Reflexões sobre dança na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Flávio Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Yara Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320
Resumo: Resumo Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.Palavras-chave: Ensino. Dança. Mestrado Profissional. Educação Física Escolar. Reflections about dance in scholar physical education Abstract This essay debates some mistakes involving dance in the Scholar Physical Education. For this, it starts from a didactic experience involving the teaching of dances in the Professional Master´s context (ProEF). In this context of departure, questions are raised about the education dimension attributed to dance at school, which requires the search for broader understandings about dance – installed here from the Creative Dance focus and Labanian studies – as well as the affirmation of a bet – supported here in the dance of Hip-hop culture – that, as such, makes possible in a reflective, critical and situated way, to the mobilization of greater relations of meaning in the meeting between students, dance and Scholar Physical Education.Keywords: Teaching. Dance. Professional Master. Scholar Physical Education. Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar Resumen Este ensayo debate sobre algunos desaciertos relacionados com la danza en la Educación Física Escolar. Para tanto, se parte de uma experiencia didáctica que implica la enseñanza de danzas en el contexto del Máster Profesional (ProEF). En este contexto de partida, se plantean interrogantes sobre la dimensión educativa atribuída a la danza en la escuela, que requiere la búsqueda: de entendimientos más amplios sobre la danza – instalados aqui desde el enfoque de la Danza Creativa y los estudios Labanianos – así como la afirmación de uma apuesta – apoyada aqui en la danza de la cultura Hip-hop – que, como tal, aprovecha siempre de manera reflexiva, crítica y situada, la movilización de mayores relaciones de sentido en el encuentro entre los estudiantes, la danza y la Educación Física Escolar.Palabras clave: Enseñanza. Danza. Máster Profesional. Educación Física Escolar.
id SPQMH_5df8b85cfd223d1d0869177377a30b50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/124
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Reflexões sobre dança na educação física escolarReflections about dance in scholar physical educationReflexiones sobre la danza en la educación física escolarEnseñanza DanzaMáster ProfesionalEducación Física EscolarEnsinoDançaMestrado ProfissionalEducação Física EscolarTeachingDanceProfessional MasterScholar Physical EducationResumo Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.Palavras-chave: Ensino. Dança. Mestrado Profissional. Educação Física Escolar. Reflections about dance in scholar physical education Abstract This essay debates some mistakes involving dance in the Scholar Physical Education. For this, it starts from a didactic experience involving the teaching of dances in the Professional Master´s context (ProEF). In this context of departure, questions are raised about the education dimension attributed to dance at school, which requires the search for broader understandings about dance – installed here from the Creative Dance focus and Labanian studies – as well as the affirmation of a bet – supported here in the dance of Hip-hop culture – that, as such, makes possible in a reflective, critical and situated way, to the mobilization of greater relations of meaning in the meeting between students, dance and Scholar Physical Education.Keywords: Teaching. Dance. Professional Master. Scholar Physical Education. Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar Resumen Este ensayo debate sobre algunos desaciertos relacionados com la danza en la Educación Física Escolar. Para tanto, se parte de uma experiencia didáctica que implica la enseñanza de danzas en el contexto del Máster Profesional (ProEF). En este contexto de partida, se plantean interrogantes sobre la dimensión educativa atribuída a la danza en la escuela, que requiere la búsqueda: de entendimientos más amplios sobre la danza – instalados aqui desde el enfoque de la Danza Creativa y los estudios Labanianos – así como la afirmación de uma apuesta – apoyada aqui en la danza de la cultura Hip-hop – que, como tal, aprovecha siempre de manera reflexiva, crítica y situada, la movilización de mayores relaciones de sentido en el encuentro entre los estudiantes, la danza y la Educación Física Escolar.Palabras clave: Enseñanza. Danza. Máster Profesional. Educación Física Escolar.Resumo Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.Palavras-chave: Ensino. Dança. Mestrado Profissional. Educação Física Escolar. Reflections about dance in scholar physical education Abstract This essay debates some mistakes involving dance in the Scholar Physical Education. For this, it starts from a didactic experience involving the teaching of dances in the Professional Master´s context (ProEF). In this context of departure, questions are raised about the education dimension attributed to dance at school, which requires the search for broader understandings about dance – installed here from the Creative Dance focus and Labanian studies – as well as the affirmation of a bet – supported here in the dance of Hip-hop culture – that, as such, makes possible in a reflective, critical and situated way, to the mobilization of greater relations of meaning in the meeting between students, dance and Scholar Physical Education.Keywords: Teaching. Dance. Professional Master. Scholar Physical Education. Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar Resumen Este ensayo debate sobre algunos desaciertos relacionados com la danza en la Educación Física Escolar. Para tanto, se parte de uma experiencia didáctica que implica la enseñanza de danzas en el contexto del Máster Profesional (ProEF). En este contexto de partida, se plantean interrogantes sobre la dimensión educativa atribuída a la danza en la escuela, que requiere la búsqueda: de entendimientos más amplios sobre la danza – instalados aqui desde el enfoque de la Danza Creativa y los estudios Labanianos – así como la afirmación de uma apuesta – apoyada aqui en la danza de la cultura Hip-hop – que, como tal, aprovecha siempre de manera reflexiva, crítica y situada, la movilización de mayores relaciones de sentido en el encuentro entre los estudiantes, la danza y la Educación Física Escolar.Palabras clave: Enseñanza. Danza. Máster Profesional. Educación Física Escolar.Resumo Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.Palavras-chave: Ensino. Dança. Mestrado Profissional. Educação Física Escolar. Reflections about dance in scholar physical education Abstract This essay debates some mistakes involving dance in the Scholar Physical Education. For this, it starts from a didactic experience involving the teaching of dances in the Professional Master´s context (ProEF). In this context of departure, questions are raised about the education dimension attributed to dance at school, which requires the search for broader understandings about dance – installed here from the Creative Dance focus and Labanian studies – as well as the affirmation of a bet – supported here in the dance of Hip-hop culture – that, as such, makes possible in a reflective, critical and situated way, to the mobilization of greater relations of meaning in the meeting between students, dance and Scholar Physical Education.Keywords: Teaching. Dance. Professional Master. Scholar Physical Education. Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar Resumen Este ensayo debate sobre algunos desaciertos relacionados com la danza en la Educación Física Escolar. Para tanto, se parte de uma experiencia didáctica que implica la enseñanza de danzas en el contexto del Máster Profesional (ProEF). En este contexto de partida, se plantean interrogantes sobre la dimensión educativa atribuída a la danza en la escuela, que requiere la búsqueda: de entendimientos más amplios sobre la danza – instalados aqui desde el enfoque de la Danza Creativa y los estudios Labanianos – así como la afirmación de uma apuesta – apoyada aqui en la danza de la cultura Hip-hop – que, como tal, aprovecha siempre de manera reflexiva, crítica y situada, la movilización de mayores relaciones de sentido en el encuentro entre los estudiantes, la danza y la Educación Física Escolar.Palabras clave: Enseñanza. Danza. Máster Profesional. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-32010.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 311-320Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 311-320Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 311-3202594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320/htmlCopyright (c) 2020 Flávio Soares Alves, Yara Aparecida Coutohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Flávio SoaresCouto, Yara Aparecida2022-02-26T02:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/124Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T02:08:36Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre dança na educação física escolar
Reflections about dance in scholar physical education
Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar
title Reflexões sobre dança na educação física escolar
spellingShingle Reflexões sobre dança na educação física escolar
Alves, Flávio Soares
Enseñanza
Danza
Máster Profesional
Educación Física Escolar
Ensino
Dança
Mestrado Profissional
Educação Física Escolar
Teaching
Dance
Professional Master
Scholar Physical Education
title_short Reflexões sobre dança na educação física escolar
title_full Reflexões sobre dança na educação física escolar
title_fullStr Reflexões sobre dança na educação física escolar
title_full_unstemmed Reflexões sobre dança na educação física escolar
title_sort Reflexões sobre dança na educação física escolar
author Alves, Flávio Soares
author_facet Alves, Flávio Soares
Couto, Yara Aparecida
author_role author
author2 Couto, Yara Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Flávio Soares
Couto, Yara Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Danza
Máster Profesional
Educación Física Escolar
Ensino
Dança
Mestrado Profissional
Educação Física Escolar
Teaching
Dance
Professional Master
Scholar Physical Education
topic Enseñanza
Danza
Máster Profesional
Educación Física Escolar
Ensino
Dança
Mestrado Profissional
Educação Física Escolar
Teaching
Dance
Professional Master
Scholar Physical Education
description Resumo Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.Palavras-chave: Ensino. Dança. Mestrado Profissional. Educação Física Escolar. Reflections about dance in scholar physical education Abstract This essay debates some mistakes involving dance in the Scholar Physical Education. For this, it starts from a didactic experience involving the teaching of dances in the Professional Master´s context (ProEF). In this context of departure, questions are raised about the education dimension attributed to dance at school, which requires the search for broader understandings about dance – installed here from the Creative Dance focus and Labanian studies – as well as the affirmation of a bet – supported here in the dance of Hip-hop culture – that, as such, makes possible in a reflective, critical and situated way, to the mobilization of greater relations of meaning in the meeting between students, dance and Scholar Physical Education.Keywords: Teaching. Dance. Professional Master. Scholar Physical Education. Reflexiones sobre la danza en la educación física escolar Resumen Este ensayo debate sobre algunos desaciertos relacionados com la danza en la Educación Física Escolar. Para tanto, se parte de uma experiencia didáctica que implica la enseñanza de danzas en el contexto del Máster Profesional (ProEF). En este contexto de partida, se plantean interrogantes sobre la dimensión educativa atribuída a la danza en la escuela, que requiere la búsqueda: de entendimientos más amplios sobre la danza – instalados aqui desde el enfoque de la Danza Creativa y los estudios Labanianos – así como la afirmación de uma apuesta – apoyada aqui en la danza de la cultura Hip-hop – que, como tal, aprovecha siempre de manera reflexiva, crítica y situada, la movilización de mayores relaciones de sentido en el encuentro entre los estudiantes, la danza y la Educación Física Escolar.Palabras clave: Enseñanza. Danza. Máster Profesional. Educación Física Escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Flávio Soares Alves, Yara Aparecida Couto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Flávio Soares Alves, Yara Aparecida Couto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 311-320
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 311-320
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 311-320
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873089490944