez años (2003-2013) del Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. Se siguió el enfoque fenomenológico-hermenéutico para el análisis descriptivo del contenido de la entrevista con la perspectiva teórica gubernamentalidad (Michel Foucault). Consideramos que, la participación social, la gestión de la política pública y la organización institucional son aspectos fundamentales para el éxito de las actividades del Programa Ciclovía que, congrega todos los fines de semana parte significativa de la población de esta metrópolis, está orientado a ejecutar acciones normativas dirigidas para promoción de la salud y prevención de enfermedades crónico-degenerativas a través del uso de la bicicleta en ciclovías recreativas.Palabras clave: Ciclismo. Política Pública. Planificación de Ciudades.Resumo O objetivo do artigo foi compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades. Entrevistamos uma pessoa que foi, durante dez anos (2003-2013), coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia. Seguiu-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para a análise descritiva do conteúdo da entrevista na perspectiva teórica da governamentalidade (Michel Foucault). Consideramos que, a participação social, a gestão da política pública e a organização institucional são aspectos fundamentais para o sucesso das atividades do Programa Ciclovía que, ao congregar todos os finais de semana parcela significativa da população desta metrópole, está orientado para executar ações normativas direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas através do uso de bicicleta em ciclovias recreativas.Palavras-chave: Ciclismo. Política Pública. Planejamento de Cidades. Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Abstract The objective this article was to understanding social phenomenon urban cycling as a public policy strategy for city planning. We interviewed a general coordinator for ten years (2003-2013) of Programa Ciclovía, Instituto Distrital de Recreación Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. The phenomenological-hermeneutic approach followed descriptive analysis of content interview in relation to the theoretical perspective of governmentality (Michel Foucault). We consider that social participation, public policy management and institutional organization are fundamental aspects for the success of Programa Ciclovía, activities that congregates every weekend a significant part of the population of this metropolis that is oriented to execute normative actions directed to health promotion and prevention of chronic-degenerative diseases through learning use of cycling recreational cycle paths.Keywords: Cycling. Public Policy. City Planning. Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Resumen El objetivo del artículo fue la comprensión del fenómeno social del ciclismo urbano como una estrategia de política pública para la planificación de ciudades. Entrevistamos a un coordinador general durante diez años (2003-2013) del Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. Se siguió el enfoque fenomenológico-hermenéutico para el análisis descriptivo del contenido de la entrevista con la perspectiva teórica gubernamentalidad (Michel Foucault). Consideramos que, la participación social, la gestión de la política pública y la organización institucional son aspectos fundamentales para el éxito de las actividades del Programa Ciclovía que, congrega todos los fines de semana parte significativa de la población de esta metrópolis, está orientado a ejecutar acciones normativas dirigidas para promoción de la salud y prevención de enfermedades crónico-degenerativas a través del uso de la bicicleta en ciclovías recreativas.Palabras clave: Ciclismo. Política Pública. Planificación de Ciudades.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-11510.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 104-115Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 104-115Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 104-1152594-646310.29181/2594-6463-2019-v3-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115/htmlCopyright (c) 2019 Leandro Dri Manfiolete Troncosohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTroncoso, Leandro Dri Manfiolete2022-02-26T03:35:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:35:20Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia
Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia
title Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
spellingShingle Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
Troncoso, Leandro Dri Manfiolete
Cycling
Public Policy
City Planning
Ciclismo
Política Pública
Planejamento de Cidades
Ciclismo
Política Pública
Planificación de Ciudades
title_short Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
title_full Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
title_fullStr Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
title_full_unstemmed Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
title_sort Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia
author Troncoso, Leandro Dri Manfiolete
author_facet Troncoso, Leandro Dri Manfiolete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troncoso, Leandro Dri Manfiolete
dc.subject.por.fl_str_mv Cycling
Public Policy
City Planning
Ciclismo
Política Pública
Planejamento de Cidades
Ciclismo
Política Pública
Planificación de Ciudades
topic Cycling
Public Policy
City Planning
Ciclismo
Política Pública
Planejamento de Cidades
Ciclismo
Política Pública
Planificación de Ciudades
description Resumo O objetivo do artigo foi compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades. Entrevistamos uma pessoa que foi, durante dez anos (2003-2013), coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia. Seguiu-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para a análise descritiva do conteúdo da entrevista na perspectiva teórica da governamentalidade (Michel Foucault). Consideramos que, a participação social, a gestão da política pública e a organização institucional são aspectos fundamentais para o sucesso das atividades do Programa Ciclovía que, ao congregar todos os finais de semana parcela significativa da população desta metrópole, está orientado para executar ações normativas direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas através do uso de bicicleta em ciclovias recreativas.Palavras-chave: Ciclismo. Política Pública. Planejamento de Cidades. Ciclovía Program of the Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Abstract The objective this article was to understanding social phenomenon urban cycling as a public policy strategy for city planning. We interviewed a general coordinator for ten years (2003-2013) of Programa Ciclovía, Instituto Distrital de Recreación Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. The phenomenological-hermeneutic approach followed descriptive analysis of content interview in relation to the theoretical perspective of governmentality (Michel Foucault). We consider that social participation, public policy management and institutional organization are fundamental aspects for the success of Programa Ciclovía, activities that congregates every weekend a significant part of the population of this metropolis that is oriented to execute normative actions directed to health promotion and prevention of chronic-degenerative diseases through learning use of cycling recreational cycle paths.Keywords: Cycling. Public Policy. City Planning. Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia Resumen El objetivo del artículo fue la comprensión del fenómeno social del ciclismo urbano como una estrategia de política pública para la planificación de ciudades. Entrevistamos a un coordinador general durante diez años (2003-2013) del Programa Ciclovía del Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colombia. Se siguió el enfoque fenomenológico-hermenéutico para el análisis descriptivo del contenido de la entrevista con la perspectiva teórica gubernamentalidad (Michel Foucault). Consideramos que, la participación social, la gestión de la política pública y la organización institucional son aspectos fundamentales para el éxito de las actividades del Programa Ciclovía que, congrega todos los fines de semana parte significativa de la población de esta metrópolis, está orientado a ejecutar acciones normativas dirigidas para promoción de la salud y prevención de enfermedades crónico-degenerativas a través del uso de la bicicleta en ciclovías recreativas.Palabras clave: Ciclismo. Política Pública. Planificación de Ciudades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p104-115/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Leandro Dri Manfiolete Troncoso
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Leandro Dri Manfiolete Troncoso
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 104-115
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 104-115
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 104-115
2594-6463
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872866144256