Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16 |
Resumo: | Resumo Neste artigo, buscamos evidenciar os fundamentos históricos e sociológicos das pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele. Por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, problematizamos as tensões existentes entre desigualdade social estruturante, escolarização e processos educativos não escolares, dando especial destaque às realidades brasileira e latino-americana. Argumentamos a favor da relevância acadêmica e social das pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos para o debate científico realizado na área da Educação, em sua contribuição específica para os estudos acadêmicos que propõem uma compreensão histórico-sociológica da educação brasileira.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Educação Brasileira. Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Abstract In this paper, we highlight the historical and sociological foundations of research that investigate educational processes arising from different social practices, which occurred in or outside the school context. Through bibliographic and qualitative research, we problematize the existing tensions between structuring social inequality, schooling and non-school educational processes, with special emphasis on the Brazilian and Latin American realities. We argue in favor of the academic and social relevance of research in Social Practices and Educational Processes for the scientific debate held in the area of Education, in its specific contribution to academic studies that propose a historical-sociological understanding of Brazilian education.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Brazilian Education. Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos Resumen En este artículo buscamos resaltar los fundamentos históricos y sociológicos de las investigaciones que tienen como objetivo estudiar los procesos educativos que surgen de diferentes prácticas sociales, ocurriendo dentro o fuera del contexto escolar. A través de la investigación bibliográfica y cualitativa, problematizamos las tensiones existentes entre la estructura de desigualdad social, la escolarización y los procesos educativos no escolares, con especial énfasis en las realidades brasileñas y latinoamericanas. Argumentamos a favor de la relevancia académica y social de la investigación en Prácticas Sociales y Procesos Educativos para el debate científico realizado en el área de Educación, en su contribución específica a estudios académicos que proponen una comprensión histórico-sociológica de la educación brasileña.Palabras clave: Procesos Educativos. Practicas Sociales. Educación Brasileña. |
id |
SPQMH_d62e3b37bad7c4659fc2f49d8cf4142e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/143 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativosHistorical-sociological foundations of research in social practices and educational processesFundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativosEducational ProcessesSocial Practices Brazilian EducationProcessos Educativos Práticas SociaisEducação BrasileiraProcesos EducativosPracticas SocialesEducación BrasileñaResumo Neste artigo, buscamos evidenciar os fundamentos históricos e sociológicos das pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele. Por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, problematizamos as tensões existentes entre desigualdade social estruturante, escolarização e processos educativos não escolares, dando especial destaque às realidades brasileira e latino-americana. Argumentamos a favor da relevância acadêmica e social das pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos para o debate científico realizado na área da Educação, em sua contribuição específica para os estudos acadêmicos que propõem uma compreensão histórico-sociológica da educação brasileira.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Educação Brasileira. Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Abstract In this paper, we highlight the historical and sociological foundations of research that investigate educational processes arising from different social practices, which occurred in or outside the school context. Through bibliographic and qualitative research, we problematize the existing tensions between structuring social inequality, schooling and non-school educational processes, with special emphasis on the Brazilian and Latin American realities. We argue in favor of the academic and social relevance of research in Social Practices and Educational Processes for the scientific debate held in the area of Education, in its specific contribution to academic studies that propose a historical-sociological understanding of Brazilian education.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Brazilian Education. Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos Resumen En este artículo buscamos resaltar los fundamentos históricos y sociológicos de las investigaciones que tienen como objetivo estudiar los procesos educativos que surgen de diferentes prácticas sociales, ocurriendo dentro o fuera del contexto escolar. A través de la investigación bibliográfica y cualitativa, problematizamos las tensiones existentes entre la estructura de desigualdad social, la escolarización y los procesos educativos no escolares, con especial énfasis en las realidades brasileñas y latinoamericanas. Argumentamos a favor de la relevancia académica y social de la investigación en Prácticas Sociales y Procesos Educativos para el debate científico realizado en el área de Educación, en su contribución específica a estudios académicos que proponen una comprensión histórico-sociológica de la educación brasileña.Palabras clave: Procesos Educativos. Practicas Sociales. Educación Brasileña.Resumo Neste artigo, buscamos evidenciar os fundamentos históricos e sociológicos das pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele. Por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, problematizamos as tensões existentes entre desigualdade social estruturante, escolarização e processos educativos não escolares, dando especial destaque às realidades brasileira e latino-americana. Argumentamos a favor da relevância acadêmica e social das pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos para o debate científico realizado na área da Educação, em sua contribuição específica para os estudos acadêmicos que propõem uma compreensão histórico-sociológica da educação brasileira.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Educação Brasileira. Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Abstract In this paper, we highlight the historical and sociological foundations of research that investigate educational processes arising from different social practices, which occurred in or outside the school context. Through bibliographic and qualitative research, we problematize the existing tensions between structuring social inequality, schooling and non-school educational processes, with special emphasis on the Brazilian and Latin American realities. We argue in favor of the academic and social relevance of research in Social Practices and Educational Processes for the scientific debate held in the area of Education, in its specific contribution to academic studies that propose a historical-sociological understanding of Brazilian education.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Brazilian Education. Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos Resumen En este artículo buscamos resaltar los fundamentos históricos y sociológicos de las investigaciones que tienen como objetivo estudiar los procesos educativos que surgen de diferentes prácticas sociales, ocurriendo dentro o fuera del contexto escolar. A través de la investigación bibliográfica y cualitativa, problematizamos las tensiones existentes entre la estructura de desigualdad social, la escolarización y los procesos educativos no escolares, con especial énfasis en las realidades brasileñas y latinoamericanas. Argumentamos a favor de la relevancia académica y social de la investigación en Prácticas Sociales y Procesos Educativos para el debate científico realizado en el área de Educación, en su contribución específica a estudios académicos que proponen una comprensión histórico-sociológica de la educación brasileña.Palabras clave: Procesos Educativos. Practicas Sociales. Educación Brasileña.Resumo Neste artigo, buscamos evidenciar os fundamentos históricos e sociológicos das pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele. Por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, problematizamos as tensões existentes entre desigualdade social estruturante, escolarização e processos educativos não escolares, dando especial destaque às realidades brasileira e latino-americana. Argumentamos a favor da relevância acadêmica e social das pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos para o debate científico realizado na área da Educação, em sua contribuição específica para os estudos acadêmicos que propõem uma compreensão histórico-sociológica da educação brasileira.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Educação Brasileira. Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Abstract In this paper, we highlight the historical and sociological foundations of research that investigate educational processes arising from different social practices, which occurred in or outside the school context. Through bibliographic and qualitative research, we problematize the existing tensions between structuring social inequality, schooling and non-school educational processes, with special emphasis on the Brazilian and Latin American realities. We argue in favor of the academic and social relevance of research in Social Practices and Educational Processes for the scientific debate held in the area of Education, in its specific contribution to academic studies that propose a historical-sociological understanding of Brazilian education.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Brazilian Education. Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos Resumen En este artículo buscamos resaltar los fundamentos históricos y sociológicos de las investigaciones que tienen como objetivo estudiar los procesos educativos que surgen de diferentes prácticas sociales, ocurriendo dentro o fuera del contexto escolar. A través de la investigación bibliográfica y cualitativa, problematizamos las tensiones existentes entre la estructura de desigualdad social, la escolarización y los procesos educativos no escolares, con especial énfasis en las realidades brasileñas y latinoamericanas. Argumentamos a favor de la relevancia académica y social de la investigación en Prácticas Sociales y Procesos Educativos para el debate científico realizado en el área de Educación, en su contribución específica a estudios académicos que proponen una comprensión histórico-sociológica de la educación brasileña.Palabras clave: Procesos Educativos. Practicas Sociales. Educación Brasileña.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-1610.29181/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 4-16Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 4-16Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 4-162594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16/271http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16/272Copyright (c) 2021 Diogo Marques Tafurihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques Tafuri, Diogo2022-02-26T01:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/143Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:47Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos |
title |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
spellingShingle |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos Marques Tafuri, Diogo Educational Processes Social Practices Brazilian Education Processos Educativos Práticas Sociais Educação Brasileira Procesos Educativos Practicas Sociales Educación Brasileña |
title_short |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_full |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_fullStr |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_full_unstemmed |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_sort |
Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
author |
Marques Tafuri, Diogo |
author_facet |
Marques Tafuri, Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Tafuri, Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational Processes Social Practices Brazilian Education Processos Educativos Práticas Sociais Educação Brasileira Procesos Educativos Practicas Sociales Educación Brasileña |
topic |
Educational Processes Social Practices Brazilian Education Processos Educativos Práticas Sociais Educação Brasileira Procesos Educativos Practicas Sociales Educación Brasileña |
description |
Resumo Neste artigo, buscamos evidenciar os fundamentos históricos e sociológicos das pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele. Por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, problematizamos as tensões existentes entre desigualdade social estruturante, escolarização e processos educativos não escolares, dando especial destaque às realidades brasileira e latino-americana. Argumentamos a favor da relevância acadêmica e social das pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos para o debate científico realizado na área da Educação, em sua contribuição específica para os estudos acadêmicos que propõem uma compreensão histórico-sociológica da educação brasileira.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Educação Brasileira. Historical-sociological foundations of research in social practices and educational processes Abstract In this paper, we highlight the historical and sociological foundations of research that investigate educational processes arising from different social practices, which occurred in or outside the school context. Through bibliographic and qualitative research, we problematize the existing tensions between structuring social inequality, schooling and non-school educational processes, with special emphasis on the Brazilian and Latin American realities. We argue in favor of the academic and social relevance of research in Social Practices and Educational Processes for the scientific debate held in the area of Education, in its specific contribution to academic studies that propose a historical-sociological understanding of Brazilian education.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Brazilian Education. Fundamentos histórico-sociológicos de la investigación en prácticas sociales y procesos educativos Resumen En este artículo buscamos resaltar los fundamentos históricos y sociológicos de las investigaciones que tienen como objetivo estudiar los procesos educativos que surgen de diferentes prácticas sociales, ocurriendo dentro o fuera del contexto escolar. A través de la investigación bibliográfica y cualitativa, problematizamos las tensiones existentes entre la estructura de desigualdad social, la escolarización y los procesos educativos no escolares, con especial énfasis en las realidades brasileñas y latinoamericanas. Argumentamos a favor de la relevancia académica y social de la investigación en Prácticas Sociales y Procesos Educativos para el debate científico realizado en el área de Educación, en su contribución específica a estudios académicos que proponen una comprensión histórico-sociológica de la educación brasileña.Palabras clave: Procesos Educativos. Practicas Sociales. Educación Brasileña. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16/271 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-p4-16/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diogo Marques Tafuri http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diogo Marques Tafuri http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 4-16 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 4-16 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 4-16 2594-6463 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873125142528 |