Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278 |
Resumo: | ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental. |
id |
SPQMH_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientaisPopular extension in environmental education and the training of environmental educatorsExtensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientalesProcesos EducativosExtensión PopularEducación AmbientalProcessos EducativosExtensão PopularEducação AmbientalEducational ProcessesPopular ExtensionEnvironmental EducationResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-27810.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 267-278Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-2782594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/312http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/313Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tiago Zanquêta de2022-02-26T01:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:54:51Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais Popular extension in environmental education and the training of environmental educators Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales |
title |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
spellingShingle |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais Souza, Tiago Zanquêta de Procesos Educativos Extensión Popular Educación Ambiental Processos Educativos Extensão Popular Educação Ambiental Educational Processes Popular Extension Environmental Education |
title_short |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
title_full |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
title_fullStr |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
title_full_unstemmed |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
title_sort |
Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais |
author |
Souza, Tiago Zanquêta de |
author_facet |
Souza, Tiago Zanquêta de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tiago Zanquêta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procesos Educativos Extensión Popular Educación Ambiental Processos Educativos Extensão Popular Educação Ambiental Educational Processes Popular Extension Environmental Education |
topic |
Procesos Educativos Extensión Popular Educación Ambiental Processos Educativos Extensão Popular Educação Ambiental Educational Processes Popular Extension Environmental Education |
description |
ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278 10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/312 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 267-278 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278 2594-6463 10.29181/2594-6463-2021-v5-n3 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873526747136 |