Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Zanquêta de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278
Resumo: ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.
id SPQMH_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientaisPopular extension in environmental education and the training of environmental educatorsExtensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientalesProcesos EducativosExtensión PopularEducación AmbientalProcessos EducativosExtensão PopularEducação AmbientalEducational ProcessesPopular ExtensionEnvironmental EducationResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-27810.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 267-278Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-2782594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/312http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/313Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tiago Zanquêta de2022-02-26T01:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:54:51Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
Popular extension in environmental education and the training of environmental educators
Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales
title Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
spellingShingle Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
Souza, Tiago Zanquêta de
Procesos Educativos
Extensión Popular
Educación Ambiental
Processos Educativos
Extensão Popular
Educação Ambiental
Educational Processes
Popular Extension
Environmental Education
title_short Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
title_full Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
title_fullStr Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
title_full_unstemmed Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
title_sort Extensão popular em educação ambiental e a formação de educadores/as ambientais
author Souza, Tiago Zanquêta de
author_facet Souza, Tiago Zanquêta de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Zanquêta de
dc.subject.por.fl_str_mv Procesos Educativos
Extensión Popular
Educación Ambiental
Processos Educativos
Extensão Popular
Educação Ambiental
Educational Processes
Popular Extension
Environmental Education
topic Procesos Educativos
Extensión Popular
Educación Ambiental
Processos Educativos
Extensão Popular
Educação Ambiental
Educational Processes
Popular Extension
Environmental Education
description ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir de nossas compreensões em torno da convivência em diálogo, na comunidade de trabalho, o quem somos e a construção colaborativa no fazer dessa prática social, com a finalidade de compreender melhor nossos traços identitários e os processos educativos que emergem desse contexto. Além disso, tem a finalidade de discutir como, considerando-se os processos educativos, pode-se pensar na extensão enquanto tripé de sustentação da universidade. Ao fazer extensão popular, nutrimos uma perspectiva teórica e epistemológica para a extensão universitária que seja capaz de sugerir caminhos possíveis para outras realizações entre a universidade e a sociedade, e entre a sociedade e a universidade, ou seja, em ambos os sentidos, na busca pelo enfrentamento da desumanização em curso.Palavras-chave: Processos Educativos. Extensão Popular. Educação Ambiental. Popular extension in environmental education and the training of environmental educators AbstractThis article aims to present, based on our understanding of living in dialogue, in the work community, who we are and the collaborative construction in making this social practice, with the specialization of better our identity traits and the educational processes that emerge from this context. In addition, it has to discuss how, through educational processes, one can think of extension as a tripod supporting the university. When doing popular extension, we nurture a theoretical and epistemological perspective for university extension that is capable of suggesting possible paths for other achievements between a university and a society, and between a society and a university, that is, in both senses, in the search for the confrontation of the dehumanization in progress.Keywords: Educational Processes. Popular Extension. Environmental Education. Extensión popular en educación ambiental y formación de educadores/as ambientales ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar, a partir de nuestra comprensión del vivir en diálogo, en la comunidad de trabajo, quiénes somos y la construcción colaborativa en la realización de esta práctica social, con el fin de comprender mejor nuestros rasgos identitarios y procesos educativos que emergen de este contexto. Además, tiene como objetivo discutir cómo, a través de procesos educativos, se puede pensar en la extensión como un trípode de apoyo para la universidad. Al hacer extensión popular, alimentamos una perspectiva teórica y epistemológica para la extensión universitaria que sea capaz de sugerir posibles caminos para otros logros entre la universidad y la sociedad, y entre la sociedad y la universidad, es decir, en ambos sentidos, en la búsqueda de confrontación de la deshumanización en curso.Palabras clave: Procesos Educativos. Extensión Popular. Educación Ambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278
10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/312
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p267-278/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Tiago Zanquêta de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 267-278
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 267-278
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873526747136